Companheiro nunupires:Sei pelas mensagens que tenho lido de ti que és um profundo conhecedor e entusiasta do mundo da mecânica e tudo o que "gira à sua volta".Neste tópico, falas de velas de ignição (vários tipos e marcas)…mas por acaso conheces as velas Brisk?Para a maioria dos membros esta marca é "quase desconhecida". São caras, é verdade, mas a diferença é enorme. Usava as ngk iridium, mas por aconselhamento dum mecânico amigo resolvi trocar para experimentar. A resposta, o power, a duração delas… . Posso-te dizer que fiz mais de 60.000 kms na boa, (a marca garante 100.000 kms) sem trocar nas revisões intermédias. E o conceito da sua construção é "do outro mundo". E há para scooters… Abraços
Os materais de facto sao importantes, apesar de estes motores trabalharem a injecção e não afogarem o motor (aí para alem de uma boa vela, convinha andar com mais uma ou 2 de reserva) as referencias das velas são indexadas a este factor.Uma perspectiva que também se pode abordar se houver interesse para aprofundar o assunto é a própria temperatura da própria vela que também influencia a temperatura do motor. Em competição, as velas de seco são diferentes das de molhado.
Ha uns anos a moda era as Splitfire... tinha um pólo que era bifido, tipo a língua de uma cobra e davam um pouco mais de "pica" no acelerador.
...Ha uns anos a moda era as Splitfire...
Dei uma vista de olhos rapida e parece-me que tem 4 polos, é isso??
Vamos lá ver: Estas velas proporcionam 2-3 descargas eléctricas por cada impulso electrónico. Faz-se "em redor da vela a 360º" e sobe até ao topo dela.
Viva, tanto quanto sei, é fisícamente impossível haver 2 faiscas em simultâneo…
A vantagem é que no caso de um polo isolar tens mais 2 ou 3 que supostamente ainda estao bons A minha opinião sobre velas nas Maxis é a seguinte: lembrem-se delas apenas na altura de trocar cujo intervalo é dado pelo fabricante e metam a indicada. Nao vale a pena gastarem dinheiro pois não vão encontrar qualquer vantagem em qualquer alteração que façam.Os motivos para isto sao que os motores das maxis sao motores fracos por onde passa pouca gasolina e onde a queima geralmente é pobre.No caso de terem um motor de corrida com as orelhas puxadas, aí tudo muda pois geralmente sao motores que tem que queimar muita gasolina e funcionam com misturas muito ricas e/ou com carburadores de grande diametro... aí a vela corre um grande risco de isolar numa pequena distracção onde circulem com o motor a baixa velocidade rotacao... Sobre as velas especiais tenho a mesma ideia... ja diz disparates de dar 100€ por uma vela supostamente especial e nao encontrar "nada" no cronometro...
companheiro sestevao: se fores ao site deles, verás como isto funciona na realidade.
As pulseiras PowerBalance também funcionavam, e até tinham uns testes que se podia fazer com tutoriais no site, até ao dia em que foram processados em Tribunal e foram obrigados a devolver 57 milhoes de dolares aos consumidores...
Companheiro sestevao: se foste mesmo ao site devias ter lido, pelo menos isto:Brisk is one of World's 10 largest spark plug producers with 70-year tradition of spark plug production. Brisk is a leader in spark plug technology and design, capable of custom production and turnkey projects……Among others, Brisk is an O.E. supplier for Lamborghini, TM Racing, VW, Volvo, Audi, Seat, Skoda, Opel, Sthil and many others. E achas que estas marcas são todas "tontas e pouco esclarecidas" para usarem de fábrica estas velas? Abraços
Viva caro daelimtauru, quero tudo menos entrar em polémicas…
As velas de competição em motos no campeonato nacional de velocidade custavam 50 euros cada para uma GSXR 1000...será que não havia diferenças para as normais ?
…contudo nao é plausivel que haja um ganho de 10 cavalos por uma simples troca de vela, a menos que essas sejam de dinamite
… (uma das permissas mais obvias é que quando ha grandes ganhos de potencia ha grandes percas de economia )