Meto aqui uma resposta que dei ao mjm por privada, que pode elucidar muitos:
Em principio não existe nenhum mal. Eu explico-te as diferenças. O W é a lubricidade e fluidez do óleo a frio, o 40 ou 30 e a lubricidade e fluidez a quente.
Os dois óleos comportam-se de maneira igual a frio, são os dois 10, mas a quente o 30 é mais fluido, e o filme, ou lubricidade do mesmo, (filme= camada que o óleo cria entre as peças moveis, para que estas não entrem em contacto) e mais fino no de 30.
Ora isto por assim dizer, em motores em que as folgas estabelecidas pelo fabricante sejam menores o de 30 é melhor. Ora porque escorre e cria uma filme protector mais fino, mas exigido para passar em certas folgas minúsculas, entre peças. Já o de 40 como o seu filme, protector é mais grosso, pode não chegar, ou passar com tanta fluidez em certos sítios provocando uma má lubrificação, podendo provocar desgastes prematuros nas peças.
Claro que num motor que peça um de 40 a quente , usar um de 30, pode fazer com que pelo facto do filme deste, 30 seja mais fino (que o de 40) que este se corte e as peças moveis entrem em contacto provocando falta de lubrificação.
Mas como a diferença da grossura dos filmes, 30 vs 40 são de 10 microns (penso eu de que)...... Acho que não faz mal nenhum.
Abraço