Autor Tópico: IUC 2026  (Lida 16096 vezes)

LeoLopes

• Visitante
IUC 2026
« em: 13 de Novembro de 2025, 15:06 »

Boas ...
Alguém me sabe explicar como vais ser o critério das cobranças ?

No meu caso tenho duas 125 na qual estão isentas por serem de meses diferentes de registos mas agora com o novo pagamento em Fevereiro se for acumulado os valores já passa dos 10€ que as finanças cobra valores .
 _pensador_

Offline osnofa

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Marca: SYM
  • Modelo: Joyride 300
Re: IUC 2026
« Responder #1 em: 20 de Novembro de 2025, 16:03 »
A legislação ainda não foi publicada, embora muita gente (imprensa em geral) já saiba tudo sobre o IUC 2026 mas... existe muito por esclarecer. O teu exemplo é um deles. Pela leitura singela do que por aí se escreve quem tem IUC acima de 100 euros pode pagar em 2x (fevereiro e outubro), mas é por veículo e não por contribuinte. Assim quem tenha 5 carros a 99 euros paga 495 euros.
Outra questão e não menos importante é o que acontece aos veículos com matrícula de final de ano, p.ex. novembro ou dezembro. Paga em 2025 e em fevereiro de 2026 paga outra vez. É um autentico esbulho por parte do Estado. Já se houve falar de que haverá uma norma transitória para estes casos mas está tudo ainda em estudo. Para mim é simples de resolver, após pagamento em 2026 a AT-Autoridade Tributaria devolveria os meses cobrados a mais (tal como fazem as seguradoras, quando anulas o seguro devolvem os meses que faltam para o fim da anuidade)
Sim, o IUC era devido na data da matrícula e quando se pagava era por uma anuidade (365 dias)  e não por um ano civil ( 1 janeiro a 31 dezembro) tal como muito boa gente anda agora a dizer.
“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida..”
SÓCRATES, filósofo grego (436 a.C.-338 a.C.)

Offline Gilette

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: AN 650 Burgman 2009
« Responder #2 em: 20 de Novembro de 2025, 18:24 »
Eu gostava é de saber como será nos stands de usados.

Porque o título de propriedade apenas muda quando vendem o veículo.

Então quem paga? o anterior proprietário que tem o veículo ainda em seu nome nas finanças terá de se desenrascar com o stand de maneira a chegarem a consenso, o stand poderá ou não reembolsar a despesa do IUC.

E aqui serão muitos casos duma vez para gerir.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2025, 18:27 por Gilette »
Saudações em "V"

Offline Scooterado

• MaxiScootard
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2025, 11:33 »
Companheiro Gilette, não vejo claramente onde está o problema, a mota/scooter que está no stand já terá o IUC deste ano pago pelo antigo proprietário e o novo adquirente pagará o imposto de 2026 e por exº caso este pretenda vender a mota digamos em Junho/julho 2026 poderá aqui sim, refletir algum valor do malfadado IUC no negócio de compra e venda com o dono seguinte ( pedir + algum para cobrir metade do imposto por exº ) Penso eu de que!
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_ 
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Gilette

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: AN 650 Burgman 2009
« Responder #4 em: 02 de Dezembro de 2025, 16:09 »
Companheiro Gilette, não vejo claramente onde está o problema, a mota/scooter que está no stand já terá o IUC deste ano pago pelo antigo proprietário e o novo adquirente pagará o imposto de 2026 e por exº caso este pretenda vender a mota digamos em Junho/julho 2026 poderá aqui sim, refletir algum valor do malfadado IUC no negócio de compra e venda com o dono seguinte ( pedir + algum para cobrir metade do imposto por exº ) Penso eu de que!
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_

Sim, é disso que falo e pouca gente compra moto no Inverno, a maior parte o fará depois de fevereiro.

Mas eu também estava a falar de stands, quando fazem retomas não colocam em nome da empresa, passa do antigo proprietário para o seguinte.

Então se as motos ainda estiverem por vender em fevereiro como fica? ainda estão em nome do proprietário antigo e vão pedir a esse para emitir o IUC para pagamento.

Digo que são muitos casos para gerir num só mês e o grau de chatice vai depender da cilindrada.

Saudações em "V"