O sistema de câmera montado no espelho proposto pela BMW provavelmente será capaz de ajudar uma variedade de sistemas, desde faróis com escurecimento automático até prevenção de colisão e controle de cruzeiro.
Com os sistemas de radar já se espalhando de carros para motociclos, era apenas uma questão de tempo até que os sistemas de câmeras se juntassem a eles. A BMW registrou um pedido de patente descrevendo uma configuração de câmera estéreo para futuras motociclos.
O sistema BMW é estéreo, com um módulo de câmera montado na frente de cada caixa de espelho. Embora o documento de patente ilustre o design de uma K 1600 B, usando os como suportes de câmera, a BMW está facilitando ao máximo a integração do sistema em vários modelos sem a necessidade de uma carroceria redesenhada para se adequar. As câmeras estéreo oferecem um escopo mais amplo e têm a capacidade de julgar distâncias e estimar a posição da moto tridimensionalmente na estrada.
Na patente proposta, um par de câmeras frontais será instalado nos espelhos, uma de cada lado.
Embora o documento da BMW diga que a ideia é, como a da Kawasaki, destinada a permitir o uso de faróis automáticos, também indica que a empresa está considerando a adoção de tecnologia mais complexa. Notadamente, refere-se ao uso do sistema com faróis “matrix”, já utilizados em alguns carros, que possuem a capacidade de mascarar partes do feixe do farol para dar um efeito de escurecimento local. Isso significa que ele pode cortar a luz apenas na parte que atingiria um veículo que se aproxima, permitindo que você mantenha o feixe forte do farol sem ofuscar os outros motoristas. Em uma mota, esse sistema é ainda mais complicado pelo fato de você se inclinar nas curvas, mas a detecção tridimensional das câmeras duplas ajuda a contornar esse problema.