Autor Tópico: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)  (Lida 781 vezes)

Offline DGuerra

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Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« em: 24 de Maio de 2024, 10:00 »
Companheiros, trago-vos mais uma duvida existencial. 

Tenho a minha amiga a chegar aos 10k de idade. Andei aqui a pesquisar no nosso forum mas não encontrei nada relacionado com revisões das MP3 500 (encontrando apenas da MP3 300).
Alguém com o mesmo modelo que me possa esclarecer o que está preconizado ser trocado/visto para esta kilometragem (10.000km), isto porque passo a explicar, liguei ontem para a Caismotor que me indicou que para esta revisão seria, oleo + filtro, filtro ar, kit transmissão, roletes... e mais já não me lembro, fiquei com apenas o numero de 600€ para este trabalho.

Pergunto (se alguém souber), com esta leitura serão 600€ ou mais de 10.000 em 10.000 km?!? É porque se for esta a realidade além de dolorosa e sem sentido pois pago o triplo do meu carro em metade dos km's, mudo já de montada para outro modelo/marca.

Percebo que há modelos que são mais dispendiosos que outros e sei de antemão que a MP3 está enquadrada nesses. Mas estes valores e troca constante deste material (cintas, variadores, roletes) parece-me um tanto ou quanto exagerado mas não sou especialista.
Se alguém tiver experiencia neste campo agradecia a partilha e ajuda.

Saudações a todos e muitas curvas  _convivio_

 

Offline Rufido

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2024, 12:29 »
Eu tive, em 2015, uma Gilera nexus 500 (de 2007) que ao que parece, só difere dessa na quantidade de rodas e já nessa altura paguei por uma revisão cerca de 400 euros.
Não me admira que atinja agora esses valores.
« Última modificação: 24 de Maio de 2024, 12:29 por Rufido »
Rui

Offline Paulo Silveiro

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #2 em: 24 de Maio de 2024, 13:16 »
Infelizmente todos os modelos da PIAGGIO têm revisões caras de 10.000 em 10.000 kms. Isto nos concessionário  oficiais, por exemplo muda sempre a correia nessa quilometragem  _reg_. Eu cheguei a pagar quase 200 euros por uma revisão a uma vespa Primavera 125.

Tens duas alternativas, tenta uma oficina particular (foi o que eu fiz) ou se quiseres ficar nesse conceito, de três rodas, podes considerar mudar de marca (Yamaha Tricity 300) tens o companheiro Miguel Mata, que tem uma e te pode ajudar.
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Offline davidsantos

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2024, 23:45 »
UAU ,600 paus, esse valor foi descriminado?
Essa italiana terá ADN Ferrari para esses valores, é que há que faz 20000 km ano , gastaria 1200€ por ano?
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Offline António Teles

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #4 em: 26 de Maio de 2024, 09:48 »
Viva, não serei exemplo para ninguém, mas a mudança de óleo e filtro é extremamente simples de fazer e barato. A correia na minha fez 35000, válvulas nunca afinei.
Se a tua está na garantia então tens/deves aguentar, em contrário qualquer mecânico muda o óleo e filtros.
Ânimo
« Última modificação: 26 de Maio de 2024, 09:52 por António Teles »
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline DGuerra

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2024, 22:55 »
Infelizmente todos os modelos da PIAGGIO têm revisões caras de 10.000 em 10.000 kms. Isto nos concessionário  oficiais, por exemplo muda sempre a correia nessa quilometragem  _reg_. Eu cheguei a pagar quase 200 euros por uma revisão a uma vespa Primavera 125.

Tens duas alternativas, tenta uma oficina particular (foi o que eu fiz) ou se quiseres ficar nesse conceito, de três rodas, podes considerar mudar de marca (Yamaha Tricity 300) tens o companheiro Miguel Mata, que tem uma e te pode ajudar.

Boas noites, aqui a questão não será a dificuldade em mudar oleo, filtro, filtro de ar, que claro que se faz com uma "perna às costas", apenas tentar compreender junto de outros proprietários se isto é uma coisa que se enquadra, todas as restantes mudanças que dizem ser preconizadas (roletes, correia).
A mota não tem já garantia.visto ser de 2017.
Aqui nas bandas de Cascais, Oeiras, Sintra têm alguma referência que façam estas intervenções (sem ser curiosos).
Obrigado  _pol_

Offline DGuerra

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #6 em: 30 de Maio de 2024, 22:57 »
Viva, não serei exemplo para ninguém, mas a mudança de óleo e filtro é extremamente simples de fazer e barato. A correia na minha fez 35000, válvulas nunca afinei.
Se a tua está na garantia então tens/deves aguentar, em contrário qualquer mecânico muda o óleo e filtros.
Ânimo

35.000km parece-me arriscar em demasia para essas peças de alto desgaste.

Offline DGuerra

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #7 em: 30 de Maio de 2024, 23:18 »
UAU ,600 paus, esse valor foi descriminado?
Essa italiana terá ADN Ferrari para esses valores, é que há que faz 20000 km ano , gastaria 1200€ por ano?

Ela até pode ter ADN da Bugatti, a questão era compreender a  realidade e experiência junto de outros proprietários deste modelo, não será por ter uma roda a mais que terá uma durabilidade duvidosa e desgaste nessas peças digo eu. Sim o peso poderá ser uma desvantagem que poderá acentuar um desgaste mais rápido dos roletes, correia, etc, pois os 280kg a seco são bem perceptíveis infelizmente.
Nunca sonhei nem nos piores pesadelos encontrar valores desta ordem de grandeza com uma periodicidade tão curta.
Como bem referes é fácil meter 20k km numa mota por ano, com uma utilização diária e nesse sentido torna-se impossível de manter uma mota destas por muito que se goste.
Faço realmente uma utilização bastante despreocupada em termos de km's, sem nunca me passar pela cabeça que existiam valores destes em intervenções em tão curto espaço de tempo.
Para já vou mudar óleo, filtro, filtro de ar... o básico para que continue a "respirar", quanto ao restante vou ver se arranjo alguém que possa ajudar sem ser estas "oficinas oficiais da marca" que parecem talhos prontos a esfolar a malta.
Queria também aproveitar para trocar para uma correia da malossi e uma roletes dr pulley de 21g, para suavizar aqueles chocalhos metálicos de carroça do material de origem.  _convivio_

Offline davidsantos

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #8 em: 31 de Maio de 2024, 00:14 »
Confesso que também não sabia que uma mp3 poderia ser tão cara de manter , mas sim talvez fora da marca consigas valores mais acessíveis para que a possas manter, porque na marca de facto parece inacessível, o peso dela etc acredito que para o conjunto seja um esforço adicional a nível de desgaste.
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Offline Gilette

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #9 em: 31 de Maio de 2024, 09:06 »
Nunca tive uma MP3 mas já tive uma Piaggio Beverly 400 HPe de 2021.

É tudo caro e mesmo assim é difícil arranjar peças.

Comparando com outras marcas de motos, é um bocado como a BMW, a diferença é que a BMW está melhor representada em Portugal.

Passei para a GTS 300i que tenho agora porque era bastante chato ter assistência na Piaggio e não, estas motos necessitam de mecânicos bem formados na marca, mesmo assim na própria marca foi difícil ter apoio, era um modelo novo, a primeira Keyless, cheguei a levar à Honda e iam-me estragando os encaixes da frontal, aquilo é um pincel para tirar as carenagens, convém ser feito na marca, mas aqui depende do modelo, tens mesmo de ter o manual de serviço.

« Última modificação: 31 de Maio de 2024, 09:10 por Gilette »
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Offline DGuerra

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Re: Revisões Piaggio MP3 500 ie Sport (2017)
« Responder #10 em: 01 de Junho de 2024, 18:59 »
Nunca tive uma MP3 mas já tive uma Piaggio Beverly 400 HPe de 2021.

É tudo caro e mesmo assim é difícil arranjar peças.

Comparando com outras marcas de motos, é um bocado como a BMW, a diferença é que a BMW está melhor representada em Portugal.

Passei para a GTS 300i que tenho agora porque era bastante chato ter assistência na Piaggio e não, estas motos necessitam de mecânicos bem formados na marca, mesmo assim na própria marca foi difícil ter apoio, era um modelo novo, a primeira Keyless, cheguei a levar à Honda e iam-me estragando os encaixes da frontal, aquilo é um pincel para tirar as carenagens, convém ser feito na marca, mas aqui depende do modelo, tens mesmo de ter o manual de serviço.

Eu já não é a primeira vez que vou "descascando" as carenagens, mudança de luzes faróis e outros pontos que decidi alterar. A realidade é que as carenagens deste modelo acabam por exigir alguma estratégia na desmontagem e montagem para se poder ter algumas partes essenciais à vista e evitar esfoladelas e escamagem na pintura.
Nada como o amigo YouTube para dar aquele tutorial de ajuda.
Como referi e já tinha pensado, vou eu próprio fazer a mudança de óleo e respectivos filtros (oleo e ar), vela... A correia e os roletes será uma intervenção que com alguma paciência também não me parece grande dificuldade, embora seja mais exigente, ter em especial atenção os devidos apertos com o dinamómetro, há bastantes tutoriais, tendo ferramentas e alguma paciência acredito que se faça.
De qualquer forma se entretanto algum companheiro aqui do fórum aconselhar alguém de confiança para fazer esta parte da manutenção, com valores justos entrego de boa vontade, já que também não abunda muito o tempo para me dedicar a estas intervenções (que até gosto de as fazer).

Vou aguardar, pode ser que alguém daqui recomende um sítio.  ;)