Autor Tópico: uso dos piscas e segurança  (Lida 2552 vezes)

Offline MPires

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2022
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
uso dos piscas e segurança
« em: 27 de Maio de 2022, 17:48 »
Recém chegado ao mundo (prático) das motas estou a deparar-me com um problema em que não pensava. O raio das motos, ou pelo menos a minha, não desfaz o pisca o que me parece ser um problema grave de (in)segurança. Não me esqueço de pôr o sinal mas não raro esqueço-me de o anular depois de o usar. Têm alguns conselhos para dar sobre a matéria?
Não percebo como com tantas melhorias não introduzem esta, para mim tão óbvia que nem pensei nela antes de comprar a moto.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #1 em: 27 de Maio de 2022, 21:43 »
É uma aprendizagem só alguns modelos mais recentes ou alguns topos de gama tem essa funcionalidade.
Todos nos adaptamos, às vezes um susto ajuda
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline MPires

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2022
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #2 em: 27 de Maio de 2022, 22:54 »
Até agora não apanhei o susto ;D mas vejo altas possibilidades de isso vir a acontecer.

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 347
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #3 em: 27 de Maio de 2022, 23:14 »
É uma questão de hábito!
Nos primeiros tempos tinha que me concentrar no assunto. Agora já é automático! É claro que por vezes falho! _convivio_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5277
  • Localidade: sintra
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2022, 23:21 »
Boas , penso que é uma questão de hábito, com o tempo terás esse cuidado penso eu...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #5 em: 28 de Maio de 2022, 10:12 »
Também tive o mesmo problema... quando tirei a carta o instrutor assutou-me quando disse que o avaliador durante o exame poderia embirrar com isso e causar-me problemas... a partir daí adquiri o hábito de carregar no botão do pisca com regularidade, mesmo quando não tenho o pisca acionado...
De qualquer maneira, penso que, com o tempo, quando estiveres mais à vontade na estrada, a tua atenção vai relaxar um pouco mais e o teu cérebro vai conseguir pensar mais facilmente nos piscas...


Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #6 em: 28 de Maio de 2022, 11:09 »
Já dei por mim, mais do que uma vez, quase por instinto, a carregar no botão só para ter a certeza de que levo o pisca desligado.

Tenha muita atenção a outro pormenor. Já me apercebi, nomeadamente em rotundas, de que alguns condutores que estão para entrar não se apercebem do meu pisca.
Tenho uma GTS Evo com piscas em baixo e uma das coisas que sempre me agradou nas GTS que saíram a seguir era o facto de terem os piscas nos espelhos. São bem visíveis.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline MPires

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2022
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #7 em: 28 de Maio de 2022, 11:13 »
Obrigado pelas respostas. Sinto-me mais acompanhado  :).
Tenho ideia que na forza 350 os piscas devam ser razoavelmente notados pelos outros. 

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5277
  • Localidade: sintra
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #8 em: 28 de Maio de 2022, 13:11 »
Já dei por mim, mais do que uma vez, quase por instinto, a carregar no botão só para ter a certeza de que levo o pisca desligado.

Tenha muita atenção a outro pormenor. Já me apercebi, nomeadamente em rotundas, de que alguns condutores que estão para entrar não se apercebem do meu pisca.
Tenho uma GTS Evo com piscas em baixo e uma das coisas que sempre me agradou nas GTS que saíram a seguir era o facto de terem os piscas nos espelhos. São bem visíveis.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

Tens razão, apesar de considerar inestéticos na Cruisym, pelo menos são cá em cima e noto que tem uma maior visibilidade.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #9 em: 28 de Maio de 2022, 13:34 »
Tens razão, apesar de considerar inestéticos na Cruisym, pelo menos são cá em cima e noto que tem uma maior visibilidade.
Pois, daí vem um dos meus projectos. Por enquanto na gaveta.
Substituir, nos espelhos da Evo, aquela parte preta por uma transparente impressa cá em casa, e colocar nos espelhos uns piscas a funcionar em paralelo com os originais.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #10 em: 30 de Maio de 2022, 10:50 »
Boas! Tinha alguém com esse problema na sua Aerox.  A scooter tem uma luz avisadora na painel de instrumentos mas está fora da linha de visão, resultado: fazia o pisca e esquecia-se de o desfazer.
Resolvi a coisa colocando um daqueles "bip" de marcha atrás - só há que ligar o positivo da coisa às saídas do sinal da alavanca dos piscas para as lâmpadas e o negativo à massa. Se fizer demasiado barulho, envolve-se o bip numa espuma... remédio santo.
« Última modificação: 30 de Maio de 2022, 14:38 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline MPires

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2022
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: uso dos piscas e segurança
« Responder #11 em: 11 de Julho de 2022, 15:00 »
Já depois de ter colocado aqui a questão fui a uma sessão de formação do ACP e quando pus a questão ao instrutor ele disse-me que para não se esquecer de desfazer o pisca mantinha sempre o dedo sobre o respectivo interruptor, só o retirava depois da curva realizada e de desfazer o sinal. Passei a usar a técnica e de facto resultou, só raramente me esqueço. Não há duvida que é tudo uma questão de hábito e treino.