Autor Tópico: Teste Ride SEAT mo  (Lida 2652 vezes)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Teste Ride SEAT mo
« em: 03 de Julho de 2022, 07:12 »
A scooter elétrica da SEAT
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #1 em: 04 de Julho de 2022, 13:59 »
Muito fixe  _pol_

Já estive a equacionar, mas... faço +- 90km por dia e se calhar fica muito perto do limite dela.
Também tenho alguma dificuldade em andar devagar  _policia_ _Rolley_. Se andar sempre no "prego" será que a bateria aguenta os 100km?

E quanto tempo durará a bateria? E quanto custará trocar a dita? Dúvidas, dúvidas  _Rolley_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #2 em: 04 de Julho de 2022, 19:21 »
Se o preço fosse o mesmo que uma pcx ou nmax esta scooter arrumava o segmento das 125.
Vamos ver o que vão  fazer  os gigantes nipónicos.
De certeza que nao andam a dormir...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #3 em: 05 de Julho de 2022, 07:21 »
Muito fixe  _pol_

Já estive a equacionar, mas... faço +- 90km por dia e se calhar fica muito perto do limite dela.
Também tenho alguma dificuldade em andar devagar  _policia_ _Rolley_. Se andar sempre no "prego" será que a bateria aguenta os 100km?

E quanto tempo durará a bateria? E quanto custará trocar a dita? Dúvidas, dúvidas  _Rolley_
Para ti ainda não dá e atenção que este tipo de veículos requer reaprender a conduzir,pois se não sabes andar devagar, está na altura de aprender .
Eu tive sempre presente o desafio de gastar o menos possível e no último dia em passeio de Sintra ao Estoril e depois pela marginal até Lisboa,conseguimos chegar com 70% de bateria,para isso bastou respeitar o limite legal de velocidade.
Já no ic 19 fiz várias vezes  no modo D que só dá 80 kmh e não me chateei com isso aliás evitei muita coisa até.
Os ciclos são normalmente de 1000 cargas mas penso que estas da silence dão para mais mas acredito que sejam caras ,mais que as da niu.agora se pensarmos que se elas fizerem 80.000 km já bateram a maioria das a combustão que raramente lá chegam, raramente o fazem sem grandes reparações.
Eu ando a pensar,i problema é que penso muito e só um amigo me ajudou a fazer contas reais ,com uma niu em 3 anos tinha a mota paga ,no meu caso.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #4 em: 05 de Julho de 2022, 10:52 »
Com tanto radar toda gente vai aprender a andar devagar...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #5 em: 05 de Julho de 2022, 10:59 »
Com tanto radar toda gente vai aprender a andar devagar...

Provavelmente com o custo do combustível e o custo de andar depressa, a tendência para veículos de média cilindrada vai-se acentuando, ou elétricos, claro
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #6 em: 05 de Julho de 2022, 22:10 »
Para quem não faz AE a velocidade é uma completa treta, ainda hoje fui de YBR para o trabalho e demorei mais 5 minutos que na Kymco e poupei 2,5€...

Do que anda por aí só uma BMW C é que me cativa só que quando aparecem são carissimas e já com uns bons milhares no bucho, tambem andava interessado numa Vectrix e convertia para bateria de litio só que tambem pedem bastante € e com as baterias no galheiro.

Esta Seat até não parece nada mal para a habitual chinesice que por aí anda.
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline zeuz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 173
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Vectrix
  • Modelo: VX-1 Li+
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #7 em: 05 de Julho de 2022, 23:18 »
@mpaneves o teu discurso é comum a todos aqueles que colocam de parte o preconceito e avaliam correctamente este "novo" conceito.

A suavidade, pronta resposta, silêncio e facilidade de utilização casam na perfeição com o conceito scooter!

Têm falhas? Sim, tal como as scooters com motor de combustão! Mas se conseguirem lidar com, ou aceitar, essas falhas, dificilmente voltam atrás. Acontece até uma coisa curiosa... deixasse de fazer contas e passa a ser a única opção.

Gostei de ver o Citroën BX break no vídeo... são cada vez mais raros de avistar...

Curiosamente activaste o modo Sport antes de ultrapassares um BMW iX3...

Por fim, depois destas experiências com o "som do silêncio", o que tens a dizer do "Loud pipes saves lifes"? Sentiste-te menos visível no IC19 em relação à tua X-Max?



P.S.:
No meu caso importei uma Vectrix VX-1 Li+ de Barcelona. Ficou-me 2.000€ mais cara que uma SYM GTS 125 do mesmo ano e quilometragem. Estimei 40.000km para recuperar essa diferença. Fiz 30.000km antes da bateria ficar curta para o trajecto casa-trabalho. A pandemia fez-me encostá-la e com isso perdi os 20km que ainda fazia, o que agora daria para fazer o trajecto para o novo emprego.




Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

« Última modificação: 05 de Julho de 2022, 23:20 por zeuz »
Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )

Offline zeuz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 173
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Vectrix
  • Modelo: VX-1 Li+
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #8 em: 05 de Julho de 2022, 23:29 »

Já estive a equacionar, mas... faço +- 90km por dia e se calhar fica muito perto do limite dela.

São 45km+45km ou 90km numa só viagem? Dá para carregar no destino?

Também tenho alguma dificuldade em andar devagar  _policia_ _Rolley_. Se andar sempre no "prego" será que a bateria aguenta os 100km?

Esta ou as NIU não permitem inventar com a bateria, mas a BMW tem uma C-evo long range. Além disso, usa as células do BMW i3, o qual existe em 3 capacidades de bateria. A versão normal da C-evo usa as células do i3 60Ah, enquanto a C-evo long range usa as células do i3 94Ah. Há ainda o i3 120Ah...

Nas Vectrix e nas scooter chinesas já há muito que se faz packs à medida das necessidades.

E quanto tempo durará a bateria?

Depende... durante +5 anos precisei de 25km+25km. Agora preciso de 10km+10km. Portanto a mesma bateria (pack) que antes já não chegava, agora passou a durar mais tempo!

E mesmo quando chegam ao "fim", podem ser usadas para armazenar energia de painéis solares. Na tua casa ou na casa de outra pessoa.

E quanto custará trocar a dita?
Não custam tanto como uma scooter nova, isso garanto-te!

O preço exacto só saberás quando precisares de trocar, porque o preço por kWh tem sofrido alterações ao longo dos anos.

De qualquer maneira, quanto custa um motor novo para a tua scooter? No próximo ano o preço será o mesmo?

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

« Última modificação: 05 de Julho de 2022, 23:35 por zeuz »
Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )

Offline zeuz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 173
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Vectrix
  • Modelo: VX-1 Li+
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #9 em: 05 de Julho de 2022, 23:51 »


Do que anda por aí só uma BMW C é que me cativa só que quando aparecem são carissimas e já com uns bons milhares no bucho, (...)

A solução é importar! Mas serão sempre mais caras que uma scooter com motor de combustão.

(...)tambem andava interessado numa Vectrix e convertia para bateria de litio só que tambem pedem bastante € e com as baterias no galheiro.

São óptimas para converter e usar packs à medida. A sua qualidade também é muito boa, daí o preço.

Esta Seat até não parece nada mal para a habitual chinesice que por aí anda.

Também é chinesa! A diferença é que é assemblada em Barcelona.

As Horwin e as Govecs usam um motor Bosch.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #10 em: 06 de Julho de 2022, 07:35 »
@mpaneves o teu discurso é comum a todos aqueles que colocam de parte o preconceito e avaliam correctamente este "novo" conceito.

A suavidade, pronta resposta, silêncio e facilidade de utilização casam na perfeição com o conceito scooter!

Têm falhas? Sim, tal como as scooters com motor de combustão! Mas se conseguirem lidar com, ou aceitar, essas falhas, dificilmente voltam atrás. Acontece até uma coisa curiosa... deixasse de fazer contas e passa a ser a única opção.

Gostei de ver o Citroën BX break no vídeo... são cada vez mais raros de avistar...

Curiosamente activaste o modo Sport antes de ultrapassares um BMW iX3...

Por fim, depois destas experiências com o "som do silêncio", o que tens a dizer do "Loud pipes saves lifes"? Sentiste-te menos visível no IC19 em relação à tua X-Max?



P.S.:
No meu caso importei uma Vectrix VX-1 Li+ de Barcelona. Ficou-me 2.000€ mais cara que uma SYM GTS 125 do mesmo ano e quilometragem. Estimei 40.000km para recuperar essa diferença. Fiz 30.000km antes da bateria ficar curta para o trajecto casa-trabalho. A pandemia fez-me encostá-la e com isso perdi os 20km que ainda fazia, o que agora daria para fazer o trajecto para o novo emprego.




Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Tenho a dizer que evitei muita coisa,tipo ser ultrapassado por um casal de mt07 que uns metros a frente bate num carro ,isto a filtrar ...
Digamos que facilmente me acostumei a andar a 80kmh sem stress,a deixar as de combustão a olhar,a deixar tudo de boca aberta nos arranques,eu sou daqueles que não sou resistente á novidade desde que veja que pode ser viável...
É um descanso andar numa eléctrica,para os que como eu respeitam a mecânica e escutam o motor , deixa de existir preocupação no arranque a frio,nas paragens,nas voltas pequenas e na cidade não há melhor que este tipo de veículo.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #11 em: 06 de Julho de 2022, 11:31 »
São 45km+45km ou 90km numa só viagem? Dá para carregar no destino?
São 45km para cada lado. dá para carregar no destino. O problema não será também os 1000 ciclos de carregamento? A carregar todos os dias dará para 3 anos +-, a minha está com 102 000 e tem 5 anos.

Esta ou as NIU não permitem inventar com a bateria, mas a BMW tem uma C-evo long range. Além disso, usa as células do BMW i3, o qual existe em 3 capacidades de bateria. A versão normal da C-evo usa as células do i3 60Ah, enquanto a C-evo long range usa as células do i3 94Ah. Há ainda o i3 120Ah...

Nas Vectrix e nas scooter chinesas já há muito que se faz packs à medida das necessidades.

Depende... durante +5 anos precisei de 25km+25km. Agora preciso de 10km+10km. Portanto a mesma bateria (pack) que antes já não chegava, agora passou a durar mais tempo!

E mesmo quando chegam ao "fim", podem ser usadas para armazenar energia de painéis solares. Na tua casa ou na casa de outra pessoa.
Não custam tanto como uma scooter nova, isso garanto-te!

O preço exacto só saberás quando precisares de trocar, porque o preço por kWh tem sofrido alterações ao longo dos anos.

De qualquer maneira, quanto custa um motor novo para a tua scooter? No próximo ano o preço será o mesmo?
Obrigado pelas considerações  _pol_ _pol_

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline zeuz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 173
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Vectrix
  • Modelo: VX-1 Li+
Re: Teste Ride SEAT mo
« Responder #12 em: 11 de Julho de 2022, 10:41 »

São 45km+45km ou 90km numa só viagem? Dá para carregar no destino?
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

São 45km para cada lado. dá para carregar no destino. O problema não será também os 1000 ciclos de carregamento? A carregar todos os dias dará para 3 anos +-, a minha está com 102 000 e tem 5 anos.

Ensinaram-me que o ideal é a bateria ter capacidade para fazer a viagem de ida e volta, sem necessitar de carga, por causa da eventual necessidade de, chegado ao emprego, regressares de imediato a casa.Mas, para começar, se comprares uma scooter que permita fazer 50km também te vai servir. A poupança depois permite evoluir! Também há quem compre e use o anterior gasto em combustível para pagar o empréstimo.

Os 1000 ciclos de carregamento não significa 1000x que ligas à tomada. Significa, grosso modo, uma descarga até 0% apartir dos 100%. Ora, o BMS não permite, por segurança, uma descarga até 0%, nem carga até 100%. Fica sempre um pouco longe dos limites da célula (daí os carregadores de bateria não servirem para todo o tipo de baterias). Também é recomendado carregar entre os 20% e os 80%, não só para evitar range anxiety, mas também para evitar o tal ciclo completo. Resumindo, não basta uma conta simples para determinar quantos quilómetros a bateria vai durar.

https://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=8512
https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=17322&start=280#p11280831




Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )