Sou novo por aqui e preciso da vossa ajuda/sugestões.
Há uns dias, enquanto circulava na minha SYM VS 125, começou a deitar imenso fumo da parte frontal da mota e o motor a falhar.
Desliguei ignição e o corte corrente da bateria.
Em casa desmontei para ver o que se passava e o rectificador estava visivelmente queimado.
Levei a moto para uma oficina onde trocaram o rectificador e a bateria, mas nao resolveram o problema. O novo rectificador continua a aquecer imenso e demasiado rapido, como se algo estivesse em curto circuito.
Como não conseguiram resolver o problema e mesmo assim já me custou uns quantos €, levantei a mota com a avaria.
Testes que dizem ter feito:
- a bateria é nova e tem 13,1V antes do motor de arranque
- com os tres fios amarelos do gerador ligados ao rectificador, a mota trabalha bem em baixas rotações, falha nas médias e o rectificador aquece descontroladamente
- com este fios desligados do rectificador, a mota trabalha bem em qualquer rotação, mas como sabemos, a bateria nao é carregada
- ao ralanti os 3 fios amarelos medem cerca de 50V
- aparentemente as massas estão bem ligadas.
Alguma ideia do que possa ser, ou recomendação de um bom eletricista em Lisboa que não custe os olhos da cara?
Nota: tradicional motor G6Y com carburador, rectificador e CDI electrónicos, ano 2010.