Autor Tópico: Uma eléctrica portuguesa em estado de desenvolvimento  (Lida 4975 vezes)

orlando

  • Visitante
Uma eléctrica portuguesa em estado de desenvolvimento
« em: 15 de Dezembro de 2010, 10:23 »
Depois dos vários pedidos, aqui vai o relato do que foi um sonho e agora é uma realidade.
Certo dia, ao olhar para o nosso email e inquéritos feitos a clientes, verificamos que determinados clientes não tem interesse especial em fazer mais de 100kms, mas sim atingir outros tipos de velocidades e perfomances. Claro que também não pretendiam uma maxi-scooter, mas uma mota desportiva, com linhas modernas.
Assim, pegamos neste modelo e sonhamos com um protótipo que muito em breve, será um veículo comercial.
Começamos então à procura de 1 motor Hub, com as características pretendidas, desta feita, optamos por um motor de 10kw de potência nominal, mas que poderá no futuro evoluir para 15kw nominais, para mais de 25kw de pico.
Motor encontrado, passamos às baterias. Nada melhor do que umas A123. São 32 celulas (+ ou – 105volts) com 34,5 amperes. Futuramente, pensamos oferecer 2 tipos de bateria, consoante exigências do cliente.
Finalmente a peça principal, o controlador: só podia ser um Kelly de 18kw!
Pegamos nisto tudo, inventamos um pouco, e eis que surgiu a nova coqueluche da Sw para o mercado mundial. Se repararem ninguém tem um produto destes, e nós portugueses somos os primeiros a tê-lo.
O que nos falta fazer nesta mota:
- Marcha-atrás
- Utilizar o conta rotações como leitura de potência de motor, isto é, o conta rotações vai até aos 12.000 rpm entrando no vermelho aos 10.000rpm; assim como motor hub é de 10kw, saberão que estão a ultrapassar a potência nominal quando a agulha entrar no vermelho (está quase acabado)
- Travagem regenerativa na manete esquerda; esta travagem será progressiva, desde 0% até 100%
De resto, aceitamos sugestões...força, precisamos de vocês
Aqui um video
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, 10:36 por Admin4 »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Uma eléctrica portuguesa em estado de desenvolvimento
« Responder #1 em: 15 de Dezembro de 2010, 11:08 »
Na minha opinião o vosso espírito de iniciativa é excelente!! _palmas_


Como sugestão deixo:
Porque não fazem uma aposta na qualidade dos materiais e qualidade de construção tal como nas motas de marcas conceituadas? Boa qualidade de plásticos, sistema de iluminação, pneus... o produto será, por agora, um produto caro devido à baixa quantidade de produção, logo de ser caro não se livram.
Assim sendo, penso que é preferível pagar mais caro e ter um produto de alta qualidade a todos os níveis, do que pagar caro na mesma e ter um produto assimétrico onde a tecnologia é de ponta mas depois a qualidade de construção é artesanal e não inspira a mínima confiança...


Este produto tem aquilo que diferencia uma grande marca das outras?
  • Pneus bridgestone/dunlop/michelin?
  • Travagem combinada e ABS?
  • Plásticos, parafusos, borrachas de alta qualidade?
  • Soldas e pinturas anti-corrosão de alta qualidade?
  • Montagem de cablagens, tubagens, sistemas gerais cuidada e organizada?
Cumps, ;)





Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: Uma eléctrica portuguesa em estado de desenvolvimento
« Responder #2 em: 15 de Dezembro de 2010, 19:10 »
Caro companheiro Orlando,

Parabéns pela coragem da vossa iniciativa que é, a todos os títulos, louvável.

Como foram pedidos contributos e dado que eu da parte técnica não me atrevo a alvitrar (em face da minha ineptidão nesse campo), apenas posso, em termos genéricos, referir o seguinte:

No âmbito destes projectos – independentemente de se tratar de uma iniciativa muito meritória -, verifica-se que, por vezes, os mesmos não detêm o sucesso que, inicialmente, se antevê possível.

De facto, todos sabemos que os Portugueses são, no panorama internacional, uma referência ao nível da “invenção” de soluções inovadoras e simples que podem contribuir para melhorar o nosso dia-a-dia, no entanto, salvo poucas e honrosas excepções, nem sempre a originalidade e utilidade da “ideia” vê a luz do dia ao nível da sua comercialização.

Na minha opinião pessoal, esses projectos por vezes não avançam ou não detêm o sucesso esperado, dado que não conseguem reunir algumas das premissas determinantes, tais como:

a) Ao nível financeiro: Falta de parceiro (financiador) que possa assegurar o cabal desenvolvimento e a viabilidade económica do projecto;
b) Ao nível técnico: Ausência de parceiro estratégico (nacional ou internacional) que possa conferir ao projecto/produto uma qualidade, inovação e fiabilidade aceitáveis;
c) Ao nível da comercialização: Ausência ou deficiente publicitação do produto (caso o mesmo não seja do conhecimento do público em geral, está votado ao insucesso);
d) Ao nível da comercialização/assistência: Ausência ou deficiente rede de concessionários (venda e assistência técnica);
e) Preço: Ausência de preço competitivo em comparação com outros produtos existentes no mercado (sendo que o produto poderá ser, eventualmente, um pouco mais caro que o praticado pelos seus directos concorrentes se possuir qualidade e soluções inovadoras verdadeiramente apelativas para o comprador, ou seja, deverá consubstanciar uma verdadeira mais-valia);
f) Ao nível legal/defesa do produto: (i) Homologação do produto; (ii) Ausência de registos (para além da marca) das patentes/modelos no sentido de assegurar a originalidade do produto, evitando, por um determinado período de tempo, a sua “cópia” ou aproveitamento indevido da “ideia” por terceiros.

Existiriam certamente muitos outros pontos a abordar, no entanto, neste momento, foram estes os que achei mais relevantes.

Um abraço e que tudo corra bem  _pol_ _pt_
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, 19:13 por Tourister »
Atentamente

Tourister