Marcas de Maxiscooters > Honda
[Honda EV-neo] A scooter eléctrica à venda a partir de 24 de Dezembro de 2010
Ferro:
Agora é a sério!!
A Honda prometeu que rapidamente iniciaria a comercialização de uma scooter eléctrica vocacionada para uso comercial e equivalente a uma 50cc, a EV-neo. Hoje cumpriu a sua promessa mesmo a tempo desta ser colocada no sapatinho, mas apenas de algumas companhias japonesas... Por agora!
Nos tempos que correm os projectos de scooters eléctricas fazem as delícias dos fabricantes de veículos de duas rodas, e dos outros também. À imagem da Smart e Mini, são já numerosos aqueles que imaginam a scooter do futuro, muitas vezes (se não sempre) eléctrica. Mas, realisticamente, excepto para a Peugeot, que deve lançar a sua e-Vivacity na próxima Primavera, os planos não passam de protótipos.
Mas para a Honda não! A Honda EV-neo, é uma scooter eléctrica pronta para entrega e que está a entrar na fase final do processo de comercialização. Será na terra dos samurais que alguns profissionais terão a sorte de serem os primeiros proprietários a escolher a sua num lote de cem unidades. Esta primeira frota permitirá recolher muita informação para a abertura geral ao mercado em Abril de 2011.
Os valores de venda serão de €4.450 e €5.200, dependendo das opções escolhidas (carregador rápido, suporte de bagagem, entre outros), o que torna compreensível que a Honda planeie vender este modelo a prestações ou leasing.
Nasceu a scooter de excelência
Ansiando por esta scooter eléctrica de performances semelhantes a uma scooter de 50cc a gasolina, os primeiros compradores da Honda EV-neo vão esperar até à véspera de Natal para poder usufruir dela. Será nessa altura que a Honda afirma disponibilizar este veículo de duas rodas limpo e eficiente. A marca do símbolo alado confidencia que os seus engenheiros trabalharam arduamente para construir um motor eléctrico que debita uma potência constante, quer seja em plano ou em subida garantindo uma generosa entrega de força a baixas rpm o que permitirá subir inclinações de 12% com uma carga de 30 Kg+condutor. Este motor irá funcionar recorrendo à energia de baterias de lithium-ion alimentadas por um carregador convencional ou por um carregador rápido que completa um ciclo de carga em 30 minutos se a temperatura exterior for de pelo menos 25ºC. Maravilhoso…
Para quando a chegada à Europa?
Por enquanto, a Honda vai comercializar a EV-neo somente no Japão. De acordo com a representação europeia existirão várias razões para que a comercialização no velho continente não esteja ainda prevista, todas relacionadas com o facto de que o nosso mercado ainda não está adaptado a este tipo de opção. Dado o seu alto preço e o seu desempenho (potência, vida útil da bateria e tempo de recarga) não se consegue sequer antever qual o sucesso que encontrará na terra do sol nascente. No entanto, se as leis foram endurecidas na Europa - se os centros urbanos se tornarem inacessíveis a motores de combustão, por exemplo - estes veículos da marca Honda surgirão rapidamente, prontos para propor uma nova solução de mobilidade. Alguns estão tão curiosos para experimentar a máquina, que quase desejam que cheguem essas medidas mais drásticas...
Informações técnicas
* Motor eléctrico síncrono do tipo brushless;
* Potência máxima de 2,8 kW (3,8 cv);
* Binário máximo de 1,1 daN.m;
* Autonomia de 34 km (a uma velocidade constante de 30 km/h);
* Bateria de iões de lítio- 72 V e 12,6 A;
* Pneu dianteiro 90/90x12, pneu traseiro 100/80x12;
* Travões dianteiros e traseiros de tambor com CBS;
* Garfo hidráulico;
* Monoamortecedor traseiro;
* Dimensões (CxLxA) 1830 mm x 695 mm x 1065 mm;
* Distância entre eixos de 1.250 mm;
* Altura do assento 756 mm;
* Peso 106 kg.Fontes:
http://www.motociclismo.es/Noticias/scooter-electrico-honda-ev-neo-ya-venta/10958
http://www.scooter-station.com/Honda-EV-neo-Le-scooter-electrique.html
traduzido e adaptado por amadeu ferro/2010
Sapiens21:
Cara, muito cara mesmo. Não estou a ver as empresas de pizza ou outras a adquirirem este modelo da Honda pelo preço a que é proposto.
Não falo das qualidades que terá, pois acredito que sejam muitas, mas o sucesso das electricas ainda não terá o seu verdadeiro arranque em força com este modelo!
Um abraço
marcopns:
Eu sou um dos maiores adeptos de veículos eléctricos aqui do forum, como tal ja fiz mais de 17 000km em motas eléctricas. A minha opinião sobre esta mota é que... a Honda devia ter vergonha de lançar isto no mercado...
zacli:
Na minha opinião, muito fraquinha na autonomia para o preço dela _pensador_, é esperar para vêr o que o futuro nos reserva...
As baterias são sem duvida o "calcanhar de aquiles" das motos electricas, falta autonomia.
Cumprimentos e boas curvas
Zacli
Carlujo:
Eu acho que os grandes construtores fazem questão que os VE sejam feios, para que não se vendam. _polb_
Alguém no seu perfeito juízo dava 5000€ por uma coisa tão feia?
Assim, sempre têm uma desculpa para não os produzir...
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa