Autor Tópico: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.  (Lida 37433 vezes)

Offline CCM

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[Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« em: 10 de Janeiro de 2011, 19:48 »
Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.

Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir daremos algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.

Com duração média de 10 mil km, as velas garantem o accionamento da combustão que acontece nos motores de ciclo Otto. Quando uma vela não está em condições ideais de funcionamento, o veículo pode nem funcionar, isso porque sem a faísca gerada pela vela, e apenas com a compressão, o combustível (gasolina ou álcool) misturado ao ar não possui poder calórico suficiente para entrar em combustão.

Mas a deterioração que acontece comumente com o uso não é o único factor que influi no funcionamento das velas. A qualidade desses produtos é fundamental para que o motor tenha um bom desempenho. Produtos fabricados com tecnologia de ponta garantem uma melhor performance e rendimento do motor em relação aos níveis de consumo de combustível, e à carga de poluentes dos gases emitidos pelo escapamento.

O sistema de ignição está em constante evolução, assim como a injecção electrónica, e estas novas tecnologias aplicadas neste sistema provocam um novo procedimento para diagnosticar avarias, pois é necessário conhecimento técnico e equipamentos de ultima geração. A ignição mapeada estática (sem distribuidor) está presente em vários veículos nacionais e importados. O sistema de ignição em questão é mapeado pela ECU (Módulo), o sistema de ignição mapeado estático possui algumas vantagens em relação ao sistema convencional com distribuidor, como por exemplo: para o funcionamento do motor - menor quantidade de componentes e maior precisão do mapeamento - devido a quantidade de sinais do sensor de rotação por giro do motor - e a facilidade de não necessitar a regulagem do ponto de ignição.

RESÍDUOS DE IMPUREZAS
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.

Aspecto da vela -  Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.

Causas -  Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.

Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.

RESÍDUOS DE CARVÃO
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.

Causas
  • Ignição atrasada.
  • Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
  • Filtro de ar obstruído.
  • Deficiência de energia para ignição.
  • Uso excessivo do afogador.
  • Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
  • Vela de ignição muito fria.
Soluções
  • Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
  • Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual do seu carro ou em uma tabela de velas atualizada).

CARBONIZAÇÃO HÚMIDA
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, húmido e preto.

 Causas
  • Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
  • Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
  • Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções
  • Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
  • Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
  • Corrigir a proporção óleo/combustível.

ENCHARCAMENTO
Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.

Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.

Causas - Motor afogado, problemas na carburação, humidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eléctrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.

Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.

SUPERAQUECIMENTO
Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.

Causas
  • Ponto de ignição adiantado.
  • Mistura ar/combustível muito pobre.
  • Deficiência no resfriamento do motor.
  • Aperto insuficiente de vela.
  • Combustível com baixa octanagem.
  • Vela de ignição muito quente.
Soluções
  • Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
  • Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
  • Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.

RESÍDUOS/ÁLCOOL
Problema - O motor falha principalmente na aceleração.

Aspecto da vela - Resíduos de coloração vermelha, marrom ou amarela no bico do isolador.

Causas - Impurezas ou aditivos no álcool ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.

Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.

ISOLADOR QUEBRADO
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.

Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.

Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.

PRÉ-IGNIÇÃO
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.

Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.

Causas
  • Ignição excessivamente adiantada.
  • Deficiência no resfriamento do motor.
  • Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
  • Vela de ignição muito quente.
Soluções
  • Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
  • Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
  • Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.

MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES
Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.

Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.

Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.

FIM DA VIDA ÚTIL
Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.

Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.

Causas  - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.

Solução - Coloque velas novas.


Fontes: http://www.sady.com.br/dicas/11,velas-sistema-de-ignicao
             http://www.envenenado.com.br/manutencao/velas/velas.html
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Offline nunompires

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2011, 23:39 »
Bom topico. Venham mais destes! _pol_
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Pajolosa

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #2 em: 01 de Abril de 2011, 12:10 »
Excelente tópico _palmas_

Offline PALMABLUE

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #3 em: 01 de Abril de 2011, 12:55 »
Excelente CCM!
Abraço
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vasco

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #4 em: 06 de Abril de 2011, 18:54 »
 _pol_ para grandes males a troca é a solução, bom tópico!

pjvreis

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #5 em: 25 de Novembro de 2012, 16:35 »
Bom tópico este  _convivio_

AMonteiro

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #6 em: 25 de Novembro de 2012, 17:21 »
Topico espectacular  _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_



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Offline Ludgero Antão

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #7 em: 27 de Dezembro de 2012, 20:45 »
Tópico bastante interessante.     _palmas_

Offline faisca66

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #8 em: 27 de Dezembro de 2012, 22:17 »
20 valores para este topico _pol_

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FAISCA66

dinis espadinha

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #9 em: 27 de Dezembro de 2012, 22:28 »
Excelente tópico, continua , agradecemos.   _pol_ scooter_ _slb_

Maozinhas

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #10 em: 28 de Dezembro de 2012, 09:39 »
Mais um belo tópico by CCM  _palmas_

Pantuminas

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #11 em: 17 de Setembro de 2013, 11:09 »
Muito bom e esclarecedor!!! Obrigado

Abraço

Offline mauricius

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #12 em: 17 de Setembro de 2013, 11:37 »
Muito bom mesmo  _pol_

Estamos sempre a aprender coisas novas e assim da sempre para dar uma vistoria nas nossas maquinas
Venham mais desses.....

Boas Curvas  scooter_

Offline mpaneves

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #13 em: 17 de Setembro de 2013, 12:33 »
Existem manuais de algumas marcas que indicam alguns factores de indicação de problemas com as velas e muito importante e que quase ninguém se lembra de verificar a folga do eléctrodo com as normas do fabricante,pois estas raramente vem com as folgas certas,por isto já a uns anos tenho um apapa-folgas para as verificar e coloca-las como manda no manual.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
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Marco Neves

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #14 em: 17 de Setembro de 2013, 13:18 »
Belo tópico......

Há uns anitos atrás tive uma Casal Boss verdinha e era eu quem tratava de tudo...desmonatava a "magana" quase toda, ( e não sobravam peças) limpava, oleava, montava e andava às mil maravilhas...e realmente, a vela foi uma das coisas que eu aprendi em 1ª mão, pois ensinaram-me que a sujidade e impurezas reflectiam no perfeito, ou não, andamento da minha "verdinha"!!!!! Agora não percebio nada já destas modernices....apesar de ir aprendendo é claro, para eventualidades!!!! :)  scooter_ scooter_ scooter_

crossfire

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #15 em: 17 de Setembro de 2013, 13:41 »
Parabens, óptimo tópico.

Offline Lone Wolf

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #16 em: 17 de Setembro de 2013, 14:59 »
Excelente tópico  _pol_

Informação que é sempre uma mais valia para todos nós  _palmas_

Obrigado pela partilha  _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Carreta

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #17 em: 17 de Setembro de 2013, 15:23 »
É de facto um bom post  _palmas_

Tenho algumas dúvidas se os mecânicos sabem identificar o problema através da vela... _pensador_


rmsantos

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Re: [Velas] Identificar problemas de motor através da vela.
« Responder #18 em: 01 de Novembro de 2013, 15:45 »
Sem dúvida que é um bom post e bastante esclarecedor.  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Thkz  _convivio_

Abraço
 scooter_