Geral > Segurança

all in black... sim, não ou talvez

(1/3) > >>

Ferro:
As más condições de visibilidade provocadas por chuva ou nevoeiro e o anoitecer, na minha opinião devem ser tidas em conta pelos scootards.
Nestas situações penso que "vale tudo" para ser visto. Isto passa por nunca esquecer de ligar luzes de cruzamento (médios) que são obrigatórios sempre e se for justificado os 4 piscas.
Paralelamente deverá ser utilizado vestuário de cores claras e reflectoras. O próprio capacete também ganha em ser claro e reflector. Caso se justifique penso que não é desajustado vestir o colete reflector.


Continuo a não compreender os scootards que vestem totalmente de negro e usam capacete negro... neste caso o "estilo" é completamente inimigo da segurança... _polb_
Sinceramente considero difícil compreender um scootard que conduz uma mota preta, veste casaco preto e usa capacete preto criticar um enlatado porque não o viu... o interessado deve ser o primeiro a dar o exemplo e tornar-se visível.

SALUS PRIMO.

cristina:
Nas noites de menor visibilidade costumo usar presa na haste do espelho uma luz azul intermitente que roubei ao pardal  _corado_ (é da bicicleta), e resulta lindamente, porque dá um flash bem visível e como é da mesma cor que usam as polícias...  ;)

RRufino:

--- Citação de: Ferro em 03 de Fevereiro de 2010, 20:49 ---Continuo a não compreender os scootards que vestem totalmente de negro e usam capacete negro... neste caso o "estilo" é completamente inimigo da segurança... _polb_
Sinceramente considero difícil compreender um scootard que conduz uma mota preta, veste casaco preto e usa capacete preto criticar um enlatado porque não o viu... o interessado deve ser o primeiro a dar o exemplo e tornar-se visível.

SALUS PRIMO.

--- Fim de Citação ---

Julgo que isto não será uma uma generalidade, pois dependerá de vários factores, nomeadamente, hora de circulação, tipo de estrada, largura da via, iluminação,etc.
Encaixo-me no "all in black" e não vejo por exemplo numa vinda de Lisboa para Almada pelas 18:30m que a vestimenta de um colete contribua para a segurança. Isto porque a essa hora, no inverno, está escuro e perante o trânsito lento a visibilidade de um condutor automóvel pelo retrovisor não permite ver mais do que a nossa luz de médio e eventualmente pisca. Ora sabendo que neste tipo de trajecto, o acidente tipo é o albarroamento, penso que não ajudará em nada (mas mal também não faz).Neste caso outras técnicas poderão ser mais eficazes, por ex a da Cristina.Concordo que neste caso aumenta visibilidade perante os veículos que vêm atrás, cabe verificar se essa é a situação que potencialmente é uma situação de acidente.

Agora se me puserem na mesma situação às 8h da manhã, concordo com o Ferro.

 _convivio_

P.S: Esqueci-me de referir que para quem anda todos os dias de moto,o andar "all in black" não é meramente uma questão estilo. No uso diário da moto, nomeadamente no tira e põe cadeado, idas à bomba de gasolina, verificações de pressão, passagem por poças, detritos que se deitam fora pela janela, etc sujam bastante, sendo o preto funcional para esconder essas sujidades (será esta a origem da moda preta? _pensador_ )
 

RRufino:

--- Citação de: Ferro em 03 de Fevereiro de 2010, 22:50 ---(é claro que eu estou só a provocar... _rir_ )

--- Fim de Citação ---

Mas com razão, é um debate com interesse  _pol_

Paulo Varela:
Eu também aderi ao "all in black".. menos as calças que para o caso das scooters é completamente indiferente.
Já pensei bastante nisto... e concordo com o RRufino (estranho isto, ele é lagarto...) e  eu como ando praticamente sempre durante o dia, tirando um pouco das 18:00 às 18:10 e sempre por estradas sem trânsito não me parece mal...
E durante o dia acho mais fácil verem-me... penso eu de que...

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa