Autor Tópico: estou confuso…  (Lida 2287 vezes)

Offline pticeman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 25
  • Localidade: setubal
  • Marca: yamaha
  • Modelo: xmax
estou confuso…
« em: 13 de Abril de 2022, 15:48 »
Ora boas a todos, há já algum tempo que tenho vontade de tirar carta de moto nem que seja só para realizar esse objetivo já que me iniciei neste mundo das scooter 125 é um dia quem sabe subir a cc scooter_
Então dirigi-me a uma escola de condução, perguntei os preços ( 410€+ 60€ para exame ) e qual o meu espanto quando o sr. me perguntou se eu sabia conduzir motos pois eles não ensinavam _pensador_ _pol_
depois de meia hora de conversa lá percebi a lógica deles, mas não deixa de ser caricato…então quem nunca andou e quer aprender como faz??? Até me disseram que se não soubesse conduzir a scooter nem me aceitavam lá…lol desta não estava à espera…o que acham disto…estranho não?? _martelada_


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: estou confuso…
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2022, 15:54 »
Boas companheiro, se fosse comigo iria automaticamente a outra escola, o preço que te apresentaram qual é o serviço que te vão prestar afinal?
Nunca fui perguntar a escola nenhuma, agora há companheiros que já tiraram concerteza já te dão uma ajuda.
Eu teria perguntado se quem for tirar a carta de carro já tem que saber conduzir também?
« Última modificação: 13 de Abril de 2022, 16:01 por davidsantos »
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: estou confuso…
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2022, 15:57 »
Esses gajos não deviam ter alvará de ensino de condução!!  _martelada_
Uma queixa no IMT é que punha o senhor na linha.  _reg_
Mais um bocado, ainda tinhas que comprar mota (carta A) para ir fazer as aulas e o exame...
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline mrsantos

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2021
  • Mensagens: 32
  • Localidade: Moita
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: estou confuso…
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2022, 16:13 »
Isso não faz nenhum sentido, esses nem deviam estar abertos  _policia_
Quando tirei a carta, fizeram a pergunta da praxe "sabe andar de mota, quer começar na 125 ou ir directo para a 600?" Eu fui directo para a 600, mas sei de amigos que começaram na 125 e a aprender o básico. E não faz mal nenhum.
Se não estão lá para ensinar, estão a fazer o que????

Offline eXurion

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2020
  • Mensagens: 107
  • Marca: Sym
  • Modelo: Cruisym 300
Re: estou confuso…
« Responder #4 em: 13 de Abril de 2022, 16:21 »
Se a primeira impressão é má então não vale a pena lá voltar. Mais vale pagar mais caro e ter uma boa escola do que pagar barato e aprender mal e com piores hipóteses de passar no exame.

Na minha escola também comecei uma aula na 125 depois passei para a 600 sempre com um instrutor a orientar bem e com calma é o mais importante.

Se vamos pagar tanto e levar com um instrutor que só nos vê como mais uma carteira a entrar pela porta não é o sítio onde queremos estar.

Offline pticeman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 25
  • Localidade: setubal
  • Marca: yamaha
  • Modelo: xmax
Re: estou confuso…
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2022, 16:26 »
Boas companheiro, se fosse comigo iria automaticamente a outra escola, o preço que te apresentaram qual é o serviço que te vão prestar afinal?
Nunca fui perguntar a escola nenhuma, agora há companheiros que já tiraram concerteza já te dão uma ajuda.
Eu teria perguntado se quem for tirar a carta de carro já tem que saber conduzir também?

isso foi o que perguntei logo…respondeu me que os carros têm o instrutor ao lado por isso é mais seguro _palmas_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: estou confuso…
« Responder #6 em: 13 de Abril de 2022, 16:29 »
isso foi o que perguntei logo…respondeu me que os carros têm o instrutor ao lado por isso é mais seguro _palmas_


Nem que fosse a última escola do mundo lá voltaria....
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: estou confuso…
« Responder #7 em: 13 de Abril de 2022, 16:42 »
Meu caros .... Eu não me espanto nada ... Passo a explicar .. a minha criança 14 anos feitos dia 1 de março foi tirar a carta de mota " sim carta " aquela licença que nós tiramos na junta de freguesia no meu tempo 1997 custou 600 escudos .. 3€ de agora .
Fomos fazer as marcações para entrar por assim dizer no curso de condução , e passa para cá 300€ mais 30 ou 40€ para emissão da carta .  Foi uma carta tirada em recinto fechado .
3 sábados seguidos das 9h da manhã às 17h com uma hora de almoço.. não vou mencionar o local que pelos vistos é assim em todo o lado..

Vieram dar uma volta á estrada e o resto foi teórico e recinto privado.
Outro dos requisitos era ter de saber andar de mota  e ter equipamento de proteção próprio.
Capacete,luvas e casaco  estes 2 últimos opcional..
Opcional luvas ???!!! Já o casaco sabe Deus !!!
Escusado  será dizer que apenas um aluno chumbou , porque mandaram virar á esquerda ( passou um traço continuo e entrou numa rua de sentido proibido)...

Fiquei super maravilhado por todos os outros 11 terem passado.... Da minha pequena como já andava de mota cá pela zona até não duvidei muito que não passasse .. sempre pensei que no código se espalhasse , mas não passou , dos outros jovem não conhecia ninguém... Até aqui tudo bem...
Primeiro passeio com a criança ,ela de Piaggio nrg e eu de pcx , criança vai á minha frente e a primeira  asneira mesmo rente ao passeio ,
segunda asneira , chega a uma rotunda como não vinha niguem e vínhamos ali a cerca de 30/40 kh ...foi á velocidade que entrou ...o mal foi depois lá quase no fim para sair da rotunda ... Já não havia mais direção ( volante nem espaço ) tentou  travar foi um erro mesmo em cheio...não caiu mas os pés ainda foram ao chão...
Outra das coisas que tenho reparado imaginem assim se existir um buraco no chão , na zona onde ela vai passar , desvia se e nem olha quem lá vem.. ou seja   veio quase a  bater num carro que nos ia a ultrapassar....

Só eu sei o que tenho passado para ensinar coisas básicas que lhe  deviam ter ensinado por este valor !!!!
Agora pergnto quantos país tem a hipótese de poder andar de mota a ensinar os seus filhos ?? ( É certo comigo niguem me andou a ensinar ) eram tempos diferentes, mentalidades diferentes e nem metade deste trânsito existia ....além de ser nas motas dos amigos havia sempre alguém que já sabia ).
Eu pergunto este curso serviu para quê ?
 Além de me sacar 300€ do bolso só serviu para o estado ..não estou a ver o que a criança aprendeu com isto !!!
Tenho andando a fazer grandes voltas de paciência a 30kh a ensinar onde se deve colocar, como se faz em cruzamentos sem sinalização ,etc etc ... Ou seja para isto não pagava os 300€ eu ensinava lhe na mesma e prontos .assim como assim tenho de ensinar mesmo...
Portanto em relação a isto da carta não me admirei muito ...

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk
« Última modificação: 13 de Abril de 2022, 16:49 por Sergio-fininho »

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: estou confuso…
« Responder #8 em: 13 de Abril de 2022, 16:42 »
Ora boas a todos, há já algum tempo que tenho vontade de tirar carta de moto nem que seja só para realizar esse objetivo já que me iniciei neste mundo das scooter 125 é um dia quem sabe subir a cc scooter_
Então dirigi-me a uma escola de condução, perguntei os preços ( 410€+ 60€ para exame ) e qual o meu espanto quando o sr. me perguntou se eu sabia conduzir motos pois eles não ensinavam _pensador_ _pol_
depois de meia hora de conversa lá percebi a lógica deles, mas não deixa de ser caricato…então quem nunca andou e quer aprender como faz??? Até me disseram que se não soubesse conduzir a scooter nem me aceitavam lá…lol desta não estava à espera…o que acham disto…estranho não?? _martelada_




Não é o Companheiro que está confuso, os indivíduos dessa pseudo-Escola de Condução é que estão com as cabeças todas confundidas sobre a sua missão, portanto fuja deles...

Offline eXurion

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2020
  • Mensagens: 107
  • Marca: Sym
  • Modelo: Cruisym 300
Re: estou confuso…
« Responder #9 em: 13 de Abril de 2022, 18:34 »
...
Eu pergunto este curso serviu para quê ?
 Além de me sacar 300€ do bolso só serviu para o estado ..não estou a ver o que a criança aprendeu com isto !!!
Tenho andando a fazer grandes voltas de paciência a 30kh a ensinar onde se deve colocar, como se faz em cruzamentos sem sinalização ,etc etc ... Ou seja para isto não pagava os 300€ eu ensinava lhe na mesma e prontos .assim como assim tenho de ensinar mesmo...
Portanto em relação a isto da carta não me admirei muito ...
...

Quando tirei a carta, não sei se é assim em todos os lados, mas o meu instrutor em muitas aulas ia também com outra mota às vezes à minha frente para eu copiar e aprender, e foi algo que me ajudou bastante. Para alguém que nunca pegou numa mota é a melhor ferramenta de ensino.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: estou confuso…
« Responder #10 em: 13 de Abril de 2022, 19:01 »
Ora boas a todos, há já algum tempo que tenho vontade de tirar carta de moto nem que seja só para realizar esse objetivo já que me iniciei neste mundo das scooter 125 é um dia quem sabe subir a cc scooter_
Então dirigi-me a uma escola de condução, perguntei os preços ( 410€+ 60€ para exame ) e qual o meu espanto quando o sr. me perguntou se eu sabia conduzir motos pois eles não ensinavam _pensador_ _pol_
depois de meia hora de conversa lá percebi a lógica deles, mas não deixa de ser caricato…então quem nunca andou e quer aprender como faz??? Até me disseram que se não soubesse conduzir a scooter nem me aceitavam lá…lol desta não estava à espera…o que acham disto…estranho não?? _martelada_

Viva!
Não me espanta muito essa atitude por parte da escola de condução, e no meu entender até que jogam à defesa… é certo que comercialmente a conversa poderia ser outra, mas lá nas entrelinhas não vejo outra razão.
São pragmáticos…há que poupar o material das motos pois os crash bar são pesados e pouco estéticos em motos modernas todas janotas lá da escola de condução, não vá o instruendo deixa-la tombar.

Vamos lá por partes.
Se for o caso de o candidato à carta A, a deslimitada, é bom que haja alguma experiência prévia na condução de um motociclo nem que seja numa cinquentinha ou mesmo numa 125cc com a carta de ligeiros, parece que é uma questão de bom senso e ao mesmo tempo um garante de alguma confiança em nós próprios.

Um exame de código que qualquer um aprova sem dificuldade, não determina  e qualifica “destreza mental e física “ para enfrentar aulas e exame de condução numa 500cc que pesam sempre bem acima dos 170 Kg e  com caixa de velocidades e embraiagem manual nem sempre nas melhores condições.
Quem não se recorda dos temíveis  “oitos” ?  Tempo e treino são fundamentais....

A carta A é apenas mais um “passo”, para o admirável mundo das “outras” motos…
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: estou confuso…
« Responder #11 em: 13 de Abril de 2022, 19:16 »
Se é uma escola, é para ensinar, agora querer cobrar um balurdio e não quererem desgastar Material e gasolina,assim qualquer um de nós abria uma escola,era só receber 400 patacas de cada e a coisa ia de vento em popa...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: estou confuso…
« Responder #12 em: 14 de Abril de 2022, 00:26 »
Recomendo que use o livro de reclamações da escola e escreva lá exatamente o que lhe disseram, e envie uma cópia para o IMT
Eles têm que garantir um número mínimo de lições práticas senão nem podem propor a exame. Parece uma tentativa de fraude
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline MaisUm

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 57
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750x DCT
Re: estou confuso…
« Responder #13 em: 14 de Abril de 2022, 00:40 »
Viva!
Não me espanta muito essa atitude por parte da escola de condução, e no meu entender até que jogam à defesa… é certo que comercialmente a conversa poderia ser outra, mas lá nas entrelinhas não vejo outra razão.
São pragmáticos…há que poupar o material das motos pois os crash bar são pesados e pouco estéticos em motos modernas todas janotas lá da escola de condução, não vá o instruendo deixa-la tombar.

Vamos lá por partes.
Se for o caso de o candidato à carta A, a deslimitada, é bom que haja alguma experiência prévia na condução de um motociclo nem que seja numa cinquentinha ou mesmo numa 125cc com a carta de ligeiros, parece que é uma questão de bom senso e ao mesmo tempo um garante de alguma confiança em nós próprios.

Um exame de código que qualquer um aprova sem dificuldade, não determina  e qualifica “destreza mental e física “ para enfrentar aulas e exame de condução numa 500cc que pesam sempre bem acima dos 170 Kg e  com caixa de velocidades e embraiagem manual nem sempre nas melhores condições.
Quem não se recorda dos temíveis  “oitos” ?  Tempo e treino são fundamentais....

A carta A é apenas mais um “passo”, para o admirável mundo das “outras” motos…
Permitam-me dar uma achegas ao assunto:
O companheiro pticeman deveria exigir que lhe definissem o valor com ou sem aprendizagem para obter a carta de condução A. Ainda gostava de saber qual foi a escola cá da urbe que se atreveu a dar um argumento desses...
Claro que "seria bom" que o candidato já soubesse conduzir, mas a regra é que o não saiba fazer. Se a minha mulher, que tem carta de ligeiros, e nem de bicicleta sabe andar, mas está "habilitada a conduzir" motos até 125 cm3, quisesse tirara carta A, tal tornava-se impossível? Claro que não. Há métodos para ensinar tudo, até ser astronauta para quem nunca o foi...Eu não deixava de barato o assunto acabar por ali.
Honda NC750x DCT
Yamaha Xmax 250
Yamaha Majesty 125
Yamaha XJ600

Offline pticeman

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 25
  • Localidade: setubal
  • Marca: yamaha
  • Modelo: xmax
Re: estou confuso…
« Responder #14 em: 14 de Abril de 2022, 23:28 »
Por enquanto não me vou chatear com isso, aquela já não volto mais até porque já fui a outra bem mais barata ( 399€ tudo inc.) e nem me perguntaram se sabia conduzir, apenas que teria de fazer o teste de equilíbrio…


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: estou confuso…
« Responder #15 em: 15 de Abril de 2022, 07:05 »
Por enquanto não me vou chatear com isso, aquela já não volto mais até porque já fui a outra bem mais barata ( 399€ tudo inc.) e nem me perguntaram se sabia conduzir, apenas que teria de fazer o teste de equilíbrio…

Exato o que não faltam é opções...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018