Autor Tópico: [Majesty 400] Luz de aviso do nivel do oleo.....onde está?  (Lida 5083 vezes)

Nuno Rio

  • Visitante
[Majesty 400] Luz de aviso do nivel do oleo.....onde está?
« em: 22 de Janeiro de 2011, 19:43 »
Olá a todos.
Amigos, esclareçam-me se souberem sobre uma dúvida que tenho acerca da minha Majesty 400 (2010): todas as motos que tive, tinham sempre aquela luzinha vermelha que indica nível de óleo baixo.
A minha montada não tem qualquer problema de consumo de óleo, mas no outro dia em conversa com um amigo surgiu essa duvida; onde está essa luzinha? se é que existe neste modelo ??!!
Será a luz de avaria no motor a dar o aviso? ou algum código de avaria no visor ?
Ou as nossas Majestades nem necessitam dessa luz porque não gostam de "beber" óleo (só gasolina)?

Um abraço a todos e obrigado.
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 21:27 por paufer »

vasco

  • Visitante
Re: Luz de aviso do nivel do oleo.....onde está ?
« Responder #1 em: 22 de Janeiro de 2011, 19:54 »
Na minha xmax tem, a luz de avaria, e alerta quando da proxima muda de óleo começa a piscar nos manometros


deve ser parecida !
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2011, 19:55 por vasco »

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Luz de aviso do nivel do oleo.....onde está ?
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2011, 20:11 »
 A luz de avaria de motor assinala qualquer anomalia no motor (consta no manual).
A moto nao consome oleo ... mas convem ir verificando os niveis .. entre as revisões
vou ali ja volto

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [Majesty 400] Luz de aviso do nivel do oleo.....onde está?
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2011, 22:08 »
A luzinha de nivel de oleo nas motas, não é luz de nivel de oleo, é luz de pressão de oleo, isto quer dizer, se a bomba de oleo, estiver a fazer demasiada pressão ou pouca pressão a luzinha acende.

Traduzindo por miudos!
- Demasiada pressão de oleo, luz acende, (entupimento do sistema de lubrificação, avaria na bomba de oleo, graduação de oleo não recomendada, motor em sobreaquecimento, demasiado oleo no carter)
- Pouca Pressão de oleo (pouco oleo, bomba de oleo avariada, graduação de oleo não recomendada)

A juntar a estas todas, a avaria pode estar no sensor da pressão de oleo!

Por isso sempre que a luz acende nem sempre é sinal de nivel baixo de oleo, as vezes já o mesmo se encontra abaixo do valor minimo e a luz não acende.
Isto também é valido para os carros que não tem sistema de verificação no computador de bordo do nivel de oleo.

Como tal, a maneira correcta e fiavel é ver o nivel do oleo manualmente, como o companheiro sepossivel mencionou e muito bem!

Espero ter ajudado.

Abraço

« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 21:27 por paufer »
[/URL]