Geral > Segurança

10 Regras para conduzir em Grupo

(1/13) > >>

Admin3:
1. Verificar o estado das motos

Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.


2. Prever o itinerário

A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direcção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direcções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes.


3. Enquadrar os novatos

Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajecto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.


4. Ultrapassar um após o outro

Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.


5. Respeitar as distâncias de segurança

Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.


6. Antecipar as manobras

No caso de mudança de direcção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a activar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.


7. Vigiar a retaguarda

Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.


8. Em linha recta, condução em escada

A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.


9. Olhar longe para a frente

Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajectória.


10. Uma bóia de salvação: o telefone

Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.


Fonte: Clube Pan-European de Portugal: http://www.clubepaneuropean.org/tecnicas_conducao.asp#grupo


Conselho CPM:

Antes da partida, verificar os membros que não têm VIA VERDE. Estes deverão circular imediatamente atrás do Road Líder e abandonarem a caravana assim que se aproximar a praça de portagens devendo posteriormente recolocarem-se nas posições ocupadas anteriormente de forma a que o Road Líder confirme que a caravana está recomposta e possa acelerar o ritmo de marcha da caravana.

cristina:
Apesar de estar em Inglês, este trabalho deve ser de leitura obrigatória antes de participar pela 1ª vez num evento:
 
 
 
 
Fonte: http://msf-usa.org/index_new.cfm?spl=2&action=display&pagename=Library

Macsword:
Isto está bem porreiro.
Gostei de ler, muito útil.  _pol_

1SARSILVA:
 _pol_ _pol_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Muito bom.
Gostei de ler.

Jorge de Almeida:
Informaçoes muito uteis, algumas ate desconhecia.
Vou imprimir para ser mais facil de decorar.

Abraço.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa