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XMAX 125 - não desenvolve a partir dos 85-90km/h e tem consumo muito alto

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zesavea8:
Bom dia,

Comprei uma Yamaha XMAX 125 de 2015 com 16k km e fui fazer uma revisão onde mudaram o óleo e também o óleo dos travões que estava vazio. De resto não mexeram em mais nada e disseram que a correia ainda estava boa.

A mota voltou e agora não passa dos 86km/h em reta e parece que quer dar mais mas que está "limitada", vou com o punho a meio e vai a 86 km/h e ponho punho a fundo e só faz mais barulho mas não desenvolve. A mota tem um escape Akrapovic que já vinha do anterior dono. Vi o nível de óleo e parece estar bem (um pouco antes do max). Logo a seguir à revisão estava OK e dei 120km/h num pequeno troço de AE.

Também notei que anda em rotações muito altas, só arranca nas 5000 rpm. Isto é Normal?

Outra coisa que notei foi que mesmo antes da revisão o consumo é muito alto para uma 125. Está com médias de 4.2lts, só ando em cidade mas mesmo assim parece muito exagerado.

Sei que tenho de a levar ao mecânico mas ando sem oportunidade e queria ver se alguém já experenciou algo parecido.

Obrigado

mpaneves:
Boas
Bem é uma xmax lá venho eu....
Primeiro peço que não leves a mal o que vou escrever.
Primeiro erro,para mim ,grave :não se muda ou acrescenta oleo de travões porque está no mínimo,se está no mínimo é porque as pastilhas estão gastas ou há fuga de óleo,mudar sim de dois em dois anos.
Segundo erro grave :
Não se olha para a correia e diz que está boa,se tem esses km está praticamente na hora de trocar o kit de transmissão,isto se for os km reais,com isto posso dizer com quase 100% de segurança que ela não anda nem desenvolve mais porque tem a transmissão nas lonas,lembro que tive cá há pouco tempo uma assim,saiu de cá como nova .
Depois , dependendo da versão,aos 18000 km é a revisão grande onde se troca tudo,óleos filtros ,kit transmissão,etc não é ver se está bom porque se quer poupar,o fabricante é que indica que se faz assim,não somos nós melhores que eles,se é caro, paciência, é para fazer para não dar problemas.
Abraço

Ps: edito só para informar que convém ver pressão dos pneus,que gasolina se usa ,há quanto tempo fez a revisão e se tudo foi feito ou se andaram a inventar,pois isto tudo influencia consumos , prestações,etc.

zesavea8:
Muito obrigado! Não levo nada a mal, era mesmo isto que queria perceber / ouvir. Ele a mim o que me disse foi que as pastilhas não estavam gastas e que por isso fez a sangria do óleo dos travões e que a próxima revisão seria aos 18.000km...

Acho que tendo tudo isto em conta, vou antecipar essa tal revisão dos 18k para já e tentar por tudo como novo. O que a mim me pareceu estranho foi que antes desta tal revisão e nos primeiros Kms a seguir a mota estava a desenvolver normalmente.. Curiosamente foi depois de encher o depósito pela 1ª vez, em que pus 95 normal na Galp. Será que está relacionado com isto?

De qualquer maneira, acho que o mais sensato é levar a um concessionário oficial da marca e verificar tudo. Tenho o escape de origem novo numa caixa, faria sentido pôr o de origem e tirar o Akrapovic? Será que o consumo seria menor?

Um abraço

mpaneves:
O escape só por si fica com pior desempenho, está provado,terias de pôr mais material e gastar mais dinheiro que não valeria a pena.
Testa outra gasolina sem ser simples,mete a mota toda original e vais ver....

davidsantos:
Boas eu montaria de imediato o escape original, e como diz o mpaneves essa correia provavelmente estará envelhecida, vê também se não tem óleo a mais, e gasolina de qualidade acredita que fará diferença.

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