Autor Tópico: Medir a tensão da bateria.  (Lida 10669 vezes)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Medir a tensão da bateria.
« em: 11 de Novembro de 2010, 03:50 »
1- Para medir a tensão da bateria trabalhe sempre em volts, pegue no multímetro e meta-o na escala de 20 volts.
2- Ligue o fio preto ao terminal negativo da bateria e o vermelho ao terminal positivo, estes terminais encontram-se sempre identificados na bateria com os sinais (-+)
O resultado deve ser sempre superior a 12 volts, se for superior ou igual a 12.5 a bateria esta carregada, se acusar abaixo 12.5, comece a pensar numa bateria nova.
4- Também podemos medir  se alternador esta em bom estado.
Fazemos o mesmo passo descrito atrás o valor mostrado deve ser de pelo menos 12.5 volts,  depois ligamos a mota, o valor dos volts vai descer e depois vai começar a subir até obtermos um valor entre os 13.5 a 14.5 volts.
Se o valor descer e não voltar a subir então o nosso alternador já teve melhores dias.

Se não fui explicito apitem. _vinho_
« Última modificação: 11 de Novembro de 2010, 03:59 por nunompires »
[/URL]

TOG

  • Visitante
Re: Medir a tensão da bateria.
« Responder #1 em: 11 de Novembro de 2010, 09:03 »
Já agora, alguém sabe qual o tempo médio de duração de uma bateria?

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Medir a tensão da bateria.
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2010, 09:15 »
Já agora, alguém sabe qual o tempo médio de duração de uma bateria?

Depende da Km, tempo de serviço e do uso que dás a mota, sem esquecer a marca da mesma.
Em média nas motas duram cerca de 2 anos pelo que tenho visto, aconselho verem a bateria a cada 6 meses, no caso da GTS o local esta muito acessivel!
[/URL]

vasco

  • Visitante
Re: Medir a tensão da bateria.
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2010, 13:44 »
gostei do topico , já comprei um carregador no lidl , caso aconteça algo mete-se a carregar...

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Medir a tensão da bateria.
« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2010, 13:47 »
A minha durou 2 anos e 10 meses, e se não fosse o bemdito alarme que lhe montei, aposto que durava mais  _martelada_

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Medir a tensão da bateria.
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2010, 23:51 »
A bateria da minha forguneta ainda dura, desde o ano 2006 até ao momento, ultimamente de manhã no 1º arranque não utilizo o start, utilizo o pedal para suavezar, porque o motor durante a noite arrefece mais

Offline moore3

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 139
  • Localidade: Évora
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: T max 500
Re: Medir a tensão da bateria.
« Responder #6 em: 12 de Novembro de 2010, 17:57 »
A bateria da minha forguneta ainda dura, desde o ano 2006 até ao momento, ultimamente de manhã no 1º arranque não utilizo o start, utilizo o pedal para suavezar, porque o motor durante a noite arrefece mais


Acreditem ou não, a bateria do meu 106 gti (que só anda um dia por semana...) dura desde o ano 2000 _careta_ _pol_

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Medir a tensão da bateria.
« Responder #7 em: 12 de Novembro de 2010, 18:21 »

Acreditem ou não, a bateria do meu 106 gti (que só anda um dia por semana...) dura desde o ano 2000 _careta_ _pol_
Eu acredito porque a do meu Seat durou 8 anos. Por outro lado tenho um familiar motorista, que só pega no carro 1 vez por mes, que tem trocado de 2 em 2 anos.
O segredo é manter as baterias carregadas, pois danificam-se quando descarregam acima dos 50%. Estas baterias têm uma elevadíssima auto-descarga, associado ao facto de vários componentes electrónicos, como os alarmes, continuarem a consumir, faz com que, quando o veiculo passa muito tempo parado, elas passem muito tempo com a carga em níveis baixos. Uma boa soluçao é comprar um carregador de baterias e dar uma carga, por ex de 15 em 15 dias. Tambem ja vi um pequeno painel solar, para colar no vidro do carro e através do isqueiro manter a bateria carregada.
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Jony

  • Visitante
Re: Medir a tensão da bateria.
« Responder #8 em: 17 de Novembro de 2010, 19:41 »
Olá

Em termos de duração convém ver o nivel de electrolito regularmente.

No verão ele evapora-se com facilidade e mesmo as baterias seladas ditas sem manutenção normalmente têm sempre uma tampa para poder verificar o nivel.

se as placas estiverem á vista atestem com água destilada +- 5 mm por cima das placas e depois uma boa carregadéla durante 24 horas.

a bateria da minha majesty ainda é de origem ( 6 anos ) e tenho alarme .

Já fiquei sem bateria 4 ou 5 vezes e é só meter água carregar e andar novamente.

« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 19:41 por Jony »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Medir a tensão da bateria.
« Responder #9 em: 25 de Novembro de 2010, 13:41 »
mas para prevenir calafrios, convem sempre fazer a manutenção a bateria e ver os valores.
Baterias em mau estado, aumentam o consumo, dao cabo de alternadores e não só.
E depois quem nos leva a beber umas jolas?
[/URL]