
O primeiro fabricante a introduzir uma scooter elétrica em 1996, a Peugeot está de volta com a E-Vivacity que apresentou no EICMA 2010 de Milão.
Ao lançar a Scoot'elec no Salão de Colónia, em 1996, a Peugeot surpreendeu todos com seu sentido de inovação e competência tecnológica. Esta máquina pioneira tinha uma excelente autonomia de 40 km e pesava apenas 115 kg ... Mas era muito cedo para esta tecnologia ser vendida em série e depois de 3500 motas vendidas, foi retirada de produção em 2006… Parece que agora a procura começa a crescer junto dos utilizadores privados e das autoridades locais e existe todo um clima de grande receptividade do público e dos media para estes veículos...

Equiparada a uma scooter com motor térmico de 50 cc, tem um motor elétrico 4kW cujos custos de consumo serão de cerca de 40 cêntimos por cada 100 km. Isto significa que que circular anualmente 4000 km terá de pagar 16€.
A E-Vivacity usa uma bateria de iões de lítio, estável e eficiente, capaz de oferecer uma autonomia de 100 km antes de recarregar. A vida útil da bateria é anunciada como sendo de mais de 1000 recargas intensivas ou cerca de 40000 km. Para libertar espaço sob o assento e proporcionar um espaço de 35 litros, a bateria foi colocada na base do chassis. Este arranjo também proporciona um baixo centro de gravidade. O sistema electrónico de gestão da bateria (BMS Battery Management System) permite monitorizar a carga e a temperatura dos diferentes elementos, garantindo a segurança do sistema, melhorando a vida útil da bateria e optimizando a autonomia.
A E-Vivacity tem produção prevista para o próximo ano, por um preço ainda desconhecido.
Características:- Motor: eléctrico brushless, refrigerado a ar;
- Velocidade máxima de aproximadamente 50 km/h;
- Autonomia: 100 kms;
- Bateria: iões de Lítio-Cobalto (aprox. 25 kg);
- Modos pré-definidos: Economia - 45 km/h - Variável - Marcha-atrás;
- Tempo da carga: 4 horas;
- Capacidade: 2,9 kWh;
- Potência máxima: 4 kW;
- Sem embraiagem - motor eléctrico directo;
- Transmissão: Correia dentada;
- Quadro: Duplo berço em aço;
- Suspensão dianteira: garfo telescópico ø 32 mm;
- Suspensão traseira: monoamortecedor regulável;
- Travões: dianteiro - disco de Ø 200 mm; traseiro - disco Ø 190 mm;
- Pneu dianteiro e traseiro: 120/70 - 12
- Dimensões CxLxA: 1910x680x1168 mm;
- Altura do assento: 786 mm;
- Peso seco: 115 kg.
Fontes:
http://www.gizmag.com/peugeots-incredibly-frugal-electric-e-vivacity-scooter/13967/http://www.scooter-station.com/article.php?id_article=997&id_document=134http://globpt.com/2009/12/25/e-vivacity-a-scooter-electrica-da-peugeot/http://www.peugeot.com/en/news/2009/11/30/e-vivacity-or-the-eco-citizen-scooter.aspx?count=200&filterBy=1&page=1Traduzido e adaptado por amadeu ferro/2010