Geral > Sistemas de comunicação/GPS/Vídeo

Legalidade Intercomunicadores

(1/5) > >>

selu82:
Boa noite companheiros,  scooter_

Há muito tempo que estou a ler muito sobre a utilização dos intercomunicadores em nossas motas, mas não consigo obter nada em claro.

Comprei estes https://es.aliexpress.com/item/1005005061613796.html?spm=a2g0o.productlist.main.53.6161588avpoj0h&algo_pvid=76b858dc-8bee-49d1-9bb3-bf044a2cd074&algo_exp_id=76b858dc-8bee-49d1-9bb3-bf044a2cd074-26&pdp_npi=3%40dis%21EUR%21116.85%2137.39%21%21%21%21%21%402100bc5c16837560997398262d07ba%2112000031491271576%21sea%21PT%21703812973&curPageLogUid=S3NaAMWFaEPF há duas semanas, mas tive que devolvê-los.

Não tinham certidão CE  _reg_, o logo CE que tinham na caixa era da marca China Export pelo que foi o ponto para devolvê-los, antes da compra falei com o fornecedor e ele me garantiu que tinha a certidão CE (Europa), foi por isso que eu compre os intercomunicadores, mas não era certo.

A minha dúvida é, qual é a normativa do codigo da estrada que fala deste assunto especifico?, Posso utilizar um intercomunicador com dois altifalantes como tinha o intercomunicador que comprei?

Eu cheguei a instalar nos meus capacetes e o funcionamento era espetacular, conseguia falar pelo telefone sem problema e também com a pendura, sempre sem problemas e também sem afetar a condução.

Gostaria ter ainda mais informação deste assunto, porque não faz sentido poupar no momento da compra se depois posso ter problemas ou além uma multa por não ter aparelhos legais.

Aguardo a vossa ajuda.

Agradeço antecipadamente.  _convivio_

eXurion:
O ter o CE não te vai servir de nada. Creio que ainda não há legislação quanto a intercomunicadores portanto tudo depende do polícia se tiver num dia ruim e quiser implicar ou não.

Mas para teres noção até na escola de condução onde andei, para dar instruções era utilizado um intercom chinês genérico.

moto2cool:
A referência a homologação CE é inútil neste caso porque não existe regulamentação para intercomunicadores. Um chinês é muito mais barato e a menor qualidade pode não impedir o uso.
O impedimento no código da estrada, como todas as leis portuguesas, é pouco especifico, Na minha opinião considerando estes sistemas como de alta voz penso  não ter problemas com a lei. Os auriculares (auscultadores)  de certeza são ilegais se forem pares, não são se for apenas um.


No futuro a homologação pode vir a ser necessária para o colocar no capacete, mas logo se verá

selu82:
Obrigado pelas respostas.

Nesse caso entendo que é indiferente pagar 80€ que 400€, porque em ambos os casos o valor não tem importancia se não há legislação quanto a intercomunicadores, não?.

E depois está o assunto da policia, podes apanhar um polícia  simpático ou podes apanhar um polícia que discutiu no dia anterior com a sogra.

O pior de tudo isto é que aqueles que fazem as leis são sempre aqueles que não tem carta e também não tem mota, é uma vergonha.

Então pelo momento vou deixar este assunto porque não me fio, parece ser que o mais seguro é virar a cabeça e falar a vozes com a pendura.

Obrigado amigos.  _convivio_

jcsc:
Se bem me lembro de ter lido ha anos, os intercomunicadores sao consideradas colunas e nao auriculares.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa