São as duas muito populares nas nossas estradas e centros urbanos.
Ficaras certamente surpreendido pela positiva com qualquer uma das duas propostas.
Posso partilhar a minha vivencia com a N-Max 125 que uso todos os dias para me deslocar casa<->trabalho. Optei por uma 125 pelas mesmas razões, deixando a minha V-Strom apenas para lazer e "derreter" a pequena 125 no dia a dia.
É a minha primeira scooter 125, e como faço diariamente cerca de 8 km em via rapida num trajecto total de 18km para cada lado, tinha algum receio que na IC a pequena n-max não fosse capaz de acompanhar o "acelarado" transito matinal nos acessos á cidade.
O periodo de rodagem, é sim muito chato, pois evitar rolar acima dos 50km/h é penoso, em especial em ICs. Umas voltas panorâmicas de fim de semana em estrada nacional ajudou-me a completar os primeiros 1000kms o mais rapidamente possível. Depois até aos 1500kms (final da rodagem), já com oleo mudado, o ritmo pode ser mais vivo...
Ultrapassado esse periodo, e já com 7000kms rodados, a pequena Yamaha tem sido uma bela surpresa... o motor nota-se muito mais solto, mantendo facilmente ritmos acima dos 80-90kmh, o que para mim é mais do que suficiente para me manter a "salvo" na faixa mais á direita nas ICs. Acompanha facilmente o ritmo em EN e no meio do transito, não há nada que supere uma pequena scooter...
O que gosto:.A estetica mais "desportiva" da n-max
.Travões disco aos 2 eixos.
.A condução, em especial em piso liso faz-me recordar a target 50 que tive ainda muito jovem, que tanto sofreu nas minhas mãos sem nunca se .queixar e que tantas boas memórias me proporcionou. Agora sem o cheiro a "escáfia" do oleo 2T ...
.Consumos comedidos, expectavel em qualquer 125cc
.Fiabilidade até ao momento sem qualquer anomalia a registar. Mesmo o consumo de óleo tem sido praticamente nulo.
.Igniçao sem chave... Primeiro "estranha-se, depois entranha-se". A principio também era céptico, mas quando ando na V-Strom percebo que não era mau se esta também tivesse este "mimo".
O que não gosto:Traz de origem uns Dunlop do tipo "plastico" que no molhado...sem comentarios
Sem proteção frontal para o mau tempo.
O compartimento debaixo do banco é pequeno. Não dá para um capacete fechado, excepto tamanhos S ou XS. Acho que a PCX tem mais espaço.
Suspensão traseira muito rija e sem curso... em estradas maltratadas é tipicamente desconfortável tal como a maioria das scooters.
Tal como a PCX, a N-max é muito visada pelos "amigos do alheio"...quando a querem mesmo roubar, parece que não há nada que os detenha. Como a procura se mantém em alta, é muito importante procurar o local certo para a poder estacionar, alem dos paliativos cadeados.
Extras:
.Vidro Alto Yamaha. Para o inverno é um must....
.Suporte topcase Yamaha. É sem duvida muito mais bonito do que qualquer solução aftermarket e é muito facil adaptar bases Givi ou Shad no suporte original.
.Topcase.
.Alarme e/ou localizador GPS. (em caso de furto pode ser uma ajuda)
Espero que tenha ajudado na tua escolha, na certeza que irás ficar bem servido com qualquer uma delas.
PS. Já viste a Sym ADX 125? Ainda não testei, mas esteticamente esta mesmo fixe!