Autor Tópico: Tudo o que un iniciante prrcisa saber (sobre a PCX 125)  (Lida 243 vezes)

Offline MyFirst125

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2024
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Faro
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Tudo o que un iniciante prrcisa saber (sobre a PCX 125)
« em: 01 de Maio de 2024, 12:56 »
Olá a todos
Venho aqui perguntar a todos os que me souberem informar o que um novato precisará saber.

Pretendo comprar uma Honda PCX 2023.
Quero saber os custos. Manutençoes, etc... tudo o que nao sei para nao haver surpresas, ainda antes da compra.

A mota sao 3.360eur
1 capacete integral sao (media) 130eur

- luvas (devo comprar all year ou ter varios pares cada um para a sua estaçao? Quais os preços médios de umas que protejam realmente as maos...?)

- seguro ?

- IUC?

- revisoes?
Qual o custo e o que se vê nos 1k km?
E a dos 5k km?
E depois a cada 5k?
O que vao ver nessas revisoes e o que dá para ser feito em cada por alguem que ainda nao experimentou mexer numa moto..?

Quais as Kilometragens onde ela troca alguma peça?

- Pneus, preços e media de Km de vida util?


Isto vai ser maquina para fazer 20km ida e 20km volta, sao 40km diarios com algumas subidas graduais e longas yanto num sentido como noutra. Sendo que tudo o que subir tambem vai descer...
Qual consumos posso experar, 2.4L/100km??

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 355
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: Tudo o que un iniciante prrcisa saber (sobre a PCX 125)
« Responder #1 em: 01 de Maio de 2024, 22:55 »
Resposta a algumas das dúvidas
LUVAS
Tenho 3 pares pois ando de scooter o ano todo. Umas de Verão da Outlet Moto, umas de meia estação do Lidl e umas de Inverno com Gore Tex que também comprei na Outlet Moto. No Inverno são essenciais umas boas luvas, as minhas custavam 120 euros mas tive 50% de desconto.
IUC
Nas 125 o valor a pagar é tão baixo que não é cobrado. Na prática, não pagam!
PNEUS
O gasto depende muito da condução! Convém investir em marcas conhecidas e com boas referências pelos utilizadores. Eu troquei os dois por Pirelli Angel Scooter (135,37 € + IVA) e o comportamento da scooter melhorou imenso, assim como a segurança e o conforto.
Boas curvas! scooter_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (21771 Km - 04/2024)

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2602
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Tudo o que un iniciante prrcisa saber (sobre a PCX 125)
« Responder #2 em: 02 de Maio de 2024, 16:39 »
Companheiro,

seguem algumas opiniões pessoais.

Caso tencione andar todo o ano, faz sentido ter equipamento de verão e equipamento de inverno (capacete, casaco e luvas como mínimo).

Casacos para as 4 estações são de evitar.

Não precisa de comprar tudo no imediato, pode tentar aproveitar algumas promoções que vão surgindo.

Creio que a pcx faz revisões a cada 6K, não sendo muito dispendiosas, dependendo do local e oficina onde são realizadas.

As intervenções maiores, por ex substituição de correio transmissão e roletes, serão obviamente bem mais caras. De igual forma relativamente à substituição de pneus...

A primeira revisão é importante, é o momento de corrigir os eventuais defeitos de juventude. Há stands que oferecem, outros que oferecem a mão de obra...

Consumos e desgaste da scooter depende muito da forma como a utilizamos. Pode ter consumos entre 2-3lts e um pneu pode durar entre 20 e 40K, dependo do uso e forma como trata dela.

No momento há isenção de pegamento de IUC até 350cc.

Seguro mais barato, entre 60-70euros/ano, dependendo de condições.

Se não mexeu numa mota, não mexa. Em especial nos elementos de segurança...

Espero ter ajudado  _pol_

 
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline MyFirst125

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2024
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Faro
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tudo o que un iniciante prrcisa saber (sobre a PCX 125)
« Responder #3 em: 15 de Maio de 2024, 23:27 »
Antes de mais quero agradecer pelas vossas respostas, já me esclareceram algumas dúvidas.  :))

Quero ainda assim mais opiniões mais "detalhadas" tais como:
- Que tipo, ou até que preços, é que devo de comprar de Protetores auriculares (ear plugs) por causa do vento

- quanto devo gastar num par de luvas e se escolho de época ou umas para o ano todo? (fui recomendado luvas para ano todo de 15eur porque se desgastam rapidamente na zona interior/palma da mao devido ao acelerar/desacelerar...)

- que coisas devo ter atençao ao escolher capacete (quero um integral, tenho budget max. Até 160eur, vi que pin lock é algo importante - visto que usarei moto o ano todo / com chuva)

- equipamento (vestuario) recomendado e cuidados a ter.

- no caso de donos de PCX, quais as revisoes onde se mudam algo mais que nao óleo e filtros (o basico, sendo nos 1k e 6k, certo?)
« Última modificação: 15 de Maio de 2024, 23:30 por MyFirst125 »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4368
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tudo o que un iniciante prrcisa saber (sobre a PCX 125)
« Responder #4 em: 16 de Maio de 2024, 07:18 »
Vou dar a minha opinião
1° se a compra for nova e se é para durar,fazer uma boa rodagem,evitar ao máximo combustível simples.
2° controlar os níveis periodicamente
3° evitar andar sempre a fundo
4° desligar o start stop automático
5° nos arranques a frio os primeiros km não puxar pelo motor
6° algo que nem na marca se fala,ao invés de usar o óleo recomendado que penso que ainda seja o 10w30,usar um bom 10w 40 tipo motul scooter power ,os preços são fáceis de ver tipo autodoc,textoleo por exemplo
7°na transmissão ao invés de usar o mesmo óleo do motor ,usar valvolina e meter acima do nível ( uns anos depois percebes porquê)
8° manter sempre as características originais.
9° as revisões acho que ainda são de 6 em 6000 km,faz mais cedo.
Acho que com isto tudo tens mota para muitos anos ,pode parecer mania minha,mas ....
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline MyFirst125

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2024
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Faro
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tudo o que un iniciante prrcisa saber (sobre a PCX 125)
« Responder #5 em: 16 de Maio de 2024, 22:30 »
Obrigado pela opiniao. Bem estruturada.
E informativa  :))

Podes elaborar o numero 7?
Quanto a oleo, nao percebo nada do que as motas bebem... muito menos o da valvulina que nem sei o que é...

P.s. sim a moto é para ser uma 0km. E para durar ...manter tudo original.

Edit.: no numero 5, para além do obvio que é punho a fundo e velocidade maxima que faz mal... como sei se nao tou a puxar por ela, tipo. Rotaçoes altas. Dá pra sentir ou ouvir pelo som do motor se ela ta numa "mudança" em altas? Que sig ifica mesmo o puxar...

Desculpa estar a ser chato
« Última modificação: 16 de Maio de 2024, 22:36 por MyFirst125 »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4368
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tudo o que un iniciante prrcisa saber (sobre a PCX 125)
« Responder #6 em: Hoje às 07:41 »
Obrigado pela opiniao. Bem estruturada.
E informativa  :))

Podes elaborar o numero 7?
Quanto a oleo, nao percebo nada do que as motas bebem... muito menos o da valvulina que nem sei o que é...

P.s. sim a moto é para ser uma 0km. E para durar ...manter tudo original.

Edit.: no numero 5, para além do obvio que é punho a fundo e velocidade maxima que faz mal... como sei se nao tou a puxar por ela, tipo. Rotaçoes altas. Dá pra sentir ou ouvir pelo som do motor se ela ta numa "mudança" em altas? Que sig ifica mesmo o puxar...

Desculpa estar a ser chato
Valvolina é um óleo mais viscoso usado em engrenagens,caixas de velocidades manuais
A marca e aliás outras marcas usam o óleo do motor nas transmissões das scooters que ao longo do tempo se provou que dá raia mais frequentemente mas não querem assumir essa relação.
Na NET tens muita informação sobre óleos e viscosidades ,o que querem dizer os números dos óleos,etc.
Um ditado que ouço desde pequeno:
Um bom óleo é mais que meio mecânico.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves