Clube Português de Maxiscooters
Por favor
Entre
ou
registe-se
.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Fórum
Ajuda
Pesquisa
Calendário
Entrar
Registe-se
»
Geral
»
Assuntos Diversos
»
Comportamento e tratamento scooter e moto
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Comportamento e tratamento scooter e moto (Lida 219 vezes)
hoxton
MaxiScootard Júnior
Localidade: Aveiro
Marca: Honda
Modelo: ADV 350
Comportamento e tratamento scooter e moto
«
em:
13 de Janeiro de 2025, 20:06 »
Olá Companheiros.
Espero que estejam bem.
Minha carreira nas duas rodas, começou em 2019 com uma Forza 125. Depois em 2023 comprei uma ADV350 que foi minha companheira até dias atrás.
Durante estes 4-5 anos, raros eram os motociclistas que me cumprimentavam. Cheguei a ter dificuldades no trânsito (no início) e nenhum motociclista parou para oferecer ajuda. Em estradas nacionais, vias rápidas etc. eu cumprimentava motociclistas e raramente era respondido.
Pois bem, agora em janeiro/2025 comprei um Honda NX500. Tristemente observei uma mudança: MUITOS, quase todos os motociclistas me cumprimentam - eu nem preciso iniciar a saudação. Como as mudanças são novidade para mim, logo no segundo dia, fiquei nervoso no transito e não conseguia meter a 1a. marcha - a moto foi abaixo e parou o transito atrás de mim. Em SEGUNDOS um motociclista encostou ao lado e ofereceu ajuda.
Sinceramente, é triste observar isso. Companheiros que desconsideram completamente quem está de scooter - e não é pelo custo da máquina, porque minha ADV350 custou mais do que muita moto que anda por aí.
Enfim, fica o desabafo.
Registado
lrodrigues
MaxiScootard Júnior
Localidade: Porto
Modelo: Forza 350
Re: Comportamento e tratamento scooter e moto
«
Responder #1 em:
13 de Janeiro de 2025, 20:08 »
Infelizmente é uma realidade.
Sinto o mesmo. Tenho uma Forza 350 e uma GS 1200, e o comportamento dos outros motociclista é o que referes...
Registado
Sergio-fininho
MaxiScootard
Localidade: Seixal
Marca: honda
Modelo: pcx power by fininho
«
Responder #2 em:
13 de Janeiro de 2025, 20:53 »
Já á alguma anos que tinha referido isto.. não querendo ser muito "mau" mas a malta das 125 ( e se for scooters) são do pior....
Eu próprio faço parte desses ... Quantas e quantas vezes fico com a mal no ar afazer figura de parvo....enfim.... Tudo neste mundo está mudado....
Registado
https://www.youtube.com/channel/UCnQAbjChQXBIdneGqwWyL5w
HJRD
MaxiScootard Júnior
Localidade: Évora
Modelo: ADV 350
«
Responder #3 em:
13 de Janeiro de 2025, 22:43 »
Viva. Também tenho uma ADV 350, com a qual tenho percorrido praticamente todo o Alentejo e arredores, e efetivamente também me acontece nem sempre me ser retribuído o tradicional cumprimento dot dois dedinhos em V. Julgo existirem várias explicações para tal. Uns nem percebem o que vou a fazer, outros não saberão sequer o significado de tal gesto, e sim, alguns nem farão caso, por verem que vou numa scooter, e não numa moto "a sério". A verdade é que sempre houve quem fizesse distinção entre essas motos "a sério", e as outras. Já não década de 90, quando me iniciei no mundo das duas rodas, com a minha primeira cinquentinha (uma Aprilia RS 50), verificava isso. Com o tempo (e à medida que fui tendo motos maiores), fui adquirindo um hábito que mantenho até hoje. Se me cruzo com algum companheiro das duas rodas na estrada, faço invariavelmente o vêzinho. Seja um miúdo numa DT50, um velhote que vai para a horta de scooter, um tipo numa Harley, alguém todo enlameado de ter andado a fazer TT na sua moto de cross, um grupo em potentes RRs... Eu cumprimento sempre. Se me cumprimentam de volta, é lá com eles. Eu cá, continuo a minha viagem de consciência tranquila...
Registado
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."
Gilette
MaxiScootard Júnior
Localidade: Queluz
Marca: Sym
Modelo: GTS 300i 2016
«
Responder #4 em:
14 de Janeiro de 2025, 09:38 »
Pois eu já ando de moto há mais de 30 anos.
Em todo o tipo de moto, de desportivas a scooters, passando por trails.
Nem sempre é possível cumprimentar em segurança, principalmente nas vias rápidas, claro.
Mas de há uns anos para cá que verifico que as scooters andam mal cotadas na estrada e esta atitude tem proporcionalmente a ver com o aumento de scooters das entregas, estes não sabem conduzir, não respeitam nada (nem o código de estrada e as prioridades nas vias) e tratam mal as scooters e também não cumprimentam os outros, apenas entre eles, se tanto, além de serem parcos em higiene.
Por causa deste novo fenómeno que começou durante o confinamento e que está em constante crescimento, com competição feroz entre os entregadores, preocupa-me mais como os automobilistas vêm os condutores de scooters no geral, porque a irritação por parte deles para com este género de motos tem aumentado, posto que vejo mais cortesia por parte dos automobilistas para com as motos do que para com as scooters.
Eu cumprimento os outros scootards como eu mas já me deixei de cumprimentar os entregadores (às vezes não vemos a mala atrás e não sabemos que são entregadores) pois é certinho que se tiverem a mala atrás cagam para ti, o caricato é que às vezes me cumprimentam mas depois que vêm que não sou entregador retiram logo o gesto.
«
Última modificação: 14 de Janeiro de 2025, 09:39 por Gilette
»
Registado
Saudações em "V"
frazaorb
MaxiScootard Júnior
Localidade: Lisboa
Marca: BMW
Modelo: R1200 GS K25
«
Responder #5 em:
14 de Janeiro de 2025, 16:13 »
Boas a todos
Aqui no miolo de Lisboa e nos arredores, quer nas scoots quer na mota, muito muito raramente o cumprimento é com a mão e o tipico sinal de dedos.
O que me acontece é, quando furo os carros e páro à frente nos semaforos mais demorados, junto com as outras motas e scoots á espera do sinal verde, se os meus olhos se cruzarem com os olhos de alguém, cumprimento com um ligeiro inclinar da cabeça, uma mini vénia.
Se tiver o capacete aberto até digo bom dia ou boa tarde.
E recebo quase sempre resposta nos mesmos moldes.
Fora da cidade, a minha experiencia é só na mota, nunca usei as scooters além do percurso casa-escritorio-casa.
Quando comprei mota, comecei a passear e a sair da zona de Lisboa e a cumprimentar toda a gente, quer mota, quer scoot, quer FAMEL, quer tractor, tudo
.
Estranhamente notei que em geral toda a gente responde ... excepto as scooters que geralmente nunca respondem....
Acho que como em tudo na vida, há sempre excepções.. prefiro pensar que não é facil um condutor de scoot a velocidades de estrada nacional, retirar a mão do guiador e cumprimentar
Não levo nada a mal , embora já tenha ficado com a mão "pendurada" no ar sem resposta
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
»
Geral
»
Assuntos Diversos