Autor Tópico: Mais conselhos de pneus  (Lida 1639 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Mais conselhos de pneus
« em: 22 de Fevereiro de 2023, 20:09 »

Os pneus são o nosso principal meio de contacto com o solo e o feedback que nos dão, uma valiosa informação para sabermos o nível de aderência no tipo de piso em que rolamos.

Há no entanto que ter alguns cuidados, com os níveis de temperatura dos mesmos, pressão e desgaste, por forma a usufruirmos de uma condução segura. Fique com a noção que não existe o pneu perfeito! Há sim, melhores ou piores para determinadas situações. Vamos então abordar algumas das suas principais características e fornecer-vos algumas recomendações úteis.


Pode questionar por curiosidade, porque razão os pneus são pretos e não de qualquer outra cor? Isso ocorre por causa do negro de fumo, que é frequentemente usado como enchimento de reforço nos compostos de borracha. O negro do fumo melhora a resistência à abrasão da borracha, protegendo os pneus dos raios ultravioleta e do risco de rachaduras. O negro de fumo não é o único enchimento de reforço. Às vezes, a sílica é usada 100% como carga de reforço.

SENTIDO DE ROTAÇÃO

A outra questão que pode colocar é, porque razão há um sentido de rotação a respeitar? Nas paredes laterais dos pneus aparece sempre uma seta que corresponde ao sentido de montagem. Há uma direção de rotação a ser respeitada por três razões :

• O desenho das bandas de rodagem é projetado para evacuar a água de forma eficiente, girando numa direção e não na outra.

• A carcaça do pneu às vezes inclui pilhas de lonas não simétricas e o bom comportamento do pneu exige que ele gire na direção certa.

• Como as maiores forças de tração ocorrem durante a aceleração para o pneu traseiro e durante a travagem para o pneu dianteiro, a banda de rodagem é enrolada na carcaça com uma sobreposição em uma determinada direção para evitar o rompimento sob alta tensão.

AQUECIMENTO DO PNEUS

Como um pneu aquece? Todos nós pensamos que um pneu aquece pelo atrito entre a banda de rodagem e o asfalto. No entanto, essa é apenas uma pequena parte do calor produzido pelo pneu, sendo a maior parte do aquecimento devido às deformações da carcaça a cada rotação da roda

O calor é, portanto, produzido principalmente no interior do pneu. A banda de rodagem exterior permite que o pneu seja arrefecido ao permanecer em contato com o ar ambiente. Os pilotos sabem bem disso com os seus pneus, que podem sobreaquecer deixando-os ‘presos’ num pelotão por muito tempo à espera que o pneu arrefeça o mais possível.

O DESGASTE

Quando devemos trocar os pneus? Deve-se fazê-lo quando a profundidade dos sulcos for inferior a 1 mm em mais de um ponto dos quatro distribuídos na circunferência, como diz o Código da Estrada. Na prática, também pode decidir trocar os seus pneus mais cedo, se o desgaste não for uniforme entre o centro da banda de rodagem e as paredes laterais. Algumas motos são realmente muito sensíveis a um perfil de pneu, com um comportamento amplamente degradado que pode estragar o prazer de condução.

QUAL A PRESSÃO CORRETA?

Antes do mais, a pressão dos pneus deve ser verificada regularmente! Muitos motociclistas preferem rodar com baixa pressão nos pneus, no entanto, andar com pressão insuficiente significa desgaste prematuro dos pneus, comportamento degradado da moto e, nos casos mais extremos, maior risco de furar.

A maioria dos fabricantes recomenda pressões dianteiras/traseiras de 2,5 bar e 2,9 bar.Os fabricantes desenvolvem e otimizam os seus pneus para esses valores de pressão, mas correspondem a uma moto muito carregada (passageiro e bagagem). Se conduzir a solo e sem carga, poderá facilmente descer para pressões mais baixas de 2,3/2,5 bar, para aproveitar uma superfície de contato um pouco maior sem sacrificar o equilíbrio ou a precisão do comportamento da moto.

CUIDADOS A TER COM PNEUS NOVOS

Sair da garagem ou da box com pneus novos nos aros, não significa necessariamente que tenha a maior aderência do mundo. Sim, um pneu novo pode parecer paradoxal, mas é escorregadio! Para liberar facilmente um pneu após a vulcanização (o estágio final de sua fabricação), os fabricantes costumam usar parafina ou outro agente. É isso que dá essa aparência brilhante a um pneu novo. Brilhante e escorregadio, então.

https://motomais.motosport.com.pt/especiais/6-conselhos-para-nao-ter-problemas-com-os-pneus/
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2023, 20:34 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"