Autor Tópico: Andar de mota na cidade  (Lida 8334 vezes)

Offline moto2cool

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Andar de mota na cidade
« em: 14 de Dezembro de 2022, 19:25 »
 Mais um tutorial do andardemoto:


Independentemente de todos os avanços que têm sido efetuados ao nível da segurança nos veículos, ativa ou passiva, que cada vez mais contam com tecnologias avançadas para prevenir acidentes, estes continuam a acontecer por motivos que nos são alheios.

Reforçamos a já debatida ideia de que nas motos, contrariamente aos carros, não existe uma “carcaça” ou cinto de segurança que nos proteja de infortúnios. A prudência acrescida durante a condução, aliada ao uso de equipamento adequado e à frequente manutenção da moto nas melhores condições, são fatores que devemos ter sempre em atenção a fim de garantirmos o máximo de segurança ao andar de moto.

Infelizmente, não obstante toda a cautela que tenhamos a fim de evitar azares, eles teimam em acontecer. Desta forma, em seguida, convidamos os nossos leitores a rever várias situações citadinas que, frequentemente, são a causa de acidentes entre os motociclistas.

Separadores de Vias
Os separadores de vias têm como intuito distinguir ou delimitar as vias das faixas de rodagem e podem assumir vários formatos e cores: pinos, refletores, corretores, barreiras de cimento, etc.

Por vezes mal visíveis ou por falta de sinalização antecipada, os separadores de vias podem ser um obstáculo de risco para os motociclistas. Devemos ter sempre em conta uma acrescida concentração nas alternâncias de vias, sobretudo quando a visibilidade no trânsito é baixa.


Carris dos Elétricos
Compostos por umas “calhas” de metal embutidas no asfalto ou na calçada portuguesa, os carris revelam-se uma armadilha para os motociclistas, uma vez que retiram imensa aderência aos pneus, sendo especialmente perigosos quando molhados e desnivelados.

A deslocação de moto por estradas com carris torna-se num desafio para o motociclista, que deve em todo o momento evitar pisá-los, ou, se tal acontecer, fazê-lo devagar e de preferência na perpendicular.

Irregularidades do Asfalto
A circulação diária de viaturas pesadas acaba por criar depressões no asfalto que dificultam o trajeto dos motociclistas.

Além de possibilitarem a futura criação de lençóis de água, outro tópico que falaremos mais adiante, muitas das vezes estas “trincheiras” podem desequilibrar o motociclista.

Como tal, é necessária prudência, em particular nas curvas, já que, estas irregularidades do piso podem causar desequilíbrios na suspensão alterando a trajetória desejada.

As lombas e depressões destinadas à redução da velocidade encontradas nas zonas urbanas podem surgir em vários feitios e frequentemente sem sinalização.

Para quem anda com motos trail na cidade, as lombas ou depressões não são um grande problema, mas para as motos citadinas, normalmente com um menor curso de suspensões, são efetivamente um risco.

Encarar uma lomba ou depressão em moto a velocidades mais elevadas pode fazer com que percamos o controlo sobre a moto.


Buracos e Gravilha na Estrada
Inesperados, os buracos e gravilha no asfalto podem fazer com que o motociclista perca o controlo da moto.

Em curva são dois “inimigos” dos pneus da moto, podendo anular o contacto entre eles e o alcatrão.

Perante um perigo destes, que nos pode surgir em qualquer lugar e sem aviso, a única defesa é manter a concentração e uma elevada atenção para não se correr o risco de circular a uma velocidade excessiva, que não dê hipótese de contornar o obstáculo.



Juntas de Dilatação das Pontes e Viadutos
As juntas de dilatação servem para absorver a expansão e contração da ponte e passagens desniveladas causadas pelas mudanças de temperaturas.

No início ou no final das pontes, muitas vezes em plena curva, esses dispositivos são construídos em materiais metálicos, sendo muitas delas de dimensões mais do que suficientes para poderem causar grandes perdas de aderência e um provável acidente, sobretudo quando molhadas.


Tampas de Saneamento e Inspeção
Disseminadas pelas estradas e ruas portuguesas, estas tampas metálicas, configuram uma ameaça à segurança dos motociclistas pela baixa aderência que proporcionam à borracha do pneu.

Na eventualidade de chuvas torrenciais e inundações, a força da água pode levantar e abrir as tampas de saneamento, criando uma “cratera” no meio da via que muito rapidamente resulta em acidente. As tampas de inspeção também constituem um problema, sobretudo quando estão desalinhadas com o asfalto.

Sinalização Pintada no Asfalto
Qualquer que seja o piso onde rodamos, aquele que irá sempre oferecer as melhores condições de aderência é o alcatrão. Não significa que possamos estar mais à vontade, porque na verdade existem perigos como a sinalização pintada diretamente sobre o asfalto que não fornece boa aderência aos pneus.

Além da sinalização que não é suposto ser pisada, como as raias, traços contínuos e outras, há na faixa de rodagem outras, como é o caso das passadeiras, tracejados, indicações de sentido e por aí além que também se revelam um risco.

Seja qual for o intuito da sinalização pintada no alcatrão, não se aconselham travagens e acelerações fortes sobre elas, especialmente quando molhadas.


Sistemas de Rega
A forma como adaptamos a condução da moto à chuva é totalmente diferente quando a seco. Mas mesmo em dias limpos podemos encontrar piso molhado no meio de uma curva devido a um sistema de rega mal ajustado.

É esperado que um motociclista preveja múltiplas situações enquanto conduz, mas nem sempre é previsível o surgimento de água na via devido a um sistema de rega mal ajustado.

Óleo de Motor e Combustível Derramado
As manchas de óleo de motor ou combustível na via são mais uma situação melindrosa para os motociclistas que dificilmente pode ser evitada.

Com sorte os derrames de óleo no asfalto apenas são perceptíveis pelas cores de arco-íris que refletem no asfalto em dias de chuva.

Nos postos de combustível e perto destes, os derrames de gasolina ou gasóleo são mais comuns e também muito escorregadios, pelo que fica a nota para uma atenção redobrada.



Vias com piso de Calçada
Frequentemente encontramos ruas ou estradas pavimentadas com calçada de pedra.

As vantagens destas estradas são várias, desde a sua maior resistência ao uso, a sua fácil manutenção, o melhor escoamento de águas, etc. Porém, também representam desvantagens de elevado risco para os motociclistas, como as irregularidades do piso e a falta de aderência dos pneus.

Nas alturas de maior humidade, as estradas de calçada apresentam um maior perigo, requerendo mais cuidado nas acelerações e travagens. É nestas situações que o controlo de tração e o ABS são uma preciosa ajuda ao motociclista.

Lençóis de Água
O fenómeno da hidroplanagem sucede quando o pneu passa por cima da água perdendo totalmente o contacto com o alcatrão e facilmente deitando o motociclista ao chão. Para tal não acontecer, é necessário pneus em bom estado capazes de drenar grandes quantidades de água.

As poças de água na estrada, mesmo as de baixa profundidade, podem causar aquaplanagem e muitas vezes podem também esconder um buraco ou tampa de saneamento, pelo que devem ser sempre evitadas ou cruzadas com extrema cautela.


Objetos no Meio da Via
Lixo, restos de pneus, algum objeto caído de um camião (pedras, madeiras, peças) e por aí em diante podem obrigar a uma mudança de direção rápida na tentativa de os evitar. Nessa eventualidade existe o risco de perda de aderência ou sair de trajetória e enfrentar um perigo ainda mais grave.

Para evitar estas surpresas é necessário manter uma distância de segurança dos veículos que circulam na nossa frente e uma velocidade adequada ao traçado e à visibilidade.

Conclusão
Como podemos concluir por meio dos tópicos mencionados acima, há uma extensa lista de riscos a serem tidos em conta pelos motociclistas.

Se há maneira de os evitar? Sim, a experiência, a velocidade adequada e a elevada concentração durante a condução são as nossas melhores aliadas para evitarmos as tais situações que não podemos controlar.

Além dos pontos referidos existirão mais imponderáveis que não conseguimos prever, pelo que o importante é retirar deste texto o alerta para os inúmeros perigos e incentivar uma maior precaução na condução das nossas motos

https://www.andardemoto.pt/moto-news/63686-cuidados-a-ter-ao-conduzir-uma-moto-na-cidade/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline JGarcia

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Re: Andar de mota na cidade
« Responder #1 em: 15 de Dezembro de 2022, 11:24 »
 _palmas_ _pol_
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Offline jfreitas

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Re: Andar de mota na cidade
« Responder #2 em: 17 de Dezembro de 2022, 11:57 »
 _pol_

Offline Ludgero Antão

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Re: Andar de mota na cidade
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2023, 13:42 »
 Obrigado, companheiro. Nunca é de mais relembrar.