Autor Tópico: Duvida para nova aquisição  (Lida 187 vezes)

Offline jmota

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Duvida para nova aquisição
« em: 02 de Novembro de 2025, 19:37 »
Boa noite,

conforme o titulo, vou comprar uma scooter para me deslocar aqui no Funchal e possivelmente algumas voltas maiores de vez em quando.

A geografia da ilha é acidentada com grandes subidas e descidas e eu peso 88kg, o que contraindica, a meu ver, uma 125cc. Posto isto estou a pensar comprar algo entre os 250cc e os 350cc.

Tenho em vista gastar cerca de 4500/5000€, se for menos melhor, e as motas que tenho estado a ver em 2ª mão são as Forza 300 e as XMAX 300, isto a rondar 2019/20 como ano de matricula. Vi entretanto alguns vídeos da Voge SR3 e como nova também encaixa no preço. E a minha dúvida é:

Vale a pena arriscar nas japonesas com cerca de 6 anos e 20000/35000km, ou, mais vale ir para uma chinesa nova? Neste caso, a Voge? Ou, caso se lembrem, de outro modelo e marca a rondar o mesmo preço.

Desde já agradeço toda a ajuda!

jmota

Offline VIRIATO_KEEWAY

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Cartaxo
  • Vai devagar para chegares cedo!
  • Marca: KEEWAY
  • Modelo: VIESTE XDV125 (2025)
Re: Duvida para nova aquisição
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2025, 00:23 »
Eu acho que se não fores andar com pendura nas voltas grandes, uma 125cc também pode ser opção, e há encontras algumas na ordem dos 3.000 novas. Falo isto porque eu peso 90 e se fôr sozinho a moteca sobre bem, com pendura já a história é diferente. Abraço
KEEWAY VIESTE XDV125 (JUL2025) - 0 a 2.000km (15/10/2025)

https://www.tiktok.com/@viriato.keeway.125cc
https://www.youtube.com/@ViriatoMotovlog

Offline Motoscoot

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Localidade: Porto
  • Marca: Honda e +
  • Modelo: SH300\Z650
« Responder #2 em: 03 de Novembro de 2025, 14:15 »
Boa tarde,

Para mim nem sequer é opção. Uma moto japonesa com 30000km minimamente mantida está nova e tem fiabilidade demonstrada. Uma chinesa 0km já é outra história (pelo menos por agora). A minha tem 80000km, andou até eu me aperceber com o sistema de refrigeração entupido, sobreaqueceu duas vezes e não dá qualquer sinal de falhar (puxa tão bem ou melhor do que quando era nova sem fumos nem outras anomalias). Já tive uma 125cc e sem pendura nunca se negou a qualquer subida mas claro que as 300cc são outro campeonato mas também gastam quase o dobro de uma pequena 125.

Offline CSM1910

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX125
« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2025, 16:20 »
Também sou do Funchal, tive uma PCX 125 e esta nunca me deixou ficar mal, mesmo vivendo em zonas altas (Monte), isto claro sem pendura. Acabei por trocar por uma ADV350, mais por uma melhor sensação de segurança na via rápida que propriamente falta de força nas subidas, é outro campeonato, mas os consumos não têm nada a ver. Eu optaria sempre pela japonesa, mesmo reconhecendo a qualidade de muitas chinesas, em caso de qualquer problema a probabilidade de existir peças em stock é muito maior nas primeiras. E com a insularidade, é sempre pior!

Offline mlvtecpt

• Moderador Global
  • MaxiScootard Júnior
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Triumph
  • Modelo: Tiger Sport 660
« Responder #4 em: 04 de Novembro de 2025, 14:28 »
Se tiveres hipótese procura também pelas KYMCO ou SYM.

São motas fiáveis... Só não sei como é assistência na Madeira... _pensador_
-> Kymco Downtown 125 2014-2023
-> Kymco Xciting S400i 2023-2024
-> Triumph Tiger Sport 660 2024-20??

Offline Gilette

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i 2020
« Responder #5 em: 04 de Novembro de 2025, 16:30 »
Acho que aqui o principal é mesmo a assistência.

No Funchal temos Suzuki/Sym e Honda.

Tive Sym GTS 125 (carburadores) e 300 (injecção) durante muitos anos, a 300 foi a última, já estava com 90.000 kms sem problemas, a unica coisa que me custou os olhos da cara foi o sensor Lambda, apenas troquei porque surgiu uma oportunidade para uma Burgman 650.

A SYM é de Taiwan e tem um histórico de colaboração com a Honda.

Gosto da Voge SR4 e sei que as chineses estão muito competitivas mas também têm muita electrónica, de invejar as marcas mais famosas, mas eu não compraria até passarem alguns anos e conseguir averiguar da fiabilidade.

Boas compras!
Saudações em "V"

Offline jmota

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #6 em: 04 de Novembro de 2025, 17:46 »
Obrigado pelas respostas.

Estou ainda a ver. Ontem estive no stand a ver uma QJ Fort 4.0, cheia de equipamento, mas aquilo é enorme! Não me vai ajudar muito no transito citadino. Continuo à espera que apareça uma Forza 350 em 2ªa mão ou que as X-MAX que estão à venda desçam de preço....
Tenho aqui no Funchal algumas X-MAX à venda, a partir dos 5000€ e uma Techmax a 5500€ de 2023 com 24000km.
Forzas só uma 300 de 2019, mas não diz os kms, vem com um akrapovic e amortecedores ISS, talvez já tenha muitas histórias para contar...

Como disse, vou ter de continuar a procurar...

Offline LeoLopes

• MaxiScootard
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yama/vespa
  • Modelo: Nmax /Primavera
« Responder #7 em: 04 de Novembro de 2025, 18:28 »
Boas ....
Para andar na Madeira ia para uma Vespa ... para dar ai umas voltas convívio com o grupo da Vespas Maradas  _Rolley_

Pois a Forza tanto como a xmax são boas opções .... boa escolha 

Offline jmota

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #8 em: 07 de Novembro de 2025, 07:03 »
Boas!
Não conseguindo encontrar nada dentro das Forza ou XMAX com preços mais em conta, apareceu-me ontem uma NMAX, de agosto deste ano, com cerca de 2000km a um preço simpático e segui para o negócio.
Tem uma particularidade engraçada...era a mota do Sr. Padre aqui da cidade, ao que parece. Já deve de vir benzida e abençoada!

Abraço