Autor Tópico: all in black... sim, não ou talvez  (Lida 9914 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
all in black... sim, não ou talvez
« em: 03 de Fevereiro de 2010, 20:49 »
As más condições de visibilidade provocadas por chuva ou nevoeiro e o anoitecer, na minha opinião devem ser tidas em conta pelos scootards.
Nestas situações penso que "vale tudo" para ser visto. Isto passa por nunca esquecer de ligar luzes de cruzamento (médios) que são obrigatórios sempre e se for justificado os 4 piscas.
Paralelamente deverá ser utilizado vestuário de cores claras e reflectoras. O próprio capacete também ganha em ser claro e reflector. Caso se justifique penso que não é desajustado vestir o colete reflector.


Continuo a não compreender os scootards que vestem totalmente de negro e usam capacete negro... neste caso o "estilo" é completamente inimigo da segurança... _polb_
Sinceramente considero difícil compreender um scootard que conduz uma mota preta, veste casaco preto e usa capacete preto criticar um enlatado porque não o viu... o interessado deve ser o primeiro a dar o exemplo e tornar-se visível.

SALUS PRIMO.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2010, 20:53 por Ferro »


Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #1 em: 03 de Fevereiro de 2010, 21:31 »
Nas noites de menor visibilidade costumo usar presa na haste do espelho uma luz azul intermitente que roubei ao pardal  _corado_ (é da bicicleta), e resulta lindamente, porque dá um flash bem visível e como é da mesma cor que usam as polícias...  ;)

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #2 em: 03 de Fevereiro de 2010, 21:58 »
Continuo a não compreender os scootards que vestem totalmente de negro e usam capacete negro... neste caso o "estilo" é completamente inimigo da segurança... _polb_
Sinceramente considero difícil compreender um scootard que conduz uma mota preta, veste casaco preto e usa capacete preto criticar um enlatado porque não o viu... o interessado deve ser o primeiro a dar o exemplo e tornar-se visível.

SALUS PRIMO.

Julgo que isto não será uma uma generalidade, pois dependerá de vários factores, nomeadamente, hora de circulação, tipo de estrada, largura da via, iluminação,etc.
Encaixo-me no "all in black" e não vejo por exemplo numa vinda de Lisboa para Almada pelas 18:30m que a vestimenta de um colete contribua para a segurança. Isto porque a essa hora, no inverno, está escuro e perante o trânsito lento a visibilidade de um condutor automóvel pelo retrovisor não permite ver mais do que a nossa luz de médio e eventualmente pisca. Ora sabendo que neste tipo de trajecto, o acidente tipo é o albarroamento, penso que não ajudará em nada (mas mal também não faz).Neste caso outras técnicas poderão ser mais eficazes, por ex a da Cristina.Concordo que neste caso aumenta visibilidade perante os veículos que vêm atrás, cabe verificar se essa é a situação que potencialmente é uma situação de acidente.

Agora se me puserem na mesma situação às 8h da manhã, concordo com o Ferro.

 _convivio_

P.S: Esqueci-me de referir que para quem anda todos os dias de moto,o andar "all in black" não é meramente uma questão estilo. No uso diário da moto, nomeadamente no tira e põe cadeado, idas à bomba de gasolina, verificações de pressão, passagem por poças, detritos que se deitam fora pela janela, etc sujam bastante, sendo o preto funcional para esconder essas sujidades (será esta a origem da moda preta? _pensador_ )
 
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2010, 22:09 por RRufino »

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #3 em: 03 de Fevereiro de 2010, 22:52 »
(é claro que eu estou só a provocar... _rir_ )

Mas com razão, é um debate com interesse  _pol_

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #4 em: 03 de Fevereiro de 2010, 23:03 »
Eu também aderi ao "all in black".. menos as calças que para o caso das scooters é completamente indiferente.
Já pensei bastante nisto... e concordo com o RRufino (estranho isto, ele é lagarto...) e  eu como ando praticamente sempre durante o dia, tirando um pouco das 18:00 às 18:10 e sempre por estradas sem trânsito não me parece mal...
E durante o dia acho mais fácil verem-me... penso eu de que...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro de 2010, 01:14 »
Eu optei pela cor negra, pois profissionalmente ainda causa algum choque chegar ao meu local de trabalho com uma jaqueta as cores, e uma vez que o meu casaco de moto é também por ocasiões o casaco com que vou ao café depois das refeiçoes e etc, optei por algo um pouco mais discreto.
A preocupação de possuir um casaco vistoso nao passa despercebido, mas confesso que usar todos os dias algo que se pareça com um candeeiro independentemente de circularmos de dia ou de noite me causou inicialmente muita confusão.
Nos dias de hoje e após mais de 15 mil km em menos de 7 meses, estou enamorado por um blusão de cores claras, mais para o tempo de Verão, mas ainda assim estou na mesma onda do pensamento acima referido, o casaco é para andar no dia a dia, e terá de ser o mais discreto possível.
Quanto a ver e ser visto, creio que a maxi possui luz suficiente. Em caso de chuva, é frequente circular com os 4 piscas acessos pois sei que melhora consideravelmente a nossa visibilidade perante os enlatados
vou ali ja volto

ZeLuz

  • Visitante
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro de 2010, 11:16 »
All in black, presente !!  _pol_

De noite uma scooter vista de frente vê-se a luz frontal e mais nada, ninguém conseguirá distinguir se levamos cores claras ou escuras, vista de trás só mesmo um colete reflector trará alguma visibilidade extra.

Com má visibilidade de dia as luzes continuam a ter um papel bem mais importante que propriamente a cor da vestimenta, embora esta seja uma medida adicional de segurança, claro.

Como tal julgo que a questão dos cores claras é bem mais importante de dia que de noite...  _pensador_

Uma medida importante para a visibilidade é trocar as luzes por luzes brancas de maior intensidade e umas luzes traseiras de presença também com maior intensidade.

RazoR

  • Visitante
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #7 em: 04 de Fevereiro de 2010, 11:32 »
Já viste primo Salus, é so góticos aqui _rir_

Olha, eu sou mais um. Capacete preto mate, casaco preto com 2 risquinhas reflectoras brancas, em scooter cinza escura. Acredito que o ferro seja mais visivel que eu. Mota da policia, com os leds nas pestanas, casaco verde com capacete branco aberto, pareces mesmo da BT, e se há coisa que os automobilistas topam é a policia à distancia.


sadhus

  • Visitante
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro de 2010, 12:46 »
Boas,

Este é tema em que quase todos os dias penso. Pela simples razão que vejo inumeros motociclistas vestidos de preto.

A minha opnião sobre a vestimenta que se deve usar, é que seja o mais berrante possivel. Quando andava na minha VFR usava quase sempre um casaco verde com riscas reflectoras como os coletes, além da vantagem de ser bem visto é um casaco impermeavel com forro.

Claro que já fui alvo de xacota por parte de outros motociclistas, por parecer com um GNR, mas a segurança é para mim mais importante do que andar bonito. A beleza é um factor relativo, porque o que é belo para mim poderá ser feio para o outro.

Os exemplos que o ferro fornece são bons não é necessário repetir, mas faço-vos outra reflexão: Já se perquntaram porque a maior parte dos automóveis e motos são de cor cinzento e/ou preto? Será que vemos a vida sem cor?

Se a beleza para a maioria fosse as cores vivas, neste caso, os acidentes diminuariam, não?

Cumprimentos,
Hugo Santos

miguel de obidos

  • Visitante
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #9 em: 04 de Fevereiro de 2010, 12:54 »
Também sou mais um All in Black...
Embora o casaco da Macna tenha bandas reflectoras e felizmente a francesa que monto tem uns farolins que mais parecem de carros, mais me assusta as desportivas com aquele pirilampo minúsculo em vez de farolins.
Mas sinceramente para alguns enlatados com que me cruzo nem que se roubasse a lâmpada do farol de Peniche e montasse a zebra de entrada de porto ele me viam...  _martelada_

JorgeSilva

  • Visitante
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #10 em: 04 de Fevereiro de 2010, 13:45 »
Bem, posso incluir-me nas duas categorias, agora que comprei um casaco castanho-claro.
O meu capacete é cinza.
De qualquer forma penso que o preto, independentemente das questões já levantadas em matéria de segurança acaba por ser mais funcional no que diz respeito a uma utilização dia-a-dia.
Por outro lado, penso que sobretudo no verão o preto é menos amigo do conforto, pois aquece e retem mais calor.

De qualquer forma e, sobretudo, é tudo uma questão de estilo.

Abraço

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: all in black... sim, não ou talvez
« Responder #11 em: 04 de Fevereiro de 2010, 19:31 »
De facto, embora seja aderente do "all in black" (scooter, casaco e capacete pretos), penso que o preto não é benéfico (salvo em raras excepções) para a nossa visibilidade.

Em caso de menor visibilidade (exemplo: condições atmosféricas adversas), sou apologista e praticante do uso de colete reflector no sentido de mitigar essa falta de visibilidade.

No entanto, em face das novas tecnologias e quem é um confesso admirador do preto, poderá sempre aderir – a seu gosto e da maneira de achar mais conveniente - ao uso de materiais reflectores como os do link abaixo (destinado a bicicletas mas poderá ser adoptado para scooters, vejam o vídeo e ficam elucidados).

http://velocipedia.blogspot.com/2008/12/3m-fita-reflectora-preta.html
Atentamente

Tourister