A menor protecção inerente aos motociclos faz com que seja altamente recomendável utilizar-se sempre vestuário específico e de protecção, para além do obrigatório capacete (já discutido no CPM, noutro tópico).
Casaco: O casaco deve ser de pele ou de materiais sintéticos de elevada resistência (
cordura,
gore-tex,
nylon), e de preferência com protecções (ñ confundir com 'reforços') homologados na zona dos ombros, cotovelo e ante-braço.
Convém que o casaco fique justo, para evitar fazer de "balão" com o deslocamento do ar, mas não justo demasiado, devendo poder-se fazer todos os movimentos livremente.
Ter em atenção q o casaco não vai ser usado com o corpo numa posição vertical, mas sim algo curvado, pelo que se deve ter especial atenção ao comprimento do mesmo na zona lombar - um casaco que fique pela cintura, quando em pé, tem tendência a deixar a zona dos rins exposta ao vento/frio em circulação.
Para evitar muito calor (ou muito frio), ter em atenção no momento de compra se o casaco tem aberturas de respiração, forro duplo amovível, etc.
Verificar se é ou não impermeável - e ter em conta que praticamente todos os materiais deixam passar água ao fim de mais ou menos tempo na borrasca.
Luvas: Provavelmente, o artigo q mais vai custar a "pagar"... boas luvas têm um preço muito elevado, mas são uma peça fundamental para a segurança, permitindo uma boa utilização dos comandos, protecção para pequenos objectos/insectos quando em movimento (protecção para os nós dos dedos), protecção para o frio e em caso de queda. Absolutamente fundamental e imprescindível.
Calças: Existem calças específicas, com protecções, que são sempre uma mais valia para a segurança; adicionalmente, são também normalmente impermeáveis...
Roupa integral: Não muito normal nas scooters, mais em desportivas... Mas nada impede o seu uso.
Roupa de chuva: Recomendável ter disponível um conjunto casaco/calça impermeável (ou um fato-macaco completo), para usar por cima da roupa de protecção em caso de chuva. Normalmente ocupam pouco espaço qd dobrados.
Isto permite manter as roupas secas, e evitar maus odores nos compartimentos fechados da scooter.
Permito-me sugerir que este tipo de roupa seja em tons claros e/ou brilhantes, pois nos dias de chuva e mau tempo a visibilidade é inferior, os perigos aumentam, e os condutores de carros/camiões estão mais impacientes, com vidros embaciados, etc etc etc.
Botas: Porque o tornozelo é um das áreas mais sensíveis a problemas em caso de queda, deve-se usar calçado que reflicta essa particularidade, nomeadamente botas específicas.
Lenço/Cachecol: É sempre bom ter disponível um lenço ou um cachecol para usar em caso de dias mais frios, para manter a zona do pescoço quente e confortável, evitando desconfortos q podem causar distracção.
Uma boa opção é um
Buff (ou imitações), uma espécie de tubo de tecido e/ou materiais variados que mantém a temperatura e pode cortar o vento, sendo menos perigoso que um cachecol (o mesmo pode-se desenrolar e prender em algum elemento rotativo da moto e/ou noutros veículos).
Espero que esta informação seja útil!