Autor Tópico: BMW testa camaras stereo  (Lida 2006 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
BMW testa camaras stereo
« em: 01 de Abril de 2023, 10:12 »
Desenho de patente do sistema de câmera montada no espelho BMW
O sistema de câmera montado no espelho proposto pela BMW provavelmente será capaz de ajudar uma variedade de sistemas, desde faróis com escurecimento automático até prevenção de colisão e controle de cruzeiro.

Com os sistemas de radar já se espalhando de carros para motociclos, era apenas uma questão de tempo até que os sistemas de câmeras se juntassem a eles. A BMW registrou um pedido de patente descrevendo uma configuração de câmera estéreo para futuras motociclos.

O sistema BMW é estéreo, com um módulo de câmera montado na frente de cada caixa de espelho. Embora o documento de patente ilustre o design de uma K 1600 B, usando os como suportes de câmera, a BMW está facilitando ao máximo a integração do sistema em vários modelos sem a necessidade de uma carroceria redesenhada para se adequar. As câmeras estéreo oferecem um escopo mais amplo e têm a capacidade de julgar distâncias e estimar a posição da moto tridimensionalmente na estrada.

Desenho de patente de câmeras voltadas para a frente do sistema de câmeras da BMW
Na patente proposta, um par de câmeras frontais será instalado nos espelhos, uma de cada lado.

Embora o documento da BMW diga que a ideia é, como a da Kawasaki, destinada a permitir o uso de faróis automáticos, também indica que a empresa está considerando a adoção de tecnologia mais complexa. Notadamente, refere-se ao uso do sistema com faróis “matrix”, já utilizados em alguns carros, que possuem a capacidade de mascarar partes do feixe do farol para dar um efeito de escurecimento local. Isso significa que ele pode cortar a luz apenas na parte que atingiria um veículo que se aproxima, permitindo que você mantenha o feixe forte do farol sem ofuscar os outros motoristas. Em uma mota, esse sistema é ainda mais complicado pelo fato de você se inclinar nas curvas, mas a detecção tridimensional das câmeras duplas ajuda a contornar esse problema.
« Última modificação: 02 de Abril de 2023, 20:19 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"