Autor Tópico: Itália pensa rever limite nas autoestradas  (Lida 1674 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Itália pensa rever limite nas autoestradas
« em: 21 de Março de 2023, 18:52 »



O ministro das Infraestruturas e Transportes de Itália reiterou que está a trabalhar para aumentar o limite de velocidade na autoestrada de 130 para 150 km/h. “A maioria dos acidentes não ocorre na autoestrada, mas sim nas artérias suburbanas”, defende Matteo Salvini. Em Portugal, o limite de 120 km/h vigora desde 1976.

Matteo Salvini, ministro das Infraestruturas e Transporte do atual governo de Meloni, disse à Radio24 que está a trabalhar para modificar um dos “pilares” do Código da Estrada, ou seja, o limite de 130 km/h atualmente em vigor em Itália.

“Estamos a fazer todas as avaliações necessárias com os técnicos, existem grandes troços de auto-estrada, onde no modelo alemão também podemos pensar em aumentar os limites. Afinal, infelizmente, a grande maioria das mortes por acidentes ocorre não na auto-estrada, mas nas estradas suburbanas”.


O ponto de partida da proposta do dirigente Carroccio é corroborado pelos dados: se os acidentes mais graves ocorrem nas vias extraurbanas, as autoestradas registaram, em quase duas décadas, uma redução para metade do número de acidentes: foram 14 mil em 2004, caíndo para pouco mais de 7.500 em 2021. Sem contar que o limite de 130 km/h, introduzido em 1977, com as atuais potências de motos e carros na estrada, é hoje anacrônico.


Em suma, tirando a real bondade do sistema alemão (nem todos na Alemanha são a favor da ausência de limites), tudo parece levar a uma futura modificação da lei, mas a oposição coloca reticências a esta medida. O exemplo alemão é apresentado como um caso livre de limites nas autoestradas. No entanto, apesar de em boa parte ser verdade, existem exceções. Alguns troços possuem limites (permanentes ou dinâmicos) entre os 80 e os 130 km/h e, nos últimos anos, muitas propostas têm sido apresentadas com vista à definição de um valor limite máximo geral




https://motomais.motosport.com.pt/noticias/italia-quer-aumentar-o-limite-de-velocidade-nas-autoestradas/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"