Autor Tópico: EICMA 2022  (Lida 456 vezes)

Offline Paulo Silveiro

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1853
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
EICMA 2022
« em: 08 de Novembro de 2022, 13:43 »
Muitas novidades no certame EICMA2022  _palmas_

Do que já vi até agora destaco:

Honda Transalp 750 - a Honda continua a explorar este novo motor em outros modelos. O design, mais uma vez,  como já tinha acontecido com Hornet, ficou curto. Parece que a Honda aproveita peças de vários modelos para manter os preços contidos. De frente a Transalp parece uma NC. O motor deve ser bom, 91cv para uma 755cc é bom e, como é apanágio na Honda deve ser poupado. Resta saber como se porta na estrada... _pensador_

Honda CL500 - uma scrambler, com o mais que provado motor de 500cc, para quem gosta deste tipo de modelos.

Suzuki -  aí está a sucessora da imbatível Vstron 650....passou para uma 800 com 84cv, écran TFT, e design igual à do modelo 1000cc, tirando aqueles faróis que vêm das naked. Para os apreciadores da marca, vai continuar a ser um valor seguro. Vamos aguardar os testes dinâmicos.

Derivado deste modelo temos a naked GSX-8S.. com muitos componentes partilhados.

Yamaha -  não apresentou novidades de renome, apenas acrescentou écrans TFT com conetividade a vários modelos e carregou a Tracer9 GT+ de eletrónica ( radar dianteiro para um cruise control adaptativo, novo écran TFT, etc).

Ducati - da marca campeã de MotoGP, temos a belíssima ( e muito cara) Multistrada V4 Rally. Com um motor muito potente e carregada de eletrónica vem concorrer com a GS. De uma forma geral, a maioria dos modelos desta marca foram mexidos com atualizações estéticas e de software por forma a serem, ainda, mais potentes, desportivas e caras  _reg_.

Haverá muitas mais novidades, mas ainda não as vi. Sei que a Triumph Street Triple 765 foi evoluída, a BMW tem uma super desportiva e os chineses devem aparecer em força.

Conclusão, a eletrónica veio para ficar. Pessoalmente tenho muitas dúvidas neste carregar de chips e sensores. No futuro os exames de condução serão feitos em simuladores, onde o instruendo, em vez de estar preocupado em fazer os 8, vai ter demostrar ser capaz, num curto espaço de tempo, de parametrizar um modo de motor, a força da  travagem,  o curso das suspensões, vários níveis do ABS e do controlo de tração e ainda emparelhar o seu smartphone com os magníficos écrans TFT's com vários modos de apresentação coloridas.

Os passeios de motos serão realizados até ao café mais próximo, onde os recém encartados, ficarão a discutir quem têm uma IMU com mais eixos. Sim porque, para estes jovens amantes da tecnologia, é muito aborrecido apanhar com o vento  no belo capacete que projeta informações 3D na viseira, ou sujar os blusões  com airbags incorporados e resistências que aquecem o corpo nos dias mais frios, porque eles não estão para apanhar frio.

E quando alguém lhes perguntar há quanto tempo não lubrificam a correntes, eles respondem...nem sei o que é isso, mas nas atualizações de software isso deve ficar feito..  _Rolley_

Agora a sério, a tecnologia é muito boa e facilita a condução, mas tudo isso se paga (e muito) obrigando a visitar oficinas com programas informáticos capazes de atualizações e resets.

Talvez por isso, cada vez mais, estou voltado para as vespas, onde vejo com prazer, os motores a dois tempos, pegar com o kick, serem  barulhentas e fumarentas e onde os arranjos, ainda, se fazem com cabos e chaves.
   
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4093
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: EICMA 2022
« Responder #1 em: 08 de Novembro de 2022, 15:04 »
Muitas novidades no certame EICMA2022  _palmas_
Do que já vi até agora destaco:

Suzuki -  aí está a sucessora da imbatível Vstron 650....passou para uma 800 com 84cv, écran TFT, e design igual à do modelo 1000cc, tirando aqueles faróis que vêm das naked.
É mais uma 1050 com menos CC do que uma 650 musculada, muito mais eletrónica e uma altura do assento que afasta alguns adeptos. A cilindrada ( motor paralelo - como se irá chamar? ) passa ligeiramente para o escalão de imposto mais caro, o que não é bom

Yamaha -  não apresentou novidades de renome, apenas acrescentou écrans TFT com conetividade a vários modelos e carregou a Tracer9 GT+ de eletrónica ( radar dianteiro para um cruise control adaptativo, novo écran TFT, etc).
A Yamaha tem cada vez mais argumentos nesta Tracer, pena que não seja uma boa opção para dois com aquele assento do pendura, mas é uma tentação
Ducati - da marca campeã de MotoGP, temos a belíssima ( e muito cara) Multistrada V4 Rally. Com um motor muito potente e carregada de eletrónica vem concorrer com a GS. De uma forma geral, a maioria dos modelos desta marca foram mexidos com atualizações estéticas e de software por forma a serem, ainda, mais potentes, desportivas e caras
  _reg_ . Não acredito que compita seriamente com a GS, ainda está para aparecer mota que o faça
E quando alguém lhes perguntar há quanto tempo não lubrificam a correntes, eles respondem...nem sei o que é isso, mas nas atualizações de software isso deve ficar feito.. _Rolley_ 
Pois mas nessa altura têm motor elétrico com cardã à roda  ;D
Talvez por isso, cada vez mais, estou voltado para as vespas, onde vejo com prazer, os motores a dois tempos, pegar com o kick, serem  barulhentas e fumarentas e onde os arranjos, ainda, se fazem com cabos e chaves.
Como a Vespa Elettrica scooter_ ( também com busca polos  ;) )


Acima de tudo obrigado pelo rápido resumo da exposição, veremos o que vem aí mais, especialmente das chineses



[EDIT] depois de ver na net percebi que se trata da VStrom 800 mas o modelo DE, mais virado para o off road. Vamos esperar para ver o modelo "normal"
« Última modificação: 15 de Novembro de 2022, 21:07 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1137
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: EICMA 2022
« Responder #2 em: 08 de Novembro de 2022, 18:38 »
Pelo que o Paulo diz vejo 1 erro grosseiro da Honda em fazer um motor 755cc com pouco mais cavalos que ouitros tantos 700cc que por aí andam e tambem a Suzuki de ter passado a sua Vstrom 650cc para o 800cc por cá são claramente prejudicadas nos impostos que se vai refletir no preço final pago por qualquer um que as queira comprar.

E scooters ainda não viram nada?

Olhem esta aqui:

Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Paulo Silveiro

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1853
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: EICMA 2022
« Responder #3 em: 08 de Novembro de 2022, 21:24 »
Pelo que o Paulo diz vejo 1 erro grosseiro da Honda em fazer um motor 755cc com pouco mais cavalos que ouitros tantos 700cc que por aí andam e tambem a Suzuki de ter passado a sua Vstrom 650cc para o 800cc por cá são claramente prejudicadas nos impostos que se vai refletir no preço final pago por qualquer um que as queira comprar.

E scooters ainda não viram nada?

Olhem esta aqui:


Qual é a marca?

Na Yamaha as xmax passaram a ter écrans TFT e um novo visual.

Na vespa já viste o protótipo da GTV?
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4823
  • Localidade: sintra
Re: EICMA 2022
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2022, 22:00 »
A scooter cinzenta é uma Peugeot... _pensador_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1137
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: EICMA 2022
« Responder #5 em: 12 de Novembro de 2022, 10:31 »
A cinzenta é uma Peugeot XP 400 GT, mais um SUV...

Essa Vespa está muito bonita, das modernas para mim a mais bonita é a 946



Apartir de hoje é que já se deve saber quase todas as novidades da EICMA, durante a semana é só para a imprensa e demora mais tempo a sair informação peelo menos parece me isso.

Tens a Vespa Sei Giorni que é quase igual a essa, ou é a base para essa.


« Última modificação: 12 de Novembro de 2022, 10:46 por antoniopat »
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Shadow

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2022
  • Mensagens: 55
  • Localidade: Sintra
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS
Re: EICMA 2022
« Responder #6 em: 12 de Novembro de 2022, 13:57 »
Olá pessoal!
Motas muito giras especialmente a peugeot,  concordo com o que dizes PauloSilveiro, em relação ás piaggio não serem electrónicas,  pois assim não fica tão dispêndioso nas oficinas com a história das actualizações do software!
Cumprimentos e obrigado

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4093
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: EICMA 2022
« Responder #7 em: 14 de Novembro de 2022, 19:15 »
EICMA 2022 – Honda EM1 e:

A primeira moto elétrica que a Honda vai disponibilizar aos motociclistas europeus destaca-se pelas suas formas simples, compactas, uma plataforma plana para facilidade de utilização, apresentando-se como uma scooter elétrica perfeita para percorrer rapidamente distâncias curtas em cidade.



O denominado Honda Mobile Power Pack e: inclui um conjunto de baterias removíveis, que com uma carga permitem percorrer até mais de 40 km antes de necessitarem de ser recarregadas.  Sendo removível, o MPP e: poderá por isso ser carregado em casa, uma opção obrigatória para todos aqueles que não têm possibilidade de carregar numa garagem.

em1 e:Refira-se ainda que a Honda está a desenvolver e vai querer implementar um conjunto de estações de carregamento e troca de baterias, pelo que este MPP e: será por isso uma grande vantagem para os motociclistas, que apenas têm de se dirigir a uma dessas estações Honda, e trocar as baterias descarregadas por umas que estejam carregadas.


https://motojornal.pt/eicma-2022-honda-em1-e/
« Última modificação: 14 de Novembro de 2022, 19:16 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4823
  • Localidade: sintra
Re: EICMA 2022
« Responder #8 em: 14 de Novembro de 2022, 21:37 »
Acredito que venda muito bem, simples e se tiver um valor simpático... _convivio_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 321
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: EICMA 2022
« Responder #9 em: 14 de Novembro de 2022, 23:27 »
Esta scooter da Honda tem uma falha grave! Não tem espaço de arrumação!
A Silence/Seat tem bom espaço de arrumação por baixo do banco (2 capacetes)  e a Yamaha Neo's arruma pelo menos um jet.
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4093
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: EICMA 2022
« Responder #10 em: 15 de Novembro de 2022, 21:02 »



E scooters ainda não viram nada?



Talvez isto ajude:


"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1137
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: EICMA 2022
« Responder #11 em: 15 de Novembro de 2022, 23:44 »
Sim boa partilha as reais novidades sãos as Kymco, e mesmo aqui faz-me confusão como ainda lançam a Xciting com aquela forquilha convencional que parece exatamente igual ao do primeiro modelo 400..., e a tal Peugeot que o mais provável é nem aparecer por cá, ou seja poucas novidades no segmento scooter.  :'( :'(
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline JHCarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2022
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Marca: kawasaki
  • Modelo: J300
Re: EICMA 2022
« Responder #12 em: 18 de Novembro de 2022, 14:17 »
Obrigado pela partilha

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1137
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: EICMA 2022
« Responder #13 em: 18 de Novembro de 2022, 22:40 »
E este concept que esteve na EICMA:
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Shadow

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2022
  • Mensagens: 55
  • Localidade: Sintra
  • Marca: Sym
  • Modelo: 125 GTS
Re: EICMA 2022
« Responder #14 em: 19 de Novembro de 2022, 16:39 »
Para os amantes da sym o anuncio de uma nova scooter  _lool_
A grande novidade dentro do espaço da SYM nesta EICMA foi a scooter 125 cc denominada de ADX, uma proposta “crossover” que posiciona este modelo entre as opções de scooter urbana de estilo aventura.
Para além dos modelos equipados com motorização a combustão interna, a SYM também aproveitou o salão italiano para mostrar que está atenta às novas tendências mais ecológicas do mundo das duas rodas. Por isso, neste vídeo ficamos também a conhecer os detalhes dos futuros modelos com motorização elétrica que estão a ser desenvolvidos pela SYM.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4093
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: EICMA 2022
« Responder #15 em: Ontem às 20:31 »
A revista da andardemoto explora profundamente esta exposição.
Recomendo que passem pelo tópico

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=35195.msg90224253.msg#90224253


« Última modificação: Ontem às 20:32 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4823
  • Localidade: sintra
Re: EICMA 2022
« Responder #16 em: Ontem às 20:42 »
Para os amantes da sym o anuncio de uma nova scooter  _lool_
A grande novidade dentro do espaço da SYM nesta EICMA foi a scooter 125 cc denominada de ADX, uma proposta “crossover” que posiciona este modelo entre as opções de scooter urbana de estilo aventura.
Para além dos modelos equipados com motorização a combustão interna, a SYM também aproveitou o salão italiano para mostrar que está atenta às novas tendências mais ecológicas do mundo das duas rodas. Por isso, neste vídeo ficamos também a conhecer os detalhes dos futuros modelos com motorização elétrica que estão a ser desenvolvidos pela SYM.


A ADX está fantástica, agora se vem para o mercado nacional é que não sabemos...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018