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Inspeções em França já foram e Portugal?

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moto2cool:
É oficial: a decisão francesa de impor uma inspeção técnica obrigatória para motocicletas em 1º de janeiro de 2023 está definitivamente enterrada.

A espera foi longa, mas está aí: a introdução da inspeção técnica periódica para motocicletas é revogada. Entenda que o decreto de agosto de 2021 que impõe uma inspeção técnica obrigatória para veículos de duas rodas motorizados a partir de 1 de janeiro de 2023 não ocorrerá, pois está cancelado por um novo decreto. O decreto “Revoga a obrigatoriedade de inspeção técnica de veículos motorizados de duas ou três rodas e quadriciclos motorizados (categorias L)”.

A FFMC (Federação Francesa de Motociclistas Angry) e a FFM (Federação Francesa de Motociclismo) trabalham para esta vitória há mais de dez anos.

A diretiva europeia de 2014 oferece a possibilidade de derrogação da inspeção técnica para veículos motorizados de duas rodas se forem adotadas medidas que promovam a segurança rodoviária dos veículos motorizados de duas rodas.


Seis alternativas foram enviadas à Comissão Europeia, algumas das quais já estão em vigor desde este ano.

Bónus de conversão (até 6.000€ sem condições de rendimento) na compra de um veículo elétrico de duas rodas (incluindo o retrofit de motos térmicas) ou um veículo muito pouco poluente.

Instalação de radares de controle de emissão sonora e penalidades para escapamentos não aprovados e/ou adulterados.

Melhor comunicação sobre a segurança dos veículos de duas rodas, principalmente em termos de equipamentos.

Incluir as questões relacionadas a duas e três rodas nos Planos de Ação Departamentais de Segurança Viária.

Integração da questão da segurança dos utilizadores de veículos de duas rodas motorizados ao passarem o alvará B e acrescentando um programa de manutenção, eco-condução e ruído ao passarem os alvarás A1 e A2.

Reforço da proteção dos usuários graças à sinalização de pontos cegos em veículos pesados.

( Tradução automática)

https://www.femamotorcycling.eu/no-inspections-france/

davidsantos:
Ainda vai correr muita tinta sobre o assunto.

mpaneves:
Muitos centros de ipo já tem o material,logo já investiram,aqui só vejo duas soluções,ou arranca mesmo ou o estado devolve o investimento as empresas,que acham?
Venham lá às inspeções sff,mas de forma séria e justa.

moto2cool:
A devolução do investimento depende das expectativas criadas, só o facto de existir a lei não chega.


Não tenho nada contra as inspeções mas reconheço que a segurança seria mais bem obtida com medidas diferentes, não as mesmas mas seguindo o exemplo de França.
Arrisco-me a dizer que os motociclistas se preocupam muito mais com a segurança que os automobilistas, porque o preço é muito maior.  _martelada_  Por isso as inspeções seriam mais para a poluição e tuning
O dinheiro das inspeções aplicados na fiscalização seria muito mais eficaz, nomeadamente do ruído e gases

EML:
Afinal sempre vão para a frente as inspeções aos motociclos!  _martelada_
 Foi aprovado o Decreto-Lei n.º 29/2023 de 5 de maio. Harmoniza a nossa legislação com a Diretiva da UE e passa a abranger motos acima de 125cc, e não apenas acima de 250cc. A partir de janeiro de 2024, quem tem moto com mais de cinco em relação à primeira matrícula, tem que ir à inspeção.
https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/29-2023-212591472
Boas curvas! scooter_

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