Geral > Mecânica

SYM VS 125 queima rectificadores

(1/3) > >>

XicoZe:
Sou novo por aqui e preciso da vossa ajuda/sugestões.
Há uns dias, enquanto circulava na minha SYM VS 125, começou a deitar imenso fumo da parte frontal da mota e o motor a falhar.
Desliguei ignição e o corte corrente da bateria.

Em casa desmontei para ver o que se passava e o rectificador estava visivelmente queimado.
Levei a moto para uma oficina onde trocaram o rectificador e a bateria, mas nao resolveram o problema. O novo rectificador continua a aquecer imenso e demasiado rapido, como se algo estivesse em curto circuito.
Como não conseguiram resolver o problema e mesmo assim já me custou uns quantos €, levantei a mota com a avaria.

Testes que dizem ter feito:
- a bateria é nova e tem 13,1V antes do motor de arranque
- com os tres fios amarelos do gerador ligados ao rectificador, a mota trabalha bem em baixas rotações, falha nas médias e o rectificador aquece descontroladamente
- com este fios desligados do rectificador, a mota trabalha bem em qualquer rotação, mas como sabemos, a bateria nao é carregada
- ao ralanti os 3 fios amarelos medem cerca de 50V
- aparentemente as massas estão bem ligadas.

Alguma ideia do que possa ser, ou recomendação de um bom eletricista em Lisboa que não custe os olhos da cara? :)

Nota: tradicional motor G6Y com carburador, rectificador e CDI electrónicos, ano 2010.

davidsantos:
Companheiro pesquisa aqui pelo fórum tenho impressão que já li algo semelhante numa sym mas não era uma vs.

XicoZe:
Obrigado pela sugestão mas já fiz isso e não encontrei nada semelhante.

piedade:
o melhor será passar também os olhos pelo manual de serviço, descrevem alguns testes ao circuito de carga

- será que o alternador está em condições? 
- a mota esta "original"? alterações à instalação eletrica ou das lâmpadas?

XicoZe:
Vou rever toda a instalação electrica: massas, acessorios, lampadas (já vi que tem umas de led), alarme.
Mota usada, nem sei por quantos donos...

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa