Marcas de Maxiscooters > Honda
Tudo o que un iniciante prrcisa saber (sobre a PCX 125)
MyFirst125:
Olá a todos
Venho aqui perguntar a todos os que me souberem informar o que um novato precisará saber.
Pretendo comprar uma Honda PCX 2023.
Quero saber os custos. Manutençoes, etc... tudo o que nao sei para nao haver surpresas, ainda antes da compra.
A mota sao 3.360eur
1 capacete integral sao (media) 130eur
- luvas (devo comprar all year ou ter varios pares cada um para a sua estaçao? Quais os preços médios de umas que protejam realmente as maos...?)
- seguro ?
- IUC?
- revisoes?
Qual o custo e o que se vê nos 1k km?
E a dos 5k km?
E depois a cada 5k?
O que vao ver nessas revisoes e o que dá para ser feito em cada por alguem que ainda nao experimentou mexer numa moto..?
Quais as Kilometragens onde ela troca alguma peça?
- Pneus, preços e media de Km de vida util?
Isto vai ser maquina para fazer 20km ida e 20km volta, sao 40km diarios com algumas subidas graduais e longas yanto num sentido como noutra. Sendo que tudo o que subir tambem vai descer...
Qual consumos posso experar, 2.4L/100km??
EML:
Resposta a algumas das dúvidas
LUVAS
Tenho 3 pares pois ando de scooter o ano todo. Umas de Verão da Outlet Moto, umas de meia estação do Lidl e umas de Inverno com Gore Tex que também comprei na Outlet Moto. No Inverno são essenciais umas boas luvas, as minhas custavam 120 euros mas tive 50% de desconto.
IUC
Nas 125 o valor a pagar é tão baixo que não é cobrado. Na prática, não pagam!
PNEUS
O gasto depende muito da condução! Convém investir em marcas conhecidas e com boas referências pelos utilizadores. Eu troquei os dois por Pirelli Angel Scooter (135,37 € + IVA) e o comportamento da scooter melhorou imenso, assim como a segurança e o conforto.
Boas curvas! scooter_
fastnet:
Companheiro,
seguem algumas opiniões pessoais.
Caso tencione andar todo o ano, faz sentido ter equipamento de verão e equipamento de inverno (capacete, casaco e luvas como mínimo).
Casacos para as 4 estações são de evitar.
Não precisa de comprar tudo no imediato, pode tentar aproveitar algumas promoções que vão surgindo.
Creio que a pcx faz revisões a cada 6K, não sendo muito dispendiosas, dependendo do local e oficina onde são realizadas.
As intervenções maiores, por ex substituição de correio transmissão e roletes, serão obviamente bem mais caras. De igual forma relativamente à substituição de pneus...
A primeira revisão é importante, é o momento de corrigir os eventuais defeitos de juventude. Há stands que oferecem, outros que oferecem a mão de obra...
Consumos e desgaste da scooter depende muito da forma como a utilizamos. Pode ter consumos entre 2-3lts e um pneu pode durar entre 20 e 40K, dependo do uso e forma como trata dela.
No momento há isenção de pegamento de IUC até 350cc.
Seguro mais barato, entre 60-70euros/ano, dependendo de condições.
Se não mexeu numa mota, não mexa. Em especial nos elementos de segurança...
Espero ter ajudado _pol_
MyFirst125:
Antes de mais quero agradecer pelas vossas respostas, já me esclareceram algumas dúvidas. :))
Quero ainda assim mais opiniões mais "detalhadas" tais como:
- Que tipo, ou até que preços, é que devo de comprar de Protetores auriculares (ear plugs) por causa do vento
- quanto devo gastar num par de luvas e se escolho de época ou umas para o ano todo? (fui recomendado luvas para ano todo de 15eur porque se desgastam rapidamente na zona interior/palma da mao devido ao acelerar/desacelerar...)
- que coisas devo ter atençao ao escolher capacete (quero um integral, tenho budget max. Até 160eur, vi que pin lock é algo importante - visto que usarei moto o ano todo / com chuva)
- equipamento (vestuario) recomendado e cuidados a ter.
- no caso de donos de PCX, quais as revisoes onde se mudam algo mais que nao óleo e filtros (o basico, sendo nos 1k e 6k, certo?)
mpaneves:
Vou dar a minha opinião
1° se a compra for nova e se é para durar,fazer uma boa rodagem,evitar ao máximo combustível simples.
2° controlar os níveis periodicamente
3° evitar andar sempre a fundo
4° desligar o start stop automático
5° nos arranques a frio os primeiros km não puxar pelo motor
6° algo que nem na marca se fala,ao invés de usar o óleo recomendado que penso que ainda seja o 10w30,usar um bom 10w 40 tipo motul scooter power ,os preços são fáceis de ver tipo autodoc,textoleo por exemplo
7°na transmissão ao invés de usar o mesmo óleo do motor ,usar valvolina e meter acima do nível ( uns anos depois percebes porquê)
8° manter sempre as características originais.
9° as revisões acho que ainda são de 6 em 6000 km,faz mais cedo.
Acho que com isto tudo tens mota para muitos anos ,pode parecer mania minha,mas ....
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa