Geral > Mecânica

Ficha 3 vias - Variador - Retificador

(1/2) > >>

Blicax:
Boa tarde a todos.

Mota: Sym GTS 125 evo - Carburador - de 2011

A ver se me explico,

A ficha de 3 vias que por norma que fica debaixo do banco e que faz a ligação entre Bateria/retificador de corrente e Variador está-me a aquecer bastante e já é a 2 que derrete completamente.

A cerca de 1 mês a bateria descarregava e sem perceber porquê fui à procura do engate e encontrei a tal ficha derretida, quando me apercebi comprei uma ficha nova e substitui tudo. Como a mota tem alguns anos pensei que com o passar do tempo tal podia acontecer. vi as voltagens e o retificador está a enviar para a bateria 13,9v, o que está dentro das especificações. Ao variador fiz os testes de continuidade e ohm e parece estar tudo a funcionar como recomendado.

Hoje, ao colocar a trabalhar, não pegou, por sorte lembrei-me de ir ver e a tal ficha de 3 ligações, e para minha surpresa, tudo derretido, pedi então um pouco daquela fita isoladora que parece ter uma tela por trás e como consegui um starter, lá a coloquei a trabalhar para tentar chegar a casa, contudo 5km feitos este é o estado da fita cola ..

https://files.fm/f/exffhthu9q

Tudo a derreter tal é a temperatura que atinge.

Já aconteceu a alguém? Para evitar trocar retificador e variador, o que poderá ser? algumas dicas?

Obrigado por qualquer ajuda que possam prestar

Gilette:
Isso é uma Maxi-scooter ou um Micro-ondas?

Joking.

A ficha pode estar encostada a alguma fonte de calor? eu tive essa moto em tempos e nunca deu problemas do género.

Não está demasiado junta ao regulador/rectificador de corrente? vendo pela foto... o rectificador aquece muito, principalmente quando a temperatura ambiente está alta.

Blicax:
Olá,

Pensei nisso quando a primeira queimou mas já afastei do retificador e já testei. Só de ter a mota a trabalhar o retificador não aquece a ponto de me queimar a mão e essas 3 uniões ficam quentes a ponto de me queimar os dedos em segundos

Gilette:
É melhor verificar se os fusíveis na caixa têm a amperagem certa.

O pessoal às vezes inventa.

davidsantos:
O ideal era ser vista por um bom eletricista, para não correr o risco de um incêndio por exemplo.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa