Autor Tópico: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega  (Lida 5629 vezes)

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« em: 06 de Junho de 2022, 20:00 »
Olá Companheiros,

Algumas semanas atrás, fechei negócio na compra de uma Tricity 300, e o concessionário informou que a previsão de chegada seria para a primeira quinzena de julho/2022.

Hoje fui informado que a Yamaha cancelou a entrega das unidades previstas, para Portugal (e provável Europa), devido a um Recall que, segundo o Sr. do concessionário Yamaha, paralisou a linha de produção da Tricity 300.

E que portanto, não há mais previsão para a chegada da minha nova scooter.

Pesquisei e vi que há um recall recente, sobre um problema no "stand assist" e isso vem sendo tratado pela Yamaha já fazem alguns meses, não creio que seja o mesmo recall, ao ponto da Yamaha cancelar a entrega das unidades previstas para os concessionários em Portugal.

Alguém sabe do que se trata?  Só gostava de ter a nova montada ainda neste verão, será uma tristeza receber a nova scooter, no inverno.

Boas curvas.


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #1 em: 06 de Junho de 2022, 22:06 »
Não será apenas uma tanga? _pensador_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #2 em: 06 de Junho de 2022, 22:39 »
Não será apenas uma tanga? _pensador_

Será que um concessionário, de boa reputação, iria se expor ao ridículo de uma mentira destas?  Eu não conheço o mercado, mas também não duvido.

Quando fiz a reserva, paguei o sinal, contrato de compra e venda, o vendedor disse-me que eles tinham 3 unidades para receber na primeira quinzena de julho, sendo 1 unidade já vendida e 2 para venda, sendo portanto 1 unidade a minha.

Me deu a notícia hoje, e sabe ele que posso telefonar para qualquer outro concessionário Yamaha de Portugal e confirmar a situação.

Prefiro acreditar na honestidade do concessionário, que pela pesquisa que fiz, tem boa imagem e reputação.

Vamos ver.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2022, 00:56 »
 Sim ,há esse recall, há atrasos,chegou a fazer-se esse recall,( que não é nada de grave nem urgente)as unidades em circulação .
No meu ponto de vista as desculpas que se dão nesta e noutras marcas ,são desnecessárias,pois há marcas de segunda linha que têm tudo, há stocks, o problema é que quem quer Yamaha vai sempre comprar Yamaha e eles podem dar-se a esse luxo de fazer esperar.
Haviam dias que não apareciam motas,outros que eram as dezenas colocando o staff no lodo desnecessariamente...
« Última modificação: 07 de Junho de 2022, 00:57 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2022, 12:49 »
Houve um recall ( Março 2022), mas parece que afetou um número limitado de unidades sobretudo no mercado Ásia-pacifico.

No RAPEX não se encontra nenhuma referencia, pelo que as unidades afetadas não devem ter chegado ao mercado Europeu.

Uma linha de produção parar por causa de um recall, não me parece plausível, ainda por cima a YAMAHA  tem um filosofia à Japonesa de fabricação com custos de produção
rigorosamente contabilizados ao segundo... _pensador_

Que há atrasos na entrega, isso é um realidade. :(
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #5 em: 07 de Junho de 2022, 19:43 »
Houve um recall ( Março 2022), mas parece que afetou um número limitado de unidades sobretudo no mercado Ásia-pacifico.

No RAPEX não se encontra nenhuma referencia, pelo que as unidades afetadas não devem ter chegado ao mercado Europeu.

Uma linha de produção parar por causa de um recall, não me parece plausível, ainda por cima a YAMAHA  tem um filosofia à Japonesa de fabricação com custos de produção
rigorosamente contabilizados ao segundo... _pensador_

Que há atrasos na entrega, isso é um realidade. :(

Companheiro,

Concordo. Que há atrasos, há para praticamente todas as indústrias. Quando estive na Yamaha, me foi informado de atrasos. O vendedor deu exemplo de que alguns modelos da Tracer estão em fila de espera por 12 meses, se é verdade, não sei.

Penso que o melhor que faço é começar a sondar outros concessionários e ver o que eles dizem.  Após um pouco de reflexão, começo a pensar que este relato do vendedor me parece fantasioso demais.

Obrigado.





Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #6 em: 07 de Junho de 2022, 20:05 »
Companheiro,

Concordo. Que há atrasos, há para praticamente todas as indústrias. Quando estive na Yamaha, me foi informado de atrasos. O vendedor deu exemplo de que alguns modelos da Tracer estão em fila de espera por 12 meses, se é verdade, não sei.

Penso que o melhor que faço é começar a sondar outros concessionários e ver o que eles dizem.  Após um pouco de reflexão, começo a pensar que este relato do vendedor me parece fantasioso demais.

Obrigado.

Eu provavelmente também me punha ao caminho por outro lado...se não conseguem cumprir com o combinado....
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #7 em: 07 de Junho de 2022, 22:36 »
As vezes uma usada com poucos quilómetros pode ser a solução
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #8 em: 08 de Junho de 2022, 01:06 »
Companheiro,

Neste momento a maioria dos concessionários não consegue dar uma previsão para a chegada de motos porque simplesmente as "casas mãe" não o conseguem fazer também, pelos mais variados motivos... sem querer defender ou atacar ninguém, o comercial que transmitiu o prazo inicial, das duas uma ou recebeu informação incorrecta ou meteu os pés pelas mãos ao afirmar algo que não estava em condições de prometer...

a justificação dada isso já é outro assunto, podendo até ser verdadeira, tenho algumas reservas...

Uma coisa podemos estar todos cientes, as entregas de veículos, sejam eles de duas ou 4 rodas, vão ser lentas e demoradas e a tendência é piorar a curto prazo...
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #9 em: 08 de Junho de 2022, 13:17 »
Companheiros,

Hoje telefonei para outro concessionário Yamaha, e o comercial disse me praticamente o mesmo:  que eles não conseguem encomendar Tricity 300, que eles tem uma unidade sem matrícula em stock mas não podem matricular por ordem da marca, até que seja feito o recall. Disse ainda que esta determinação foi anunciada semana passada.

Não souberam me dizer o motivo do recall, apenas disseram que até antes da semana passada poderiam ter vendido a Tricity 300 que tem em stock, mas que agora não podem.

Me parece portanto que algo ocorreu, e que realmente interromperam as vendas.

É aguardar.

Obrigado.


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #10 em: 08 de Junho de 2022, 14:13 »
Companheiros,

Hoje telefonei para outro concessionário Yamaha, e o comercial disse me praticamente o mesmo:  que eles não conseguem encomendar Tricity 300, que eles tem uma unidade sem matrícula em stock mas não podem matricular por ordem da marca, até que seja feito o recall. Disse ainda que esta determinação foi anunciada semana passada.

Não souberam me dizer o motivo do recall, apenas disseram que até antes da semana passada poderiam ter vendido a Tricity 300 que tem em stock, mas que agora não podem.

Me parece portanto que algo ocorreu, e que realmente interromperam as vendas.

É aguardar.

Obrigado.

Bom pelo menos a justificação que te deram é verdadeira, parecia tanga mas não era , o pior é que está complicado comprar esse modelo...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #11 em: 08 de Junho de 2022, 14:17 »
Companheiros,

Hoje telefonei para outro concessionário Yamaha, e o comercial disse me praticamente o mesmo:  que eles não conseguem encomendar Tricity 300, que eles tem uma unidade sem matrícula em stock mas não podem matricular por ordem da marca, até que seja feito o recall. Disse ainda que esta determinação foi anunciada semana passada.

Não souberam me dizer o motivo do recall, apenas disseram que até antes da semana passada poderiam ter vendido a Tricity 300 que tem em stock, mas que agora não podem.

Me parece portanto que algo ocorreu, e que realmente interromperam as vendas.

É aguardar.

Obrigado.


    Será que é por esta situação ?

    https://www.crazywheels.it/33-moto-test-e-co/yamaha/17578-richiamo-scooter-yamaha-tricity-300-per-problemi-ai-freni.html

    Após a tradução do Italiano, parece-me que há um problema nos travões que se deve a algo defeituoso na pinça que pode partir, e além disso pode provocar desgaste anormal das pastilhas.

    - Nenhum vendedor vai assumir um defeito em algo que quer vender...mas dá que pensar! _Rolley_
 
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #12 em: 08 de Junho de 2022, 19:46 »

    Será que é por esta situação ?

    https://www.crazywheels.it/33-moto-test-e-co/yamaha/17578-richiamo-scooter-yamaha-tricity-300-per-problemi-ai-freni.html

    Após a tradução do Italiano, parece-me que há um problema nos travões que se deve a algo defeituoso na pinça que pode partir, e além disso pode provocar desgaste anormal das pastilhas.

    - Nenhum vendedor vai assumir um defeito em algo que quer vender...mas dá que pensar! _Rolley_
Até eu sair da marca ,no fim do mês passado,o recall não era nada disso.
Há muita coisa que se passa numa oficina que não tem de passar cá para fora,podem sim tentar especular mas é isso, especular.
Uma mota vem na caixa,fechada,quem a prepara sabe se existe algum modelo com recall ou não,pois se existir é a marca que sabe,não é o jornalista da esquina nem nenhum treinador de bancada.
A marca tem um sistema interno onde tudo se sabe até duma máquina com 20 anos ,se tiver um recall que não foi feito na máquina vai aparecer no sistema a vermelho,mais,a marca em questão funciona muito bem com garantias,defeitos ,etc,sei muito bem disso,logo não existe motivo nenhum para se ocultar algo,pelo menos onde trabalhei, só não se vendia porque não havia,mas há várias encomendas em espera de vários modelos.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #13 em: 09 de Junho de 2022, 21:41 »
Companheiros,

Hoje achei uma mensagem recente no grupo YAMAHA TRICITY 300 do Facebook, um grupo de proprietários e potenciais compradores a falar deste novo recall, pelo que percebi, trata-se de um problema com Stand Assist, que ao ser acionado por muito tempo, acaba por travar a Tricity naquela posição. Um usuário diz que é obrigado a balançar a scooter para soltar.










Vamos ver como vão resolver isso.

Boas curvas!

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #14 em: 09 de Junho de 2022, 22:34 »
Pois ,era o que eu tinha dito, é a simples troca do disco por outro pois aquilo é uma bomba de travão com uma meia lua que agora tem uma ranhura diferente,mas atenção,algo que nunca deu problema por cá.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #15 em: 10 de Junho de 2022, 00:52 »
Haver recall é uma coisa normal,e sinal de que a marca está a fazer a sua parte para corrigir o defeito detetados ,e quanto a mim está a proceder bem, defeitos aparecem em todas as marcas não vejo razão para alarmismo.

« Última modificação: 12 de Junho de 2022, 09:36 por Admin30 »
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #16 em: 10 de Junho de 2022, 11:43 »
David, não concordo nada. Um recall é sinal que houve  falhanço, algo correu mal no planeamento ou no processo de fabrico/montagem.
Se me disserem que é melhor fazer um recall do que esconder a asneira, concordo.
Mas normalizar um erro que não devia ter sido cometido não tem a minha concordância. Normal seria não errar.
O sistema de qualidade japonês ( americano) já teve um tempo em que era muito duro contra defeitos. É desse tempo a fama das máquinas japoneses
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #17 em: 10 de Junho de 2022, 22:24 »
David, não concordo nada. Um recall é sinal que houve  falhanço, algo correu mal no planeamento ou no processo de fabrico/montagem.
Se me disserem que é melhor fazer um recall do que esconder a asneira, concordo.
Mas normalizar um erro que não devia ter sido cometido não tem a minha concordância. Normal seria não errar.
O sistema de qualidade japonês ( americano) já teve um tempo em que era muito duro contra defeitos. É desse tempo a fama das máquinas japoneses
Errado é errar e não assumir, reparem lá quem faz os recall? Só marcas com mais meios para isso,essa a diferença.
Já o disse ,volto a repetir a quem quiser perceber,este recall é simplesmente substituir a meia lua que  é tipo um disco de travão onde uma bomba idêntica a dos travões,trava a inclinação.
Em Portugal não se conhecem problemas com origem nesse sistema onde a diferença na peça é simplesmente um  rebordo diferente na zona de bloqueio,isto para o normal utilizador é igual ao litro pois nunca ninguém o irá ver ,mas acho graça as opiniões
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #18 em: 11 de Junho de 2022, 00:56 »
David, não concordo nada. Um recall é sinal que houve  falhanço, algo correu mal no planeamento ou no processo de fabrico/montagem.
Se me disserem que é melhor fazer um recall do que esconder a asneira, concordo.
Mas normalizar um erro que não devia ter sido cometido não tem a minha concordância. Normal seria não errar.
O sistema de qualidade japonês ( americano) já teve um tempo em que era muito duro contra defeitos. É desse tempo a fama das máquinas japoneses

Motocool , já nada é como era , óbvio o ideal era que não houvesse erros ,mas infelizmente não é assim,mas volto a frisar se assumem as suas responsabilidades perante o consumidor, tudo bem.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #19 em: 11 de Junho de 2022, 17:50 »
Companheiros,

Hoje um proprietário partilhou a carta que recebeu da Yamaha, sobre o novo recall - cada um tire suas conclusões:





Pelo que entendi, mesmo unidades que já passaram pelo recall, vão ter de passar por outro, pois o primeiro não foi o suficiente para solucionar o problema. E a marca diz para não usar o Stand Assist.


Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #20 em: 12 de Junho de 2022, 00:19 »
Tenho uma Tricity 300 e até agora, nada de Recall _convivio_
Manutenção normal e siga _pol_
 _convivio_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #21 em: 12 de Junho de 2022, 01:15 »
Tenho uma Tricity 300 e até agora, nada de Recall _convivio_
Manutenção normal e siga _pol_
 _convivio_

Panda que consumo se consegue fazer numa tricity 300?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #22 em: 12 de Junho de 2022, 07:19 »
A carta é em inglês,de Inglaterra,nada a ver com Portugal

Uma tricity pode gastar de 2.9 a 4 LT/100 km
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Admin30

  • Visitante
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #23 em: 12 de Junho de 2022, 09:42 »
Panda que consumo se consegue fazer numa tricity 300?


Atenção a off topic, por favor.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tricity 300 - Novo Recall / atraso entrega
« Responder #24 em: 12 de Junho de 2022, 10:01 »
Caro Hoxton

Não considero que haja muitas mais conclusões a serem esmiuçadas, a não ser teres de aguardar algum desfecho positivo para a compra ou então partires para outra alternativa.

É um facto que o “recall” inicial não correu bem, siga para um segundo para resolver o mesmo problema, e se for esta a causa e motivo para parar a produção da mesma, garantidamente que a YAMAHA está a fazer o seu melhor, e joga pelo seguro.

Pode beliscar a “imagem” do modelo? Pouco… tanto mais que as unidades afectadas pelo visto são relativamente recentes, relembro que o modelo foi lançado há pouco mais de 2 anos.

No mercado asia pacifico o problema está divulgado, aqui na europa é a casa mãe na Holanda que mandata as “filiais” de cada país  informar os seus clientes conforme os casos, e a divulgação do sucedido na Inglaterra tipifica a preocupação da marca, com avisos destacando o aviso de “não usar o stand assist” até ao 2º recall ser efectivo. Parece-me que o aviso tem alguma gravidade e não deve ser descurado.

Tratando-se de um sistema bastante complexo o “stand assist” permite com o uso de um botão manter a scooter direita, ou seja ao ser accionado a scooter não oscila quando parada.
São 240 kg de moto e o stand assist aparentemente faz um jeitão para colocar e /ou retirar do descanso lateral ou central-
Salvo erro as MP3 no inicio da sua comercialização em 2006 ou 2007 igualmente tiveram alguns problemas no mecanismo semelhante de equilíbrio, e tudo se resolveu.

E que tal um vídeo sobre este mecanismo? Está em japonês, mas dá para perceber…


Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM