Autor Tópico: Roletes  (Lida 44171 vezes)

LuisRibeiro

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #25 em: 02 de Novembro de 2016, 16:38 »
Obrigado pelos links, já tinha pesquisado, mas não consegui encontrar!!  :(
Creio que os últimos roletes que montei eram mais leves, mas não tenho a certeza, tinha um kit de manutenção e já vinham roletes incluídos!!

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Roletes
« Responder #26 em: 02 de Novembro de 2016, 19:43 »
Eu sei que não se deve fazer "chat" no fórum, mas quero aqui expressar um público agradecimento ao Sapina pelas explicações prestadas.
Vou seguir o conselho: Dr. Pulley, 20 gramas... está testado, e afinal partilhamos o mesmo modelo de scooter.
E já comecei a meter as mãos à obra: óleo Motul semi-sintético 10W40 e filtro novo.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline sapina

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 100
  • Localidade: Cabrela - Sintra
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 ZA(ABS)
Re: Roletes
« Responder #27 em: 02 de Novembro de 2016, 23:37 »
Companheiro, se quiser dou-lhe um conjunto de roletes Dr. Pulley de 20 gramas que tenho cá em casa com cerca de 40.000km para testar, para ter a certeza que gosta dessa gramagem.

Se quiser é só dizer.

Offline Flyboy

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2023
  • Mensagens: 2
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 k7
Re: Roletes
« Responder #28 em: 03 de Fevereiro de 2023, 16:45 »
Boas companheiros li atentamente o topico.
Tenho uma Burgman 400k7 e fiquei esclarecido coma minha duvida sobre os roletes, vejo que a última msg foi em 2016, dai para agora houve mais algumas novidades sobre os roletes ou os Dr.Pulley de 20g continuam na berra?

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Roletes
« Responder #29 em: 07 de Fevereiro de 2023, 12:37 »
Boas!
Uma vez que foi retomado este "post" sobre roletes, venho corrigir uma informação que dei há anos (algo que já corrigi no post original): não coloquem massa de lítio nos roletes.

A massa de lítio é um excelente lubrificante e é aconselhada para muitas utilizações, só que no caso dos roletes deve ser evitada, mesma numa camada muito fina. Há roletes e roletes e nem todos têm o mesmo tipo de "plástico" a envolver os pesos. O que ocorre é que esta massa reage com alguns tipos de plástico acelerando de forma acentuada a sua degradação. Há marcas de roletes que propõem a sua própria massa lubrificante, da qual têm o cuidado de não dizer a composição, e alguém confundiu com massa de lítio. Mas não é.

Por isso, passei a utilizar massa de silicone, uma camada muito fina, nos roletes. Depois de muitos quilómetros, verifiquei que não reage com o plástico e satisfaz.
Obviamente, a cada verificação do estado variador, aproveita-se para limpar e lubrificar todos os seus componentes, isso inclui os roletes e os deslizadores.
Esta limpeza e desengorduramento deve ser feita sem utilizar produtos que reajam com a liga de alumínio e o plástico, imediatamente ou a prazo. O álcool isopropílico, porque é usado na limpeza de componentes electrónicos, bem frágeis, foi a minha escolha. Ao contrário do outro, o "normal", não produz oxidação. Atenção: É altamente inflamável, isto quer dizer que fontes de calor e cigarros acesos devem estar bem longe do local de uso ou de armazenamento.

Um tipo quando é novo nestas coisas de manutenção feita pelo próprio vai buscar informação onde julga que ela existe. Só que, a todos os níveis, a Internet está cada vez mais cheia não de informação testada e confrontada mas de "bitaites" e reproduções de "verdades" surgidas algures (às vezes com a boa intenção de que o Inferno esta cheio, mas sobretudo de muito má intenção) que se tornam "virais" na medida em que outros a reproduzem acriticamente. E de vez em quando dá asneira, porque quem colocou uma determinada informação errada não se deu ao trabalho de corrigir a sua "sapiência", "especialização" e "infalibilidade", enfim. Tropeçar neste tipo de coisas também faz parte do processo de aprendizagem... o que é preciso é ser curioso e não se satisfazer com uma só "verdade". Não metam "massa de lítio" nos roletes, ok?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2023, 13:05 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes