Geral > Mecânica

Gasolina low cost, um pequenos teste...

(1/5) > >>

Mercurio:
Como tenho muitas velas novas em casa, resolvi fazer um teste ao combustível que uso. Um teste longo e aborrecido mas que do qual poderia eventualmente tirar conclusões.
As velas das fotos andaram todas exactamente 10 mil kms no motor.




Esta primeira saiu como nova. Distância entre eléctrodos perfeita, sem resíduos nem depósitos de carbono. É a vela standard da Xmax.
Usei sempre gasolina da "cara", nomeadamente BP 98, Shell Vpower e Galp Evologic, quer 95 quer 98.



Esta segunda é a vela de Iridium foi usada exactamente nas mesmas circunstancias. Não notei qualquer incremento de potência, facilidade de arranque  ou diminuição de consumo.
Volto a dizer, a única vantagem destas velas é a longevidade. No caso da Xmax mudar uma vela é trabalho para 5 minutos e está ao alcance de qualquer pessoa.
A diferença de preço não justifica esta escolha.





 



Estas duas ultimas fotos são da mesma velas. Os mesmos 10 mil km, os mesmos percursos, a mesma condução.
A única diferença é que usei exclusivamente gasolina low cost, umas vezes 95 outras 98.
Enfim, que posso dizer? Pessoalmente fiquei admirado com o estado da vela. muito mais desgastada que o normal e com muitos residuos nos polos.
A boa noticia que que depois de voltar à gasolina "cara" voltou tudo ao normal.
A vela que saiu hoje vinha impecável com cerca de 7 mil km.
Talvez seja boa política ir alternando entre combustiveis e usufruir periodicamente dos efeitos de limpeza que as gasolinas aditivas aparentemente têm.
 

moto2cool:
Conclusão do estudo: tens que mudar de mota porque dá cabo das velas

PS não recomendo o uso de Linic no combustível porque pode precipitar a caspa

Lourenço:
Obrigado pela partilha.

Verifiquei algo semelhante num antigo seis cilindros com gasolinas aditivadas de marca ou com um bom aditivo a colocar no depósito.
A diferença em alguns milhares de quilómetros era notória em relação ás gasolinas simples apesar de termos verificado que existem aditivadas com efeitos diferentes entre elas e que se manifestavam não só nas velas como no óleo e no sistema pós combustão.

As 98 nunca melhoraram nada, pelo menos constatado.

Este motor hoje tem 636 000 quilómetros, roda pouco atualmente, mas a partir dos 260 000, momento em que foi intervencionado preventivamente, nunca utilizou gasolinas simples e nas manutenções é visível a diferença.

Em relação aos aditivos de depósito também há por aí banha da cobra ou pouco eficazes ou mesmo agressivos sobretudo se mal doseados e de acordo com algumas opiniões unânimes de alguns colegas proprietários de algumas antiguidades fósseis que foram adquirindo resultados ao longo de centenas de milhares de quilómetros, em caso de dúvida em relação aos aditivos a opção por aditivada de bomba de marca conhecida é preferível, se possível alternando entre algumas marcas porque isto dos aditivos parece não ser uma ciência exata e uma gasolina com um leque completo de aditivos multifuncionais seria comercialmente inviável, bem mais cara que a mais cara das BPs.

mpaneves:

--- Citação de: Mercurio em 27 de Maio de 2023, 11:19 ---Como tenho muitas velas novas em casa, resolvi fazer um teste ao combustível que uso. Um teste longo e aborrecido mas que do qual poderia eventualmente tirar conclusões.
As velas das fotos andaram todas exactamente 10 mil kms no motor.




Esta primeira saiu como nova. Distância entre eléctrodos perfeita, sem resíduos nem depósitos de carbono. É a vela standard da Xmax.
Usei sempre gasolina da "cara", nomeadamente BP 98, Shell Vpower e Galp Evologic, quer 95 quer 98.



Esta segunda é a vela de Iridium foi usada exactamente nas mesmas circunstancias. Não notei qualquer incremento de potência, facilidade de arranque  ou diminuição de consumo.
Volto a dizer, a única vantagem destas velas é a longevidade. No caso da Xmax mudar uma vela é trabalho para 5 minutos e está ao alcance de qualquer pessoa.
A diferença de preço não justifica esta escolha.





 



Estas duas ultimas fotos são da mesma velas. Os mesmos 10 mil km, os mesmos percursos, a mesma condução.
A única diferença é que usei exclusivamente gasolina low cost, umas vezes 95 outras 98.
Enfim, que posso dizer? Pessoalmente fiquei admirado com o estado da vela. muito mais desgastada que o normal e com muitos residuos nos polos.
A boa noticia que que depois de voltar à gasolina "cara" voltou tudo ao normal.
A vela que saiu hoje vinha impecável com cerca de 7 mil km.
Talvez seja boa política ir alternando entre combustiveis e usufruir periodicamente dos efeitos de limpeza que as gasolinas aditivas aparentemente têm.

--- Fim de Citação ---
Boa partilha,ideal para se mostrar a muitos incrédulos.
Foi algo que ainda aprendi na curta passagem pela area das duas rodas,evitar ao  maximo os combustíveis simples e vi em primeira mão o que tambem pode acontecer a injetores entre outros.
Na minha xmax as velas sempre sairam com bom aspecto nas trocas aos 20.000km
Era um bom tema para video

Xquim:
Excelente trabalho.
Obrigado  pela partilha.
(Esperemos que não haja revendedores low cost aqui no fórum)  _lol_ _lol_ _lol_

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa