Autor Tópico: 1ª moto - 125cc - PCX ou NMAX - 2024  (Lida 83 vezes)

Offline pedassu

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Localidade: Porto
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
1ª moto - 125cc - PCX ou NMAX - 2024
« em: 01 de Outubro de 2024, 11:29 »
Bom dia a todos

Estou prestes a comprar uma scooter 125cc.
Nunca andei de mota, não tenho receio de o fazer, embora saiba que tenho que "treinar" bem antes de maiores aventuras na estrada e sempre com o pensamento de "não sei andar de mota" para não ter surpresas.

Estou indeciso entre a PCX 125 e a NMAX 125, ambas novas. Estão ambas ao mesmo preço.

Há muitos comparativos e assuntos à volta deste tema, mas alguns já com vários anos e não propriamente com os modelos mais recentes e não tendo em conta as modificações que já tiveram, o que me deixa sempre na dúvida se é a comparação ideal.

na PCX vejo uma bagageira maior, um painel mais bonito, consumos inferiores (?), maior fiabilidade e longevidade(?), a qualidade percetível parece maior (?) maior valorização em futura venda (?), ...

na NMAX, o ABS em ambas as rodas, conectividade app, maior exclusividade - menos a circular, ...

Em estética, nem consigo dizer de qual gosto mais e qual a mais bonita, embora a PCX tenha apontamentos que gosto mais. na NMAX parecer ser mais "robusta"...

Na vossa opinião, qual a melhor para quem nunca andou e pretende fazer cerca de 35 Klms por dia.
Nota: tenho 1.78m e 83 kgs

Muito obrigado a todos

Offline Paulo Silveiro

• Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer9/GTS300
Re: 1ª moto - 125cc - PCX ou NMAX - 2024
« Responder #1 em: 01 de Outubro de 2024, 16:09 »
Bem vindo
Referes que a Honda tem "consumos inferiores (?), maior fiabilidade e longevidade(?), a qualidade percetível parece maior (?) maior valorização em futura venda (?)"
Onde te baseaste para estas opiniões?

Ambas as propostas são boas e muito equivalentes, não se destacando uma da outra. A escolha será mais por motivos estéticos que por outra razão. Vejo muitas Nmax com os uber eats aqui em Lisboa.

Tive, há muitos anos, uma PCX da primeira geração e gostei do modelo. Experimenta as duas, vê as condições de negócio e de qual gostas mais.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014 XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015 Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022 Tracer 7  julho 2022/ setembro 2024; Vespa 300GTS julho 2022; Tracer 9 GT setembro 2024,

Offline HJRD

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: 1ª moto - 125cc - PCX ou NMAX - 2024
« Responder #2 em: 01 de Outubro de 2024, 22:45 »
Viva. Aqui há uns cinco anos atrás, enfrentei exatamente a mesma dúvida que tu. É certo que ambos os modelos já sofreram bastantes evoluções, e já terão vantagens e desvantagens diferentes das da altura, mas eu acabei por pender para a NMax, da qual não me arrependo nada. Foram vários os fatores que levaram a essa escolha, destacando o facto de, na altura, a NMax não ter start/stop (chamam-lhe pancada, se quiserem, mas não gosto nada daquilo...), ter um motor (muito ligeiramente) mais agressivo, ter uma frente mais alta (acho aquela frente da PCX demasiado baixa, parecendo oferecer pouca proteção aerodinâmica nunca me cativou minimamente), e claro, pela estética. Houve ainda um outro fator que teve bastante peso, e que só me apercebi quando experimentei ambos os modelos: a posição de condução. Enquanto que a PCX tinha uma posição que permitia ao corpo vir demasiado inclinado para trás, a NMax tinha uma posição mais natural, com o corpo mais inclinado para a frente, mais em cima do guiador. Por isso, o conselho que te deixo, é: pondera tudo e mais alguma coisa, mas não compres sem experimentar primeiro. Vê aí na zona se os stands das marcas têm esses modelos para test drive, e experimenta as duas. Tenho a certeza que, depois de o fazeres, não terás dúvidas sobre a qual escolherás. Abraço.
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."