Geral > Mecânica

[TUTORIAL] Como usar uma chave dinamométrica

(1/1)

nunompires:
Aqui fica um pequeno Tutorial que li noutro forum sobre o uso desta preciosa ferramenta:

Como quase todos os condutores podem já ter experimentado, não é nada agradável desapertar parafusos de fixação das rodas, ou qualquer outros parafusos. É bastante frequente a quebra de chaves ou até mesmo danificação irreversível da cabeça/rosca dos parafusos.

Há muitas décadas que existe solução para este problema; chave dinamométrica. Esta permite, regulando um determinado e exacto binário de aperto, apertar com elevada minúcia qualquer parafuso ou sistema porca + parafuso e de acordo com o binário de aperto recomendado.

Constituição


A ferramenta em análise é uma PowerFlex, vendida no LIDL. Esta permite binário de aperto entre 42 N.m e 210 N.m, tendo a cabeça formato de meia polegada (1/2"). Uma chave dinamométrica automática é composta por:

 
*
* Cabeça:

By nunompires at 2011-01-12


 
*
* Selector de aperto/desaperto (seta azul) e botão de inserção/remoção de extremidade (extensor, chave, etc - seta vermelha):

By nunompires at 2011-01-12

 
*
* Punho, bloqueador, escala de binário e sub-escala de binário:

By nunompires at 2011-01-12

Determinação e selecção de binário de aperto


O primeiro passo é a determinação exacta do binário de aperto. Este pode vir expresso em kg.m (quilograma-força.metro), N.m (Newton.metro) ou lb.ft (libra-força.pé). A Unidade Internacional e a aqui escolhida é N.m.


Exemplos de binários de aperto

Para seleccionar o binário de aperto, usa-se a soma do menor valor alinhado horizontalmente com o punho na escala de binário MAIS o valor alinhado verticalmente no punho selector de binário (sub-escala de binário).

42 N.m (42 + 0):

By nunompires at 2011-01-12

70 N.m (70 + 0):

By nunompires at 2011-01-12

78 N.m (70 + 8):

By nunompires at 2011-01-12


* Após utilizar a chave, regula-la para o menor binário de aperto disponível (neste caso, 42 N.m);
 Durante as primeiras utilizações, o binário de aperto real pode variar do seleccionado na chave. Isto deve-se à fraca lubrificação no interior da chave. O mesmo se passa após longos períodos de repouso (semanas). Deve-se, então, manobrar a chave, apertando alguns parafusos com o binário desejado, antes de proceder ao aperto definitivo;
 Esta chave suporta também desaperto de parafusos, embora NÃO a use em caso de porca/parafuso bloqueado ou empanado, pois pode danificar irreversivelmente o mecanismo interno da chave!
 Guardar sempre a chave dentro do seu estojo após cada utilização.
*
Conclusão


Esta ferramenta é de elevado valor em qualquer garagem ou oficina pois, além de permitir um aperto seguro, eficaz e facilmente reversível, é multiusos em diversas aplicações. Uma peça que não custa mais que algumas dezenas de Euros pode efectivamente poupar muitas dores de cabeça e danos irreversíveis no veículo.


Fonte:
http://forum.care4wheels.com/viewtopic.php?f=15&t=575



Antonio:
Parabens,explicação muito util parece dificil trabalhar com a chave mas é bastante facil. _pol_

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa