Autor Tópico: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter  (Lida 28386 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« em: 21 de Dezembro de 2010, 23:01 »

Apesar de não serem de uso obrigatório como o capacete, as luvas são acessórios essenciais para os utilizadores de duas rodas.  Elas protegem em caso de queda e mantém as mãos quentes, garantindo o controle do seu veículo, independentemente das condições meteorológicas.
Alguns Scootards preferem utilizar as protecções tipo manga que se colocam nos punhos do guiador, no entanto, estes muitas vezes interferem com as manobras sinuosas que nos vemos obrigados a fazer no trânsito citadino e, em caso de queda, não garantem protecção.
É fundamental escolher luvas feitas com materiais de qualidade, nomeadamente as fibras sintéticas objecto de patentes registadas por diversas empresas do sector petroquímico.
A protecção conferida pelas luvas tem que ser eficiente do ponto de vista térmico pois no Inverno quando a temperatura exterior é de 5°C, o efeito "windchild" leva a que esta desça 1ºC a cada 10 km/h. Isto implica que a 110 km/ h a temperatura sentida seja de cerca de -10°C.  Isso é muito frio!
Tenha em especial atenção que a forma das luvas deverá ser adequada à utilização no guiador, e por esta razão as luvas para motociclista são especiais e não deverão ser improvisadas adaptações com luvas de ski ou snowboard, entre outras. Não deverá utilizar luvas sem dedos pois a protecção que estas garantem é bastante reduzida.




Calor e protecção
Gore-Tex, Sympathex, Thinsulate, MP +, Windtex, Drystar, Hippora… As luvas de inverno eficazes podem ser feitas nestes materiais patenteados e que são impermeáveis e respiráveis. Para uma máxima protecção contra os elementos - e, portanto, para manter o controle sobre a sua máquina em todas as ocasiões - deve optar por acessórios com estes componentes técnicos, mas mesmo assim é necessário algum cuidado na escolha, pois algumas luvas de gama baixa, possuem inserções demasiado finas ou de má qualidade. 
Com estes materiais, as luvas de moto são comparáveis ao material de escalada para alta montanha.  No entanto, é necessário ter atenção a outro factor: resistencia à abrasão, pois o asfalto é mais áspero do que a neve! O couro é um material que pode fornecer alguma protecção, mas existem outras opções mais robustas. A indústria petroquímica, mais uma vez propõe materiais ultra-resistentes que devem ser dispostos nas palmas das mãos, de lado ou no interior dos dedos.  No exterior a protecção é fornecida por conchas (carbono, kevlar ...) ou por artigos reforçados (d3o, EVA ...).

Liberdade de movimentos
Depois destas considerações sobre os componentes técnicos, vamos debruçar-nos sobre a escolha das luvas indicadas para a sua mão. A palavra-chave é conforto. 
A mão não deve ficar apertada, como se estivesse algo a comprimi-la, pois assim a circulação sanguínea é dificultada e o frio penetra mais facilmente. Quando a mão está aberta a luva também não deverá apresentar pregas na palma da mão.  Os dedos não deverão ficar estrangulados no final da luva para garantir algum conforto, no entanto, também não deverá sobrar luva no final dos dedos.... Escolha luvas com punho longo, o que irá permitir que você coloque a manga do blusão por dentro.  Não esquecer que um bom par de luvas de inverno deverá dispor de, pelo menos, dois pontos de fixação.  A base do punho em primeiro lugar, geralmente sob a forma de velcro e um segundo aperto ao nível do ante-braço.
A liberdade de movimentos deve ser óptima.  Por isso não está recomendado o uso de luvas finas interiores, pois apesar de favorecerem o aquecimento, estas podem dar a sensação de que a mão está imobilizada. Isto pode ser evitado com a utilização de luvas interiores feitas em materiais de alta qualidade específicos para esse fim.

Orçamento e aspectos práticos
Devido à natureza técnica dos materiais utilizados e os complexos processos de fabrico as luvas de inverno podem ficar um pouco caras.  No entanto, a partir de algumas dezenas de euros já poderá encontrar produtos eficazes.  Alguns fabricantes propõem diversidade e qualidade dos componentes externos.  Outros optam pelas alternativas ao nível das texturas internas para aumentar o conforto (com interiores em veludo, por exemplo). Outros ainda, concebem modelos práticos, que possuem, por exemplo, materiais macios colocados ao redor do polegar para enxugar as viseiras sem riscar. Finalmente, em matéria de segurança, algumas luvas apresentam reforços de alta qualidade dispersos por toda a superfície em zonas de potêncial contacto com o solo em caso de queda, assim como inserções retro-reflectivas.
Um bom par de luvas para o inverno, no entanto, pode passar sem esses pequenos extras que encarecem extraordinariamente a factura a pagar… Se o seu orçamento está apertado, não se preocupe, pois existem gamas de preço razoável.  Assim, mesmo em pleno inverno, enfrentando o frio cortante, terá ao seu dispor um par de luvas que providenciarão protecção em caso de queda e defesa contra o frio e a chuva.


Na loja
Ao adquirir uma luva, é fundamental que verifique sempre se esta é do tamanho adequado. Para tal, calce uma luva que ache que se aproxima do tamanho da sua mão e verifique se a sente justa mas não apertada, não restringindo qualquer movimento. A ponta dos dedos, por sua vez, deve estar ligeiramente livre e não tocar em material. Com a utilização, a luva poderá alargar um pouco e adaptar-se à forma da mão, mas o comprimento não mudará consideravelmente. Em luvas que tenham ajuste de pulso, aperte de modo a que fique confortável e seguro. Verifique que não consegue tirar a luva com a outra mão.
As luvas de pele, por serem feitas em materiais de origem natural têm um maior grau de dilatação. Se a luva que vai adquirir é deste tipo, prefira uma tamanho ligeiramente mais justo do que o ideal.
Nas luvas de Inverno com protecção térmica, é necessário um pequeno espaço entre o forro e a mão para circulação de ar. Nestes casos prefira uma luva um pouco mais larga.

Em resumo
  • Escolher luvas em materiais impermeáveis e respiráveis (Gore-Tex, Sympathex, Thinsulate, MP +, Windtex, Drystar, Hippora ...). 
  • As luvas deverão ter materiais resistentes à abrasão com presença de conchas ou reforços de material.
  • Evitar que a mão fique sob pressão para garantir um fluxo sanguíneo adequado e circulação interna de ar.
  • Escolher sempre luvas de tamanho adequado independentemente do preço. Se as luvas que estão em promoção não são do seu tamanho exacto, não compre, pois será dinheiro deitado à rua.
  • Prefira luvas de punho alto e com dois pontos de aperto. 
  • Evite utilizar sub-luvas.
Fontes:
http://www.scooter-station.com/Bien-choisir-ses-gants-pour-l.html
http://material.drenaline.net/produtos/pdf/MANUAL%20DE%20LUVAS%20DRENALINE.pdf
traduzido e adaptado por amadeu ferro/2010
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2010, 22:47 por Ferro »


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #1 em: 22 de Dezembro de 2010, 10:15 »
Belo artigo...chamo-lhe artigo porque realemente a descrição está muito completa e abrange uma variedade de materiais para as mais diversas situações.

As minhas luvas são umas RaoTex, cujo material é o Thinsulate...um dos que foram mencionados.

Fica bem

neves

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #2 em: 22 de Dezembro de 2010, 10:25 »
Parabéns!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Mais um óptimo tópico, muito útil quer para quem está agora a dar os primeiros passos neste mundo das 2 rodas (e por 1ºs passos, entenda-se "viver o 1º inverno em cima da scooter"), quer para quem já cá anda há algum tempo mas nunca se tinha debruçado sobre este assunto.

Um aspecto que eu já tinha reparado tem a ver com a utilização de luvas interiores... eu tenho umas de seda, indicadas para serem usadas como luvas interiores (secção de neve da Decathlon ;D) mas por vezes parece que fico sem sentir muito bem alguns dos comandos da moto... especialmente o punho do acelerador. No entanto, quando o frio é muito sabe bem tê-las calçadas.

Cumps e boas curvas  _convivio_

Offline ffmarques

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 566
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Membro CPM nº 44
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: GTR 1400 Grand Tourer
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #3 em: 22 de Dezembro de 2010, 10:44 »
Ferro, Excelente artigo.  _palmas_  _palmas_

Todo o equipamento de protecção activa ou passiva usado para andar de moto, deve garantir acima de tudo uma boa proteção mas ser igualmente confortável.

As luvas são bem um exemplo disso. Se não nos sentirmos confortáveis ou a sensibilidade seja reduzida, isso pode influênciar a nossa condução.

Por isso, grande artigo e bem ilucidativo para quem quer/precisa de comprarluvas ou analisar se as que usa são as mais indicadas.  _pol_
Aos 49 anos a realização de um sonho que pensava ficar por isso mesmo...Um Sonho
Suzuki Burgman 650 Executive - abril 2009 -  3.000 Km --> 75.057 Km

smassa

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #4 em: 22 de Dezembro de 2010, 12:03 »
As luvas n são obrigatórias mas deviam ser, quer faça sol ou frio.

As minha luvas:

São perfeitas... mas são de verão, perfuradas...  _pol_


agora ando com as do marido (ligeiramente grandes  _corado_ mas desenrasca!



 scooter_






miguel de obidos

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #5 em: 22 de Dezembro de 2010, 12:25 »
Tenho umas Dainese iguais às da foto da Sofia e posso dizer que são mesmo muito boas... foram uns 60€ bem empregados.
Excelente liberdade de movimentos e frio, não entra nada.

Como defeito... são pesadas...

smassa

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #6 em: 22 de Dezembro de 2010, 12:48 »
Tenho umas Dainese iguais às da foto da Sofia e posso dizer que são mesmo muito boas... foram uns 60€ bem empregados.
Excelente liberdade de movimentos e frio, não entra nada.

Como defeito... são pesadas...

é mt caro... digam o que disserem mas, o equipamento da Dainese é fantastico. Os acabamentos são do melhor e é tudo lindo.

As minha luvas tb foras 60€ mas n sao bem iguais... são perfuradas à frente nos dedos (n encontrei foto mm igual)
Mas a Drenaline n fica atras e com preço mais ou melhor, menos caro!..


Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #7 em: 22 de Dezembro de 2010, 13:59 »
Essas luvas da Drenaline são o modelo Long Ride. Custam pouco mais do que 30€.
No geral os produtos Drenaline possuem uma excelente relação qualidade/preço e ainda por cima são PORTUGUESES... _pol_


Offline PALMABLUE

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 510
  • Localidade: Cascais
  • Honda Integra
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700D Integra
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #8 em: 17 de Novembro de 2011, 19:18 »
As minhas são estas http://imageshack.us/g/43/luvasbering16112011.jpg/.
São confortáveis, quentes q.b. e impermeáveis. O preço: um verdadeiro disparate! Defeito: não são suficientemente grandes para ficarem por cima do casaco!
Abraços
Sym Fidlle II
Peugeot Geopolis 250 premium
Honda NC700D Integra

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #9 em: 17 de Novembro de 2011, 19:32 »
Muito bom topico, muito bom para quem como eu está a pensar comprar luvas de inverno. _pol_ scooter_ _slb_

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #10 em: 17 de Novembro de 2011, 21:18 »
Excelente tópico  _palmas_ _palmas_ _palmas_
Tenho andado a ver se consigo comprar umas luvas de jeito, mas não tem sido facil  :-[
O que encontro e gosto, está muito fora do que posso chegar agora...
Até 25 € conhecem alguma ??? _pensador_
Abraços

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #11 em: 18 de Novembro de 2011, 12:32 »
Excelente tópico  _palmas_ _palmas_ _palmas_
Tenho andado a ver se consigo comprar umas luvas de jeito, mas não tem sido facil  :-[
O que encontro e gosto, está muito fora do que posso chegar agora...
Até 25 € conhecem alguma ??? _pensador_
Abraços

eu conheço!!!
entre os 15,28€ e os 35,77€
15,28€ - são térmicas e windproof
35,77€ - impermeáveis e transpiráveis

tenho fotos _pol_

se gostares dos preços manda PM _convivio_

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #12 em: 18 de Novembro de 2011, 12:38 »
Panda não podes postar mais informações "em aberto"?

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #13 em: 18 de Novembro de 2011, 15:57 »
Vejam aqui
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9630.0

as luvas de capa (no catálogo) tem o preço de 35,77€

abraços
Panda
 _convivio_

Mpenas

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #14 em: 22 de Novembro de 2011, 12:17 »
Excelente tópico  _palmas_ _palmas_ _palmas_
Tenho andado a ver se consigo comprar umas luvas de jeito, mas não tem sido facil  :-[
O que encontro e gosto, está muito fora do que posso chegar agora...
Até 25 € conhecem alguma ??? _pensador_
Abraços

Viva amigo, comprei ontem umas na motovest e acho-as excelentes, são super maleáveis, quentinhas, sistema Thinsulate, e são mesmo impermeáveis, ao ponto de ter testado com a mão mergulhada dentro do lavatório e água zero ;) mas o forte delas mesmo é que são mesmo maleáveis, consigo tirar coisas dos bolsos com elas calçadas e detesto luvas "balofas", custam 25eur, e com desconto ficaram em 22eur, comprei na Motovest na Avª de Roma :)




Panda a tua loja é a scootersolution na Avª roma? Para dar lá um saltinho... :)

« Última modificação: 22 de Novembro de 2011, 12:23 por Mpenas »

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #15 em: 22 de Novembro de 2011, 12:52 »
a Scootersolution é na Rua do Ferragial, 3

aínda não temos o material na loja, só na próxima semana _pol_

abraço

luisfilipex

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #16 em: 28 de Fevereiro de 2013, 15:36 »
Um amigo falou-me em luvas de mergulho como sendo as mais quentes e impermiaveis de estanque mesmo e a um preço muito bom, perguntava se alguem já usou disto ou até outras soluçoes baratas e eficazes no Decatlon

Cromix

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #17 em: 28 de Fevereiro de 2013, 18:07 »
Um amigo falou-me em luvas de mergulho como sendo as mais quentes e impermiaveis de estanque mesmo e a um preço muito bom, perguntava se alguem já usou disto ou até outras soluçoes baratas e eficazes no Decatlon

Essas não são as melhores para motociclistas... Luvas de mergulho não tem nem de perto nem de longe a capacidade de mobilidade que necessitas.
Há muito material bom que até podemos usar na Decatlhon, mas sinceramente não acho que seja nas luvas, capacetes, calcas e casacos que devemos poupar... Não há material com proteções na Decatlhon.

Por exemplo, comprei na decatlhon varias "golas" quentes, calças termicas, até mesmo algumas botas bem boas. Agora o resto não aconselho sinceramente.

mr_vuszi

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #18 em: 26 de Abril de 2013, 11:30 »
para mim nao dá, ou sao muito grossas e a malta deixa de ter sensibilidade, ou entao as maos gelam e deixamos de sentir..., um dilema portanto, talvez o melhor seja proteções de punhos....

Marco46

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #19 em: 26 de Novembro de 2013, 23:08 »
Essas não são as melhores para motociclistas... Luvas de mergulho não tem nem de perto nem de longe a capacidade de mobilidade que necessitas.
Há muito material bom que até podemos usar na Decatlhon, mas sinceramente não acho que seja nas luvas, capacetes, calcas e casacos que devemos poupar... Não há material com proteções na Decatlhon.

Caro companheiro Cromix, luvas de mergulho??? epá isso é muita espessura para teres qualquer tipo de mobilidade. as que uso do BB são bem diferentes, muito menos espessura mexes bem os dedos, dobras bem a mão e têm muto grip, até demais, agora de mergulho não, poças!!  _confuso_

Tirando as de cima uso estas, e digo-vos que frio aqui é mentira. Pele, Thermax, pêlo e forro interior, com muito carbono e muito acolchoadas para protecção nas quedas. um mimo!  _pol_

 


Saudações

 _convivio_
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, 23:10 por Marco46 »

teixeira lopes

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #20 em: 26 de Novembro de 2013, 23:19 »
Eu tenho estas comprei na decathlon são balofas, não dá para tirar nada dos bolsos, mas são optimas para o frio e chuva...é claro que a protecção é quese zero _corado_

« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, 23:22 por teixeira lopes »

Cromix

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #21 em: 26 de Novembro de 2013, 23:25 »
Caro companheiro Cromix, luvas de mergulho??? epá isso é muita espessura para teres qualquer tipo de mobilidade. as que uso do BB são bem diferentes, muito menos espessura mexes bem os dedos, dobras bem a mão e têm muto grip, até demais, agora de mergulho não, poças!!  _confuso_

Tirando as de cima uso estas, e digo-vos que frio aqui é mentira. Pele, Thermax, pêlo e forro interior, com muito carbono e muito acolchoadas para protecção nas quedas. um mimo!  _pol_

 


Saudações

 _convivio_

Marco isso era o que eu estava a dizer... luvas de mergulho nao...

Alias luvas boas? So as de motociclista... sim frias talvez mas com protecção...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk


Alex Santos

  • Visitante
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #22 em: 06 de Janeiro de 2014, 14:05 »
Preços mais baixos!!! _confuso_
nas Luvas Aquecidas e não só... a 37€

http://www.primrose.co.uk/warmawear-deluxe-heated-sports-gloves-touchscreen-devices-p-18330.html?src=warmawear_header

Boas curvas!!!!

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #23 em: 27 de Novembro de 2014, 21:03 »
boa escolha,obrigado pela partilha





 _pt_ scooter_

Offline ljdiasc1960

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 136
  • Localidade: Setúbal
  • Membro CPM Nr.11174
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X DCT
Re: Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter
« Responder #24 em: 01 de Janeiro de 2019, 16:59 »
Bom ano para todos.

Como o ultimo post é de 2014,venho aqui fazer uma pergunta.
Tenho um problema com o frio nas mãos.
Apesar de ter punhos aquecidos,as costas das mãos gelam-me.
Alguém me pode aconselhar umas luvas impermeáveis e para o frio?
Para velocidades na ordem dos 120/140?

Obrigado
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta"
Famel zundapp 50CC...casal boss 50CC(ambas ja nao existem)..Actual,yamaha Nmax 125 perto dos 7000quilometros...Honda Forza 300 2018 1760Km...Actual NC750X DCT