Autor Tópico: Pneus e vento lateral  (Lida 3150 vezes)

Offline Mario_Morais

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2022
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: SYM
  • Modelo: JET X 125
Pneus e vento lateral
« em: 10 de Junho de 2022, 22:39 »
Boa noite a todos . Conforme ja sabem , eu tenho a minha "Rodinhas"  há uma semana só , e claro ainda estou na fase de adaptaçao , a conhece-la , sentir o peso a travagem dela etc .
Até aqui tudo bem , mas tenho aqui um problema  que me está a deixar baralhado , frustrado e com algum receio de ir ao chao , porque sinto que a mota nao me dá segurança , ou seja , a direito tudo bem , mas a fazer rotundas vejo-me mesmo obrigado a faze.las quase parado, tal é a sensaçao que aquilo vai resvalar a qualquer momento !
Depois de alguma pesquisa pela net , começo já a pensar que de certeza os culpados  sao os pneus que vieram montados de origem com ela que sao uns CST .
Á frente tem um CST 100 /90-14  e atrás tem um 110/80-14
Ela ja passou dos 200 kms , portanto acho que já seria hora da tal dita goma de serem novos nao interferir , penso eu .
Ontem com ela parada andei a apalpar  os pneus com a unha etc e realmente acho aquilo um bocado rigo demais .
Agora outra coisa que me tem acontecido e que me está a preocupar deveras é que com vento lateral , a mota , desliza para o lado ! :o  Mas desliza mesmo !
 Sei que hoje esteve muito vento , mas ir a direito  devagar tipo 45 / 50  kms  e dar connosco a ir 15 /20 cms para o lado , tipo teletransportado na horizontal  é um bocado demais para o meu gosto  :o , se bem que sei que o vento afecta sempre ,mas acho muito
Escusado será dizer que  reduzo logo , mas tambem nao posso ir ali a 35 / 40 kms pois acho que mesmo  na marginal é perigoso  ::)
Resultado , preciso da vossa ajuda e das vossas opinioes , pois acho um exagero uma mota com 140 Kilos ( sei que é leve sim )  ,mas mesmo assim 140 Kgs mais 80 meus , parecem teletransportados  na HORIZONTAL !  de repente assim que ha uma rabanada de vento
Estou a pensar em mudar os pneus e ja andei a fazer algumas pesquisas e ouvi boas coisas dos Michelin City Grip 2  e dos  Bridgestone  etc
Que acham ? Os CST serao mesmo assim tao maus em aderencia ?!  Penso que sim ,porque sei que nao tenho muita experiencia ,mas tenho consciencia que ja a conduzo muito bem aqui dentro , mas em estrada aberta com vento , tenho apanhado ums ataques cardiacos valentes , e tenho ido muitas vezes para casa com os dito cujos mirradinhos  ;)
Obrigado a todos e fico entao a aguardar as vozes dos mais experientes ,mas estou mesmo desconfiado que aqueles CST sao feitos de plastico  rijo  ::)  e que sao eles os causadores
Abraço a todos


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #1 em: 11 de Junho de 2022, 00:12 »
Boas em relação a pneus ficas bem com uns city grip 2,em relação ao vento quando está forte,nada a fazer, acho que te habituais...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #2 em: 11 de Junho de 2022, 08:40 »
Trocar, trocar e trocar.
Esses pneus são fabricados pelo mesmo grupo que os antigos Maxis. Na realidade agora são vendidos com a marca da casa mãe.

Os pneus simplesmente só são aceitáveis com tempo quente e seco e mesmo assim...

Experimentei há uns dias uma Jet X com esses pneus, já sem goma. Podem-me dizer o que quiserem, os pneus só servem para o verão.

Sei precisamente do que fala. Veja o diário de bordo da minha GTS e vai lá encontrar os meus relatos relativamente a um pneu traseiro que deslizava. Eu cheguei a fazer a 30km/h curvas que se fazem bem a 50 ou mesmo 60km/h.

Troque por uns Michellin City Grip 2, ou outros de qualidade e veja a diferença.




Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #3 em: 11 de Junho de 2022, 12:46 »
Uns bons pneus são uma despesa mais do que eficiente, não só dá mais confiança e satisfação na condução, como evitam ir ao chão com os custos associados.

Já o  vento é sempre um inimigo do motociclista mas cria -se o hábito e as estratégias para lidar com ele e em pouco tempo tudo funciona automaticamente, nem reparas no vento.

Pneus com pouca aderência podem justificar um deslocamento excessivo lateralmente

Boas curvas
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #4 em: 11 de Junho de 2022, 14:00 »
Como já referido aqui, mais vale gastar em borracha do que em plásticos e ligaduras.
Se andas todo o ano é sensato trocar de pneus, aumentando o conforto, segurança e confiança.

Relativamente à circulação com vento, creio que será mais uma questão de habituação e adequares a velocidade para as situações que encontrares.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #5 em: 11 de Junho de 2022, 15:53 »
Essa questão do vento é lixada, mas estou em crer que depois dos "sapatos novos" que te aconselharam nos posts anteriores, vais sentir-te com muito mais segurança.
« Última modificação: 15 de Junho de 2022, 23:00 por Rufido »
Rui

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #6 em: 12 de Junho de 2022, 01:19 »
Essa questão do vento é lixada, mas estou em crer que depois dos "sapatos novos" que te aconselharam nos posts anteriores, vais sentir-te com muito mais segurança.

Concordo, pneus novos ajudando na estabilidade também ficará mais segura em dia de vento..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #7 em: 12 de Junho de 2022, 12:35 »
Apenas acrescento ao que já aqui foi dito que esta será talvez a melhor altura para trocar os pneus.
Assim a goma vai saindo antes das chuvas.

Além da Michelin City Grip tens outras marcas e modelos, onde o mais importante é que te sintas seguro.

Atenção que existe um modelo de pneus da Michelin - Power Pure que deram problemas.
Faz uma pesquisa aqui no fórum e vê os vários comentários.

Ou vê estes por exemplo:
https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,37006.msg90192194.html#msg90192194

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,18902.msg90019547.html#msg90019547

Boas curvas.


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #8 em: 12 de Junho de 2022, 14:06 »
Apenas acrescento ao que já aqui foi dito que esta será talvez a melhor altura para trocar os pneus.
Assim a goma vai saindo antes das chuvas.

Além da Michelin City Grip tens outras marcas e modelos, onde o mais importante é que te sintas seguro.

Atenção que existe um modelo de pneus da Michelin - Power Pure que deram problemas.
Faz uma pesquisa aqui no fórum e vê os vários comentários.

Ou vê estes por exemplo:
https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,37006.msg90192194.html#msg90192194

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,18902.msg90019547.html#msg90019547

Boas curvas.
Bem visto.
Pneus novos no inverno é juntar risco ao risco ( embora hoje em dia já não sei quando chove )
Já agora, na maioria dos casos quando faz muito vento agarramo-nos ao guiador com força, não vá aquilo fugir. Estamos apenas a transmitir à mota a força do vento, como vela.
Na minha opinião quanto mais absorvemos do vento sem passar para a mota, mais estáveis vamos
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Mario_Morais

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2022
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: SYM
  • Modelo: JET X 125
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #9 em: 12 de Junho de 2022, 20:35 »
Olá boa tarde a todos e muito obrigado pelas respostas :)
Pois , eu sem duvida que os vou trocar já apesar de eles terem só 250 KMS , mas realmente eles transmitem-me muito insegurança
Queria apenas ouvir mesmo a vossa opiniao , porque acho muito estranho uma mota  deslizar para o lado com o vento lateral , daquela maneira e isso  a mim só me indica que esse fenomeno , ´so se passa porque os pneus nao estao a agarrar minimamente .
Até nas rotundas sinto uma insegurança incrivel , e claro vou ali  tipo caracol  >:(
Quem vier atras é que sofre tambem , mas tem que ser assim
Ja agora se puderem  deixem-me aqui algun sitio que conheçam que ofereçam a montagem no acto da compra dos pneus ? ( nao sei se haverá ,mas talvez )
Eu vivo em Paço de Arcos
Abraçao a todos e boas curvas e obrigado  _convivio_  scooter_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #10 em: 12 de Junho de 2022, 21:07 »
Viva,
Tens a moto center que é nosso parceiro en sete rios perto do hospital de oncologia.
Já agora uma pergunta a pressão que tens no pneu é muito alta? Agora no verão quase todos os pneus são bons, mas se estas Inseguro o melhor é trocar.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Admin30

  • Visitante
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #11 em: 12 de Junho de 2022, 21:28 »
A solução do companheiro António é boa.
Se preferires mais perto, tens a Migtec, que é representante da Sym e além de parceiro tem boas referências.
Abraço e boas curvas
Élio

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #12 em: 12 de Junho de 2022, 23:52 »
"Queria apenas ouvir mesmo a vossa opiniao , porque acho muito estranho uma mota  deslizar para o lado com o vento lateral , daquela maneira e isso  a mim só me indica que esse fenomeno , ´so se passa porque os pneus nao estao a agarrar minimamente . "

Como disse anteriormente, veja o DB da minha GTS. Eu só tinha problemas no pneu traseiro e mesmo assim até deixei de andar com a mota.
Com ventos laterais, a passar em passadeiras de calçada, a passar nas bandas brancas das passadeiras, a curvar, a traseira da mota fugia por todo o lado.
E a travar parecia que a traseira queria passar à frente da dianteira.

No meu caso felizmente só tinha problema com um pneu. E esse pneu, com tempo seco não era mau. Mas ainda assim deu para uns sustos. Eu só troquei em Novembro porque foi quando se agravou e foi quando me convenci que era mesmo do pneu. Mas depois tive de andar devagarinho para lhes tirar a goma.

Troque os pneus enquanto está tempo quente e seco e assim tira-lhes a goma com bom tempo, é mais seguro.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #13 em: 13 de Junho de 2022, 08:01 »
Companheiro


Quando o assunto é pneus vou sempre à Motocenter, que também é parceiro CPM. Telefono, digo quais os pneus que quero, se tivesse dúvidas na escolha eles aconselham e agendam a intervenção (data e hora).

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #14 em: 13 de Junho de 2022, 20:16 »
Trocar essa "borracha" é uma boa ideia.

O vento é uma questão de prática, no início sente-se mais, depois já antecipamos e reagimos instintivamente contrariando os efeitos do mesmo.
Por estranho que possa parecer, com velocidade baixa sofre-se mais o efeito das rajadas de vento e conduzir a medo, tenso, também não ajuda nada.

Offline Elizeu

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 52
  • Localidade: Jundiaí - São Paulo - Brasil
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 250
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #15 em: 15 de Junho de 2022, 00:56 »
Muitas vezes o pneu montado em uma moto destina-se a determinado país e seu clima, sendo enviada a lugares onde não se adaptam. Tive uma Sportster  883 ano 96 que veio de fábrica com pneus Dunlop. Duraram 45 mil km mas eram duros e lisos, com chuva eram um martírio, especialmente o traseiro. Troquei por Pirelli e acabou a dança da chuva. Mas vale lembrar que a pressão é fator decisivo no comportamento dos pneus, eu os calibro a cada duas semanas.

Offline Mario_Morais

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2022
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: SYM
  • Modelo: JET X 125
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #16 em: 15 de Junho de 2022, 20:09 »
Muito Obrigado a todos . E sim ,estou a pensar ir á Motocenter e montar ums Michelin citygrip 2
Nao sei se comprando lá ofereçem a montagem , mas  mesmo que nao ofereçam , vou em frente , porque realmente sinto a mota insegura
Abraçao a todos e boas curvas :)  scooter_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #17 em: 16 de Junho de 2022, 12:23 »
Muito Obrigado a todos . E sim ,estou a pensar ir á Motocenter e montar ums Michelin citygrip 2
Nao sei se comprando lá ofereçem a montagem , mas  mesmo que nao ofereçam , vou em frente , porque realmente sinto a mota insegura
Abraçao a todos e boas curvas :)  scooter_
Nada como ligar a duas ou três lojas a pedir preços com montagem
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Mario_Morais

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2022
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: SYM
  • Modelo: JET X 125
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #18 em: 22 de Junho de 2022, 21:12 »
Boa noite a todos . Só para dizer que ja fui trocar os pneus e meti os que já tinha na ideia que sao os Michelin CityGrip 2 .
Estes mesmo ainda com a goma , estao a anos luz de evoluçao dos meus stock CST , coisa que eu já imaginava claro .
Quero dizer tambem que escolhi a MigTEc para fazer o seviço e fiquei fã , muito simpaticos , um ambiente excelente de atendimento , sao mesmo 5 estrelas todos eles la da oficina e a senhora do balcao 5 estrelas tambem .
Recomendo mesmo esta oficina a toda a gente que ainda nao conhecer :)
Abraço a todos e boas curvas  _convivio_ scooter_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #19 em: 22 de Junho de 2022, 21:24 »
Boa noite a todos . Só para dizer que ja fui trocar os pneus e meti os que já tinha na ideia que sao os Michelin CityGrip 2 .
Estes mesmo ainda com a goma , estao a anos luz de evoluçao dos meus stock CST , coisa que eu já imaginava claro .
Quero dizer tambem que escolhi a MigTEc para fazer o seviço e fiquei fã , muito simpaticos , um ambiente excelente de atendimento , sao mesmo 5 estrelas todos eles la da oficina e a senhora do balcao 5 estrelas tambem .
Recomendo mesmo esta oficina a toda a gente que ainda nao conhecer :)
Abraço a todos e boas curvas  _convivio_ scooter_

Confirmo,foi lá que comprei a minha mota e equipa 5 estrelas,mas a nível de pneus estou a pensar trocar antes do inverno e até agora a motocenter foi a que me deu melhor cotação...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #20 em: 23 de Junho de 2022, 09:31 »
Atenção nestes dias de chuva com o uso de pneu novo.
Não é nada de dramático, mas um pouco mais de prudência não faz mal a ninguém  _pol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #21 em: 23 de Junho de 2022, 10:16 »
O importante é fazer uns kms para essa goma sair...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Pneus e vento lateral
« Responder #22 em: 25 de Junho de 2022, 07:39 »
Melhor assim, já anda mais seguro.

Para bem de todos, se não se importar, passe pelo grupo de Facebook relativo as Sym Jet X e relate a sua experiência. Eu já não tenho muita paciência para continuar a insistir.


Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk