Autor Tópico: [GERAL] - Vestuário específico para Motociclistas  (Lida 3713 vezes)

ZEV

  • Visitante
[GERAL] - Vestuário específico para Motociclistas
« em: 29 de Dezembro de 2009, 19:23 »
A menor protecção inerente aos motociclos faz com que seja altamente recomendável utilizar-se sempre vestuário específico e de protecção, para além do obrigatório capacete (já discutido no CPM, noutro tópico).


Casaco:
  O casaco deve ser de pele ou de materiais sintéticos de elevada resistência (cordura, gore-tex, nylon), e de preferência com protecções (ñ confundir com 'reforços') homologados na zona dos ombros, cotovelo e ante-braço.
   Convém que o casaco fique justo, para evitar fazer de "balão" com o deslocamento do ar, mas não justo demasiado, devendo poder-se fazer todos os movimentos livremente.
   Ter em atenção q o casaco não vai ser usado com o corpo numa posição vertical, mas sim algo curvado, pelo que se deve ter especial atenção ao comprimento do mesmo na zona lombar - um casaco que fique pela cintura, quando em pé, tem tendência a deixar a zona dos rins exposta ao vento/frio em circulação.
   Para evitar muito calor (ou muito frio), ter em atenção no momento de compra se o casaco tem aberturas de respiração, forro duplo amovível, etc.
   Verificar se é ou não impermeável - e ter em conta que praticamente todos os materiais deixam passar água ao fim de mais ou menos tempo na borrasca.

Luvas:
   Provavelmente, o artigo q mais vai custar a "pagar"... boas luvas têm um preço muito elevado, mas são uma peça fundamental para a segurança, permitindo uma boa utilização dos comandos, protecção para pequenos objectos/insectos quando em movimento (protecção para os nós dos dedos), protecção para o frio e em caso de queda. Absolutamente fundamental e imprescindível.

Calças:
   Existem calças específicas, com protecções, que são sempre uma mais valia para a segurança; adicionalmente, são também normalmente impermeáveis...


Roupa integral:
    Não muito normal nas scooters, mais em desportivas... Mas nada impede o seu uso.  ;)


Roupa de chuva:
   Recomendável ter disponível um conjunto casaco/calça impermeável (ou um fato-macaco completo), para usar por cima da roupa de protecção em caso de chuva. Normalmente ocupam pouco espaço qd dobrados.
    Isto permite manter as roupas secas, e evitar maus odores nos compartimentos fechados da scooter.
    Permito-me sugerir que este tipo de roupa seja em tons claros e/ou brilhantes, pois nos dias de chuva e mau tempo a visibilidade é inferior, os perigos aumentam, e os condutores de carros/camiões estão mais impacientes, com vidros embaciados, etc etc etc.


Botas:
   Porque o tornozelo é um das áreas mais sensíveis a problemas em caso de queda, deve-se usar calçado que reflicta essa particularidade, nomeadamente botas específicas.


Lenço/Cachecol:
   É sempre bom ter disponível um lenço ou um cachecol para usar em caso de dias mais frios, para manter a zona do pescoço quente e confortável, evitando desconfortos q podem causar distracção.
    Uma boa opção é um Buff (ou imitações), uma espécie de tubo de tecido e/ou materiais variados que mantém a temperatura e pode cortar o vento, sendo menos perigoso que um cachecol (o mesmo pode-se desenrolar e prender em algum elemento rotativo da moto e/ou noutros veículos).




Espero que esta informação seja útil!  _pol_
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 11:44 por M.Careca »

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Vestuário específico para Motociclistas
« Responder #1 em: 30 de Dezembro de 2009, 12:11 »
Felizmente as maxi permitem guardar no cofre alguns destes items, por exemplo umas calças impermeáveis (já que nunca dispenso o casaco) e o buff, raramente ando sem ele porque um dos locais mais sensíveis a alterações de temperatura é o pescoço (cordas vocais) e o capacete não protege do frio aí...

Já as luvas, não concordo com as questões de uma boas luvas têm que ser caras... mais uma vez advogo o uso de luvas de BTT, em especial as de DH ou então as membranas impermeáveis da SealSkins.