Autor Tópico: Dúvida na escolha...  (Lida 1716 vezes)

Offline N_mota

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Localidade: Marco de Canaveses
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Dúvida na escolha...
« em: 02 de Maio de 2024, 15:36 »
Boa tarde,

Ando de há algumas semanas para cá a estudar a opção de adquirir uma scooter para as deslocações diárias para o trabalho. Faço aproximadamente 130 km diários entre Marco de Canaveses e Vila Real. Estou inclinado para uma 350 do tipo Zontes 350E, Honda Forza 350 entre outras. Estas são as que me chamam mais à atenção.

As minhas dúvidas são as seguinte:

1. Será que esta categoria se aguenta bem a fazer este percurso diário? É que ao final do ano dá um acumulado de cerca de 30 000 km, descontando os dias de tempestade.
2. No que toca a manutenção periódica já andei a procurar na Net, mas não consegui encontrar nada muito conclusivo para fazer as contas aos custos anuais...

Desde já obrigado a quem contribuir.

Offline cristina

• Super MaxiScootard
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Dúvida na escolha...
« Responder #1 em: 04 de Maio de 2024, 20:08 »
Para essa kilometragem convém ser algo de confiança, e as 300/400 quanto a mim são as melhores cilindradas porque são tão poupadinhas como as 125, e o danoninho que tem a mais de cilindrada faz toda a diferença.
Relativamente aos custos, tens aqui no fórum em cada quadro de cada marca um tópico só com as revisões que cada um de nós vai fazendo, e por aí já podes tirar algumas ideias dos custos de manutenção  ;)
Se não encontrares diz, que eu vou estar atenta e guio-te  scooter_ 

Offline davidsantos

• Super MaxiScootard
  • Localidade: sintra
« Responder #2 em: 05 de Maio de 2024, 00:20 »
A cilindrada que mencionas penso que está mais que á altura do que vais precisar, também tens a xmax 300 que para mim talvez seja o melhor motor do segmento e mais barata mas bastante fiável a Cruisym 300.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mlvtecpt

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Algueirão
  • Nova mota, nova fase da vida
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting S400i
« Responder #3 em: 08 de Maio de 2024, 20:55 »
Xmax 300, Forza 350, Xciting S400, tens muito por onde escolher... _pol_

Offline António Teles

• MaxiScootard
  • Localidade: Loures
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200R
« Responder #4 em: 09 de Maio de 2024, 09:20 »
Viva,
Eu procurava uma com boa proteção aerodinâmica.
Mas a melhor escolha é a que mais gostares.
Cumprimentos
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline JGarcia

• MaxiScootard
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Modelo: SH300i (2008)
« Responder #5 em: 09 de Maio de 2024, 13:17 »
Estás à procura de nova?

Também tens a Honda SH350

Ou usada a SH 300 como a minha que já é a 3ª que tenho e nunca me deram problemas e troquei-as com mais de 90000 km  _pol_ _pol_

Abraço e boa escolha  _convivio_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline fastnet

• Super MaxiScootard
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
« Responder #6 em: 09 de Maio de 2024, 17:51 »
Companheiro, esse teu cenário tem alguns desafios.

Diria que os maiores serão os kms previstos e os "custos anuais" que mencionas.

Como se diz, cada caso é um caso e cada cabeça sua sentença.

No meu caso de utilização, a menos que a utilização de veículo de duas roda seja vantajoso e faça sentido, não seria opção racional.

30K por ano serão 2-3 revisões, um par de pneus, um par de pastilhas, 1-2 correias e por aí fora.

Desconta os dias de imobilização na oficina nas revisões normais, eventualmente alguns por falta de peças.

30k/ano serão 150K em 5 anos que será muito significativo. Não quer dizer que vire sucata ou não faça mais uns bons kms, mas é uma boa dose...

Este é o meu lado racional.

Agora solta o lado emocional e podes ter um veiculo que dê prazer na condução e te dê experiências diferentes.

Não leves esta opinião muito a sério e diverte-te  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline N_mota

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #7 em: 20 de Maio de 2024, 13:13 »
Bom dia, essas contas já as tinha feito, mas muito por alto, pois faltam-me alguns valores em concreto.

Provavelmente a opção vai recair sobre uma 125... a minha dúvida agora é  a seguinte, para além da pcx e da nmax, que são as melhores do mercado sem dúvida... há outras que valha a pena ter em consideração? Tenho visto bons comentários da voge sr1 e da sym cruisym/ Jet x.

O trajeto ronda os 45 a 60 km diários,  pelo que acho que uma 125 é mais que suficiente. O remanescente trajeto será com recurso a partilha de carro...

Offline Gilette

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 300i 2016
« Responder #8 em: 20 de Maio de 2024, 16:39 »
Viva,

Não tenho muito mais a acrescentar àquilo que já fui dito mas já tive uma Honda PCX 125 e uma Sym GTS 125.

Se os trajectos incluem AE o ideal seria uma scooter de cilindrada superior, porque com uma 125 em AE todos nos desrespeitam, faz falta mais alguma força, senão vais passar o tempo todo na faixa da direita encostado à berma a ver os comboios passar, a situação piora se tiveres um top case instalado.

As 125 também não são motos para estar sempre a esgotar RPMs.

Agora tenho uma Sym GTS 300i (Joymax) e aliei o melhor dos dois mundos, tenho consumos reduzidos e força q.b. para ultrapassar situações sem me sentir limitado, além de ter boa capacidade de carga debaixo do banco.

Saudações em "V"

Offline N_mota

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #9 em: 21 de Maio de 2024, 07:38 »
O trajeto previsto passa principalmente por nacional. Tem um pequeno troço com variante, mas tem radar de velocidade média de 70km/h. O percurso em AE será somente de vez em quando, se tiver necessidade de fazer a viagem sozinho...

Offline Gilette

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 300i 2016
« Responder #10 em: 21 de Maio de 2024, 09:17 »
Bom, se equacionas andar com pendura este é outro ponto a considerar, também dependendo do peso de ambos.

Já reparaste ás vezes nos entregadores de comida? mesmo apenas com as malas arrastam-se, uma 125 cc passa rápidamente a 50 cc e perdem imenso em estabilidade, estão sempre com os pés no chão, as motos são muito leves para tanta carga, é como se andassem sempre com pendura.

Dentro da cidade não é crítico mas passa a ser em AE e EN.

Apenas digo, se tens carta de condução que te permita conduzir motos > 125 cc então aproveita.

No meu caso já considerei uma maior, tipo a Sym TL 508, a TMax mas eu quero continuar a ter uma moto de dimensões mais reduzidas e mais leve, prática, o espaço debaixo do banco da minha consegue levar dois presuntos inteiros e mais algumas coisas, não preciso de Top Case e mantenho o centro de gravidade baixo.

Saudações em "V"

Offline N_mota

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #11 em: 21 de Maio de 2024, 09:28 »
O caso do pendura não se coloca. As viagens vão ser feitas praticamente sempre sozinho. Com pendura, só se for para ir buscar a filha à escola...

Offline Scooterado

• MaxiScootard
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
« Responder #12 em: 25 de Maio de 2024, 21:17 »
Boas,
Para a kilometragem que vais fazer, sem dúvida uma 300/350 será o mais indicado porque não fazes grande esforço no motor e os consumos são ligeiramente superiores ao das 125, a troca de óleo (de boa qualidade) e os filtros podes ser tu a fazê-lo e logo aí poupas algum guito nas oficinas, uma 300/350 dá-te mais power para as ultrapassagens e fugires à bófia (se for esse o caso ;D) e no lazer, o conforto numa viagem maior também é melhor ( pois podes manter uma velocidade de cruzeiro superior sem forçar ) Boa sorte na tua escolha e acima de tudo prudência e sempre à espreita dos erros dos enlatados e não só _pol_
Quanto aos custos de utilização, são significativos, mas o tempo que se poupa no trânsito e o prazer que dá andar de moto/scooter também devem entrar na equação.
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
« Última modificação: 25 de Maio de 2024, 21:24 por Scooterado »
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline N_mota

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #13 em: 09 de Agosto de 2024, 13:43 »
Boa tarde, já fiz um ajuste ao trajeto e a escolha irá recair sobre a PCX ou a QJ Motor MTX 125. Em relação à mtx, alguém tem experiências positivas/negativas com a marca? É que estou mesmo indeciso em relação às duas, só tenho algum receio em relação à fiabilidade da marca QJ...

Obrigado

Offline Kharys

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Quinta do Conde
  • Marca: Seat
  • Modelo: Mó Performance
« Responder #14 em: 10 de Agosto de 2024, 15:02 »
Hello,

Para essa quilometragem, chegaste a considerar uma elétrica? Apesar de ainda sabermos pouco sobre a fiabilidade e assistência, a Velca One parece cumprir os teus requisitos diários (e mais um pouco), e em termos de poupança só em combustível diria que irias poupar no mínimo €1000 / ano, ou seja, no teu caso, em 3-4 anos torna-se mais vantajosa que uma ICE.

Vê o diário de bordo das elétricas se te interessar ter uma ideia dos custos (o meu exemplo: https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,41536.msg90231643.html#msg90231643)

{},
Kharys

« Última modificação: 10 de Agosto de 2024, 15:03 por Kharys »

Offline N_mota

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #15 em: 16 de Setembro de 2024, 17:08 »
Boa tarde, acabei de ir buscar a minha nova aventura na passada sexta feira. Optei pela QJ MTX 125. Resta-me agora ter sorte com o modelo e desfrutar das duas rodas. Obrigado a todos pela ajuda.

Offline Rufido

• Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
« Responder #16 em: 17 de Setembro de 2024, 08:38 »
Gostei do que li, na página da marca.
Agora só faltam umas fotitas da menina.
Abre um DB e vai dizendo ao pessoal como se porta essa garota.
 _convivio_
Rui

Offline malhabranca

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Lisboa
  • Boas Curvas Pessoal...
  • Modelo: SH350i
« Responder #17 em: 17 de Setembro de 2024, 12:11 »
SH 350! Manutenção 12000Km ( convém ver o óleo ou uma muda intermédia "não obrigatória") a minha SH350 fez agora a primeira revisão 11780Km sem ter tocado no óleo. As duas ultimas antes desta, duas SH 300 entre outras Scooters anteriores (Sym GTS125i, Citycom300 XMax250) antes de mudar para as Scooters já tive mais de 50 motas. Desde os 12 anos (tenho 60)uma Mobylette e depois dos 18 sempre a vender e trocar nunca parava muitos meses com a mesma. Depois dos 50 voltei-me para as Scooters, e de toda a experiencia que tenho e que tenho visto por essa Europa fora Honda SH350/300 são do melhor em fiabilidade só perdem em conforto. Mas são ágeis roda grande parece uma 125 no meio do transito são top. Conforto é melhor a Forza350.   
Raul Clemente

Offline António Teles

• MaxiScootard
  • Localidade: Loures
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200R
« Responder #18 em: 17 de Setembro de 2024, 12:53 »
Boa tarde, acabei de ir buscar a minha nova aventura na passada sexta feira. Optei pela QJ MTX 125. Resta-me agora ter sorte com o modelo e desfrutar das duas rodas. Obrigado a todos pela ajuda.

Boa escolha, tem proteção aerodinâmica e é gira. Felicidades e que disfrutes da scooter.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Mart

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Localidade: lisboa
  • Marca: Daelim
  • Modelo: S2 125 FI
« Responder #19 em: 27 de Outubro de 2024, 12:17 »
Boas, opinião sobre a máquina? estou a pensar em adquirir uma, visto que já tem uma gostava de saber a sua opinião. ab