Autor Tópico: Suspensão/ Amortecedor Honda Integra 750  (Lida 217 vezes)

Offline AFC

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2022
  • Mensagens: 6
  • Localidade: Milharado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750
Suspensão/ Amortecedor Honda Integra 750
« em: 15 de Março de 2025, 12:45 »
Bom dia comunidade scootard!

Queria partilhar a história de como alterei significativamente a ciclística da minha Honda Integra NC750 de 2016, com uma boa manutenção e algum trabalho.
O motor destes modelos é indestrutível pelo que não há muito a melhorar.
O problema era que as minhas costas e os meus rins já com 43 anos andavam-se a queixar das estradas irregulares, e de todas no geral, ao ponto de estar a equacionar trocar de mota por uma mais confortável que a Honda Integra 750... _lol_
Depois de uma viagem aos Picos da Europa, e do sofrimento geral, tinha de fazer alguma coisa.

Abaixo envio outra mensagem com imagens.
Saliento que as marcas mencionadas foram as melhores que encontrei para o efeito, nada mais. E que é preciso um kit com alguma variedade de ferramentas base. As mais incomuns indico na descrição quais são.

Primeira coisa a fazer: manutenção da suspensão dianteira que nunca tinha sido feita: há vários vídeos no youtube, para a Honda NC750X por isso foi fácil encontrar um plano de ação.
Lição importante aprendida: muito cuidado com os retentores novos dado que os primeiros tiveram uma fuga logo ao fim de um mês. E não tinham sido dos mais baratos, obrigando a repetir todo o processo...
Solução foi comprar retentores da SKF e o problema ficou resolvido. Pelo que pesquisei a Honda utiliza retentores NOK de origem, mas os SKF são um pouco melhores.

Outra lição importante foi comprar a ferramenta própria para encaixar os retentores nas bainhas. É um batente que abraça o tubo da suspensão, batendo nos retentores para os encaixar no sítio certo. No caso das Honda Integra 750 é de 41mm. (imagem na mensagem seguinte)
Também só se consegue fazer esta manutenção com uma chave estilo inglesa que tenha abertura suficiente para desapertar as "tampas" superiores das bainhas, que salvo erro têm 38mm.

Segunda tarefa mais fácil: trocar as pastilhas de travão para EBC double sintered HH. Isto foi fácil, e venderam-me no representante Honda a um bom preço. Foi só trocar em casa.

Terceira tarefa foi a mais difícil de encontrar solução e a que se notou maior melhoria: o mono-amortecedor traseiro.
Há uns anos atrás contactei em Leiria a Sosuspensões que faz a manutenção, reconstrução e afinação completa de qualquer tipo de amortecedor, e já utilizei noutra mota. Foram impecáveis e regularam de forma diferente para ficar mais macia. Mas na altura há cerca de 15 anos cobraram cerca de 250 euros, e tive de desmontar e enviar o amortecedor por correio, ficando com a GS650 parada 2 semanas.

Desta vez decidi procurar o que encontrava no mercado online para comparar. Mas o problema é que não é fácil encontrar algo específico para a Honda Integra 750. Tudo o que encontrava era para a NC750X, ou versões similares.
Até que decidi recorrer ao CHAT GPT e não é que me recomendou o mono amortecedor traseiro com a referência da NC750S, a versão naked? Fazia sentido, pela altura da mota, pelo que decidi investigar as especificações e eram iguais.
Depois de comparar preços decidi utilizar a YSS, que já conhecia do upgrade que fiz na Honda Forza 300, e que só tenho a dizer bem, muito bem face à relação preço qualidade.
Mais uma vez através do chat gpt procurei o melhor preço, e por cerca de 320€ conseguia ter um mono-amortecedor novo. Na Ohlins precisava de 800€... para a mesma peça.
Depois de muitos meses a procurar uma referência que desse para a Honda Integra e de muitas dores de costas a finalmente tinha o que precisava.

A substituição no mono-amortecedor traseiro está explicada na mensagem seguinte

Veredicto depois desta manutenção, principalmente da última parte: tenho uma Honda Integra 750 NOVA, mais confortável e acima de tudo muito diferente na estrada, por vários motivos além do conforto: a dinâmica em curva e em travagem. A mota fica mais fácil de pilotar, mais estável, mais reativa, já não parece um camião carregado a curvar, parece mais um comboio TGV, num carril.  ;D
E não sinto a afundar constantemente, a ciclística fica melhor porque a mota reage de forma mais controlada, sem baloiçar toda para a frente e para trás, sem parecer mole e com falta de tacto. Ao ponto de sem querer estar a curvar na A8 a 150km/h com a estrada ensopada em água, durante a tempestade Jana, a pensar que estava a 110km/h. (Aqui os pneus também ajudaram)

E já não preciso de trocar de mota.
Próximo desafio: trocar as esponjas do assento por umas novas.
Abaixo ilustro alguns pormenores com imagens, espero que ajuda outros proprietários de Honda Integra!

Saudações scootards.







« Última modificação: 15 de Março de 2025, 17:24 por AFC »

Offline AFC

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2022
  • Mensagens: 6
  • Localidade: Milharado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750
Re: Suspensão/ Amortecedor Honda Integra 750
« Responder #1 em: 15 de Março de 2025, 17:13 »
Aqui ficam algumas imagens que ilustram a mensagem anterior, onde fiz uma manutenção da suspensão, travagem e amortecedor da minha Honda Integra NC750, de 2016, mudando para melhor.
Foco apenas os pontos mais importantes, "pain points", dado que há muitos vídeos no Youtube com todos os pormenores.

1-Suspensão dianteira:
Para desmontar as tampas roscadas no topo das forquilhas dianteiras, é preciso uma espécie de chave inglesa de grande amplitude, para abrir até 38mm pelo menos:
   

Começa-se por desmontar a roda e as maxilas do travão dianteiras.
Depois pode-se desapertar cada tubo da suspensão e voltar a montar um pouco mais acima para se aceder e desapertar a tampa roscada das bainhas mais facilmente, conforme ilustrado abaixo: A forqueta está montada temporariamente numa posição acima, a sair pela zona do painel de instrumentos.
   

Fora da mota seria preciso recorrer a um torno para fazer-se o desaperto destas tampas roscadas, prendendo o tubo da suspensão.

No youtube é vários vídeos a ilustrar esta operação de desmontagem de toda a suspensão dianteira pelo que não vou entrar em mais detalhes exceto mostar a tal ferramenta útil para encaixar os retentores das bainhas na posição certa, sem os danificar. No caso das Honda Integra NC750 é 41mm.
   

Saliento a importância de colocar uns bons retentores, caso contrário passado pouco tempo é preciso refazer tudo, porque uma fuga de óleo da suspensão vai escorrer para o disco do travão, colocando em causa a segurança da mota! (NOK é a marca de origem /SKF é uma marca reconhecida)

2- Travagem
Utilização de pastilhas EBC double sintered vendidas num concessionário Honda: em comparação com Brembo que utilizei noutras motas não ficam atrás, antes pelo contrário.
   

3- Amortecedor Traseiro YSS:
Há vídeos no Youtube para a NC750X, que demonstram mais facilmente, aqui apenas partilho como amador, como é na Honda Integra 750.
Demorei cerca de 1:30m a fazer esta operação, que não é complexa de todo.

Especificações da YSS
   

3.1- Desmontar tampas laterais, retirando a cavilha plástica, com chave philips, de ambos os lados da mota:
        

3.2 - Desencaixar a tampas adjacente, que fica por cima do poisa-pés, uma de cada lado da mota.
Basta apenas desencaixar parcialmente, não retirei nenhum parafuso, e é possível aceder ao quadro de ambos os lados da mota:
     
 

3.3- Do lado direito da mota (estando montado nela), há um canal no quadro, por cima do apoio do pé direito do pendura, onde é possível entrar com uma chave de caixa de 17mm, mas com extensor.
É assim é que se acede à porca que segura o parafuso superior do amortecedor:
      

Para segurar a cabeça do parafuso no lado oposto do quadro (lado esquerdo) é preciso uma chave sextavada interior de 8mm comprida.
 

3.4 - Ao desapertar o conjunto vai sair a porca do lado direito, e por enquanto deixamos ficar o parafuso que segura o amortecedor no mesmo sítio:
   


3.5 - Vamos para a parte inferior do mono amortecedor:

Comecei por colocar um macaco e subi-o até tocar no monobraço traseiro:
   

Na parte inferior da mota, junto à roda temos uma peça triangular.
Nesta peça desapertamos apenas os parafusos que seguram os dois braços mais finos primeiro, e depois o parafuso do meio, que segura o mono-amortecedor.
Utilizei chaves de caixa sextavada de 17mm para as porcas, e 14mm para segurar a cabeça dos parafusos, enquanto desapertamos.
      

3.6 Depois, pode-se desencaixar por completo o amortecedor antigo, retirando o parafuso superior, e o amortecedor sai por baixo:
   
Aqui ao lado do novo, para comparação:
 

3.7 - Durante esta operação utilizei uma tina com gasóleo, e algumas escovas para limpar bem esta parte da mota que estava bastante suja:

     

Cuidado para proteger a roda traseira, de forma a não ficar suja de gasóleo, o que é perigoso.

Podemos aproveitar para lubrificar o rolamento de agulhas que está neste triângulo, como foi feito.
Devemos até desmontar este triângulo por completo, desapertando todos os parafusos, limpando, e lubrificando com massa consistente todos os rolamentos. Já fiz esta operação há um ano, pelo que não o fiz agora.

3.8- O amortecedor novo vem já completamente afinado para esta mota.
Tem regulação de "rebound", com 30 clicks/posições para lado esquerdo e direito: S- Soft / H - Hard, onde se ajusta o nível de dureza.
Foi colocado no mais soft, ou seja no primeiro click, depois de ver a opinião num vídeo de um companheiro que também colocou YSS numa Honda NC750X.
E pelo que já experimentei a mota fica "no ponto", confortável sem ser mole, nem comprometer em nada o desempenho.
     

3.9- Depois de tudo limpo, e lubrificado repete-se a operação pela ordem inversa, começando pelo aperto inferior do amortecedor:
   

E voilá. Foi esta a operação completa que partilho porque é difícil encontrar esta informação específica para a Honda Integra NC750.

Qualquer questão ou comentário estou aqui.

Saudações scootards!

« Última modificação: 15 de Março de 2025, 17:27 por AFC »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 710
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Suspensão/ Amortecedor Honda Integra 750
« Responder #2 em: 16 de Março de 2025, 20:05 »
excelente partilha

muito obrigado!