Autor Tópico: 10 Regras para conduzir em Grupo  (Lida 52045 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #25 em: 29 de Abril de 2013, 22:44 »

Escrevi isto em outro tópico e venho copiar as informações aqui tbm, acho que são importantes.

Então para conduzir em grupo para mim ....quantas mais motas e mais ordeiras forem melhor!!

So não podem é (como as vezes acontece) pensarem em vocês próprios, todos temos de pensar nos outros!!
Alertar os outros dos obstáculos, esperar pelo que vem atrás, e principalmente nunca nadar ao meio !!


Isto é andar em grupo !!


Quem não andar assim, mais vale andar sozinho !!

Os únicos que andam ao meio da via são os que estão responsáveis pelas caravanas !!
O que vai a frente e o que vai atrás (Load Reader & Back Leader)


Existe sempre alguém que pensa que está mais certo que os outros, e anda tanto de um lado como do outro, mas isso está totalmente errado!!

Vou dar o exemplo dos enlatados, as rodas da esquerda não andam a circular só sitio da direita, pois nao ?
Conseguem a mesma fazer curvas e desviar de buracos, etc etc etc .... sem nunca se cruzarem, certo ?
Então é isso mesmo, se o da frente circula a esquerda, o que está imediatamente atrás vai circular a direita (podendo reduzir o espaço e aproximando-se mais do da frente)


O andar mais a esquerda, e/ou mais a direita possível, tbm é importante para que nunca aconteça algo como um toque, que pode ser grave....


Portanto respeitem a segurança dos outros, porque com isso asseguram a vossa propria segurança!!

Nao deixando de referir, que tbm é de extrema importância ir passando toda a sinalética para quem esteja a nossa retaguarda tbm perceba o que se passa a frente!!

- Abrandar
- Buracos na estrada
- Uma única fila a circular (por vezes temos de andar em fila indiana, aumentando o espaço entre todos)
- Duas filas
- Encostar a direita
- Obstáculos
- etc.

Para que tudo funcione em conformidade, todos........mas mesmo todos temos de ajudar !!

Por mim tanto ando com 100 motas como com 5 .... mas todos os outros automobilistas e tbm pedestres, param para ver passar tanta mota ....!!


E ...... lembrem-se

Isto não é andar em grupo


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #26 em: 29 de Abril de 2013, 23:01 »
Informação de qualidade.  _pol_

São estas regras que por vezes se vão esquecendo com o passar do tempo, mas de modo nenhum deveria isso acontecer.

Obrigado por, com o teu post, fazeres-nos relembrar aquilo que já lemos...mas que nunca é demais ler novamente!  _palmas_

JB

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #27 em: 07 de Maio de 2013, 00:18 »
Aqui fica um pequeno Video-Briefing de um evento: CPM sempre a apostar na segurança.

Obrigado Sapiens21 e cristina!

daniel

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #28 em: 07 de Maio de 2013, 18:46 »
Aqui fica um pequeno Video-Briefing de um evento: CPM sempre a apostar na segurança.

Obrigado Sapiens21 e cristina!

Belo vídeo JB.  _pol_
Apanhaste mesmo o momento certo e fizeste a respectiva publicação para mais companheiros saberem como proceder... _palmas_

Offline AJAM

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 67
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i (Ex-GTS 125 Evo)
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #29 em: 12 de Junho de 2013, 20:41 »
Bom tópico!   _pol_
Muito importante para uma primeira vez...
Que um dia será o meu caso   _lol_
"Eu já percebi porque gosto de SYM... Ainda não percebi porque tantos gostam de SYM"

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #30 em: 19 de Junho de 2013, 15:24 »
.......Conduzir em formação em espinha para uma viagem sem espinhas,hehe
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Oscar1958

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #31 em: 07 de Dezembro de 2013, 00:17 »
Mais uma vez aprendi algo interessante.

Obrigado

Oscar1958

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #32 em: 28 de Janeiro de 2014, 14:42 »
Sendo a primeira vez que vou participar em algo do género, foi-me bastante útil este tópico  _pol_ Obrigada
Espero cumprir e não cometer erros de principiante  no passeio do aniversário _pol_


Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #33 em: 28 de Janeiro de 2014, 15:04 »
Sendo a primeira vez que vou participar em algo do género, foi-me bastante útil este tópico  _pol_ Obrigada
Espero cumprir e não cometer erros de principiante  no passeio do aniversário _pol_

Fica tranquila, está reunida uma equipe de batedores experientes que te ajudam no que for necessário  _pol_

Mas lêr o tópico como acabas de fazer verás depois que é uma grande ajuda
Guerreiro

Blackpanther

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #34 em: 17 de Março de 2014, 23:47 »
Companheiros, esta informação pode parecer longa e chata no início, mas sem dúvida alguma, MUITO IMPORTANTE quando se conduz em grupo!

Abraço...e conduzam com juízo scooter_

joaomsraposo

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #35 em: 23 de Abril de 2014, 15:13 »
viva companheiros de rodas,
Eu também vou fazer a minha estreia em circular em grupo na mega caravana da ponte vasco da gama, espero não me atrapalhar  _martelada_, uma vez que ainda estou a dar as minhas primeiras "curvas" na minha SYM GTS Evo (GRANDE MÁQUINA), confesso que estou um pouco nervoso, mas com a ajuda de todos vós acho que vai correr tudo bem  _convivio_.
Um abraço a todos e boas curvas  scooter_.



Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #36 em: 23 de Abril de 2014, 15:33 »
Segue a maioria, é sem espinhas. Um á direita outro à esquerda não tem que enganar, desde que a malta circule assim vais estar até mais confortavel porque tens o teu espaço. Consoante a tua poisção não vais ter ninguem ao teu lado nem muito à frente permitindo ver tudo com antecedência, travar em segurança e/ou poderes desviar de buracos ou algo que surja na estrada sem estares preocupado se vais para cima de alguem. Esse é o objectivo de circular como circulamos e não o de parecer bonito. Lol
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

§u§y

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #37 em: 23 de Abril de 2014, 18:03 »
Boa tarde a todos!

Antes de mais parabéns pela informação que nos disponibilizam... É mesmo muito útil! _pol_
Vou participar pela primeira vez na Mega Caravana e apesar de parecer simples tudo o que está descrito, sei que podem haver dificuldades por inexperiência... :-?

Algo que vi no Briefing de Évora é a passagem da condução em escada para uma fila única...
Essa passagem tipicamente é feita em velocidade curta para dar tempo de todos se integrarem numa fila única com a devida distancia de segurança?
A comunicação entre os membros da coluna deve ser o mais "fluida" possível suponho (fazendo o mm que o "Load Reader"), pois pelo que vi dos grupos da Mega Caravana seremos 25 em cada grupo, imaginando que quem vai mais atrás não vê a sinalética do "Load Reader" preocupa-me que exista algum problema no decurso da caravana... :-? Eu por exemplo ainda não me sinto confortável em tirar as mãos do Guiador... :(

Confesso que estou um pouco nervosa com a Mega Caravana... dada a minha inexperiência nestas coisas! _corado_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #38 em: 23 de Abril de 2014, 18:18 »
§u§y, não estejas, é facílimo...

Nesse dia deves é aproveitar ao máximo a experiência. Os "Road Leader" são bastante experientes e acabas por perceber tudo no primeiro km! A partir daí é de "olhos fechados"...

Boas curvas!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

interceptor

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #39 em: 23 de Abril de 2014, 22:16 »
É assim mais ou menos como o follow the leader, só têm de fazer como o da frente faz e as coisas saem naturalmente.

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #40 em: 23 de Abril de 2014, 22:26 »
Companheira §u§y é normal que sintas algum nervosismo, mas, e há sempre uma mas...  ;)

Esse nervosismo irá desaparecer quando te aperceberes de como é fácil e natural a integração numa caravana  _pol_

Para além dos conselhos que aqui foram deixando e bem pelos companheiros... deixava apenas mais uma pequena dica, a rolar de tempos a tempos, inspira fortemente e liberta rapidamente todo o ar inspirado... isso irá deixar-te mais descontraída e irá libertar a eventual tensão que se terá alojado nos braços tornando-os rígidos, desta forma eles iram ficar mais descontraídos tal como tu própria.  _pol_

O resto é seguir a malta e  scooter_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

§u§y

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #41 em: 24 de Abril de 2014, 10:34 »
Obrigada a todos! :))

Sim... Vou aplicar algumas técnicas de respiração... Sem duvida que têm de facto ajudado a descontrair em momentos de maior apreensão durante a condução (quando chove por exemplo).  _pol_

Desculpem lá estes pânicos de rookie!  _Rolley_

Boas curvas! scooter_

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #42 em: 24 de Abril de 2014, 11:08 »
Obrigada a todos! :))

Sim... Vou aplicar algumas técnicas de respiração... Sem duvida que têm de facto ajudado a descontrair em momentos de maior apreensão durante a condução (quando chove por exemplo).  _pol_

Desculpem lá estes pânicos de rookie!  _Rolley_

Boas curvas! scooter_

Ve este video do 4º aniversario e ve se tem dificuldade na condução em grupo ? Vais ver que não.

&feature=youtu.be
SYM GTS 125i

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #43 em: 29 de Abril de 2014, 16:58 »
Susy, falo por mim, na primeira (e única) vez que andei em caravana com os companheiros do CPM, também estava com medo de fazer disparates ou não conseguir acompanhar. Mas vais notar um grande sentimento de ajuda entre os companheiros, principalmente para com os mais rookies como nós.  _corado_ _corado_
Vais ver que fica a vontade de participar em muitos mais passeios  _lool_ _lool_ _lool_

joaomsraposo

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #44 em: 30 de Abril de 2014, 21:11 »
Ve este video do 4º aniversario e ve se tem dificuldade na condução em grupo ? Vais ver que não.

&feature=youtu.be

Depois de ver o video e a exelente organização do CPM  _palmas_, fico com mais vontade de participar neste mega evento,... e já só falta 11 dias!!!  _lool_

Boas curvas a todos  scooter_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #45 em: 29 de Maio de 2014, 13:40 »
Como se deve circular em caravana!


Para andar numa caravana em segurança, todos nós temos de nos respeitar mutuamente, todos nós devemos apoiar quem mais precisa, e todos nós devemos de cuidar do próximo, sem nunca pormos ninguém em perigo ou risco imediato/constante.
Todos devemos conduzir em segurança própria, dando espaço necessário para travar em segurança do companheiro da frente, mas nunca tapar a visibilidade do companheiro que circula imediatamente a seguir a nós.
Posto isso, temos de circular numa coluna dividida, uns que circulam o mais à direita da via e os que circulam o mais à esquerda dessa mesma via (no mesmo sentido), mas sempre intervalados entre si.
Se imaginarmos um veículo de 4 rodas, temos a certeza que as 2 rodas da direita nunca se cruzam com as da esquerda, mantendo-se sempre uns mais à direita outros mais à esquerda.
Para melhor podermos conduzir em grupo, podemos partir do principio que estamos a uma velocidade confortável para apenas contabilizarmos 2 seg entre cada um. Assim todos vamos à mesma velocidade, seguindo e executado sempre as sinaléticas vindas da frente. Lembrem-se de ajudar os que atrás circulam, fazendo as mesmas sinaléticas dos da frente. (caso se sintam a vontade e em segurança para o fazerem, façam, é sempre uma mais valia)

Observemos a próxima imagem.


Uns à esquerda outros à direita, nunca ninguém ao centro, excepto o Road Leader e Back Leader

(de 2 em 2seg)

Existem situações, como obstáculos na via, que devidamente assinalados pelos motoristas da frente, que por vezes se terá de fazer apenas uma fila (ou fila única), mas temos de estar cientes que isso fará diminuir a velocidade e aumentar o tamanho da caravana.
Temos de ter consciência que em muitos casos, será melhor mesmo aumentar a caravana, pois não se pode por ninguém em perigo.
Temos de ter consciência também que nunca devemos travar a fundo quando surge algo pela frente mas sim tentar desviar e alertar o perigo para os outros.

Uma das coisas que ninguém deve mesmo fazer....... nunca andar ao centro da via!!

Quem o faz está privilegiado perante todos os outros, mas esquece-se que quem vem na sua retaguarda está precisamente numa situação desfavorecida, muitas vezes isso compromete toda a caravana pondo em perigo essas mesmas pessoas que circulam atrás dele.

Se circularmos mais à esquerda ou mais à direita, como se circula em coluna, conseguimos ver mais para a nossa frente do que apenas o motorista da frente. Consegue-se ver pelo menos 2 ou 3 motas mais à frente....
Se andarmos 2 seg distantes do que vai imediatamente à nossa frente (do mesmo lado) além de reduzirmos a distancia total da caravana pelo menos para metade.

Vejamos então o seguinte:

Se o que está a nossa frente tem 2 seg de diferença, o que está à frente dele está a 4seg, mas nós conseguimos ver os que está ao lado (mais à frente) dele que fica a 5 seg de nós....
Se tivermos sorte, e normalmente temos (o pessoal respeita os outros também) conseguimos ver o que está à frente desse que fica a 5 seg nossos, se isso acontece, então estamos a ver quem vai a 7 seg de nós e se ele travar ou fizer sinalética nós conseguimos perceber se algo se passa à nossa frente melhor ainda.




Vejamos mais uma imagem, para tentar perceber a lógica de andar em caravana.
(verde correcto / vermelho incorrecto)


Como podem observar na imagem anterior, nunca se deve andar ao centro para não prejudicar os outros.
Vamos conduzir com calma, olhando para os movimentos dos da frente, e principalmente tentando observar os que vão mais à nossa frente do "lado contrário" e assim podemos fazer um passeio/viagem em segurança para todos!


Posso dizer aos mais novos no forum, que não têm de ter receio de fazer algo errado, apenas têm de tentar fazer o que foi transcrito no e seguir o que os outros fazem.


Nas calmas tudo corre bem e não há que ter receios em fazer algo errado, ninguém está lá para vos "julgar, avaliar e/ou classificar" se alguém vos disser algo é apenas para ajudar, nada mais que isso!

Outra das coisas importantes é que ninguém ultrapassa ninguém, não estamos ali para fazer uma competição, nem para ver quem chega primeiro. Estamos ali sim para seguir o que vai à frente ( follow the leader ) e será ele que nos "levará a bom porto".


Portanto, ninguém ultrapassa ninguém, excepto alguém da equipe da organização, batedores ou filmagem


Se alguém à sua frente está a rolar na posição da esquerda, você tem de mudar e rolar na posição da direita, mas se por alguma razão houve uma troca à sua frente e esse alguém passou a rolar na posição da direita, então você terá de mudar de sitio novamente e ir rolar na posição mais à esquerda.



Observem mais esta imagem


(verde correcto / vermelho incorrecto)


Como podem observar, mais vale "acertar" as posições que andar em ultrapassagens só porque sim...

Lembrem-se, sempre à esquerda ou direita, lembrem-se dos 2 seg para o da frente e lembrem-se que ninguém pode perder o companheiro de trás, os da frente vão esperando pelo companheiro atrás e assim ngm se perde nunca.

Outra dica que dou é ........

Se o da frente se enganar, enganam-se todos sem problemas.... mas todos mesmo como uma caravana só!! Nunca 2 ou 3 caravanas desnorteadas porque se partiu, por um engano normal num ser humano.




Boas curvas


Nota Importante:
Isto é apenas um tópico informativo, nada mais que isso, e fica na inteira responsabilidade do próprio caso algo aconteça.
Lembrem-se que vocês são os próprios responsáveis em caso de acidente, por isso é obrigatório seguro individual para motos.
« Última modificação: 03 de Junho de 2014, 12:18 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #46 em: 29 de Maio de 2014, 16:21 »
Boas

Já existe neste tópico, acrescento por estar em Português e dando uma "achega" estes sinais podem até parecer insignificantes, mas são de uma importância fundamental quando circulamos em caravana.

Não se sintam ridiculos ao efectuar os sinais necessários, deles depende o companheiro que circula atrás de nós, como nunca deixem de "imitar" a sinalização que o companheiro da frente fez.

Pensem que o facto de "imitar" o companheiro da frente e não quebrando a cadeia todos os outros companheiros que venham atrás de nós ficarão alertados para algo com que se irão deparar.


NadiaConceicao

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #47 em: 04 de Junho de 2014, 10:27 »
Obrigada, nunca é demais relembrar  _pol_ _pol_

seveN

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #48 em: 04 de Junho de 2014, 10:49 »
Foi a única coisa que me "chateou" no evento de Sintra, estava em grupo e o companheiro atrás de mim ia colado a mim, por diversas vezes pós-se ao lado até que me acabou por passar e voltou a fazer o mesmo ao companheiro que seguia à minha frente. Depois quase na marina de Cascais uma companheira fez a mesma coisa pós-se ao meu lado, estragando a organização de motas mas desta vez não deixei passar e voltou para a posição correcta.

Não entendo porque tentam passar, o que ganham? Chegam 3 segundos mais cedo ao destino?

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #49 em: 06 de Junho de 2014, 20:33 »
Foi a única coisa que me "chateou" no evento de Sintra, estava em grupo e o companheiro atrás de mim ia colado a mim, por diversas vezes pós-se ao lado até que me acabou por passar e voltou a fazer o mesmo ao companheiro que seguia à minha frente. Depois quase na marina de Cascais uma companheira fez a mesma coisa pós-se ao meu lado, estragando a organização de motas mas desta vez não deixei passar e voltou para a posição correcta.

Não entendo porque tentam passar, o que ganham? Chegam 3 segundos mais cedo ao destino?

Foi alguém que nunca leu este tópico e que nunca tinha participado numa caravana CPM.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.