Autor Tópico: Sobreaquecimento sym 125gts evo  (Lida 3145 vezes)

Offline blynk

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2022
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Mafra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 evo
Sobreaquecimento sym 125gts evo
« em: 11 de Março de 2022, 18:49 »
Boas, sou novo por aqui, comprei à pouco tempo, em segunda mão uma sym 125 gts evo de 2003 com 43000 kms. Para minha infelicidade tem brinde. Já a tive no mecânico mas não conseguiram ainda perceber o problema.

Basicamente,  em andamento facilmente a mota chega ao 4o traço de temperatura (o penúltimo), comigo nunca chegou ao último, mas pelo que ja li estas máquinas raramente passam do 2o em condições normais.

Alem disto aparece me liquido de refrigeracao junto ao pé esquerdo, e na uniao da carnagem junto ao joelho esquerdo, em pequenas quantidades mas aparece. Ja chegou a babar pela tampa do reservatório mas desde que colocaram o termostato nao babou mais por esta zona (porque a mota nao tinha, tinham tirado).

Ja fiz uma experiência que li aqui no forum de sem a tampa do depósito do líquido de refrigeracao ligar o motor e ver se há circulação e há de facto. Mas não é constante ou seja o nivel do depósito varia muito e o jato de agua que tras liquido de volta para o depósito é muito irregular as vezes esta normal quando se acelera aumenta o fluxo mas as vezes parece que se engasga... Isto é normal???

Qualquer palpite é bem vindo ja estou em desespero. Comprei esta scooter para ver se gostava, nunca tinha tido nenhum veiculo de duas rodas. Em 2 voltas ganhei o bichinho e ja não me vejo abdicar da sensação, mas estou a ver que qualquer dia vai com o galheiro  :'(


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #1 em: 12 de Março de 2022, 02:14 »
Boas antes de mais,convém ver se esse sistema está bem purgado, depois se estava sem válvula termostática já não é bom sinal pois podem ter retirado precisamente por estar a aquecer devido a algum problema, em relação a aparecer líquido não pode acontecer, se não tiver ar no sistema pode estar a esconder aí um problema de alguma passagem de junta de cabeça ou então bomba de água defeituosa, muitos dos problemas surgem por falta de manutenção, já procuraste algum mecânico?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #2 em: 12 de Março de 2022, 08:53 »
Bom dia . Acho melhor não andar com a máquina.. só vai estragar mais do que já está ,.
Provavelmente a juntada cabeça já foi para a sucata e daí sairá uma bela despesa..
É entregar na oficina e pedir orçamento...
Eu ia falar com o antigo dono , mesmo em particular se não houver nada escrito tem garantia .

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #3 em: 12 de Março de 2022, 09:51 »
Se a venda foi por vendedor profissional tem garantia, se foi por particular não tem. Pode-se invocar o incumprimento defeituoso mas é terreno muito movediço e raramente ganha.
Por isso pode parecer barato comprar a particular mas é um risco que se paga e não e recomendável
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #4 em: 12 de Março de 2022, 12:56 »
Eu, que não percebo nada de mecânica, seguia a orientação do Sérgio, aliás há pouco tempo tive um problema com a X10 (porca do variador solta) e resolvi-o dessa maneira. Não voltava a pô-la a trabalhar, chamava o reboque e mandava-a para uma oficina de confiança, representante da marca (Sym) e pedia orçamento.
Falar com o antigo proprietário, talvez falasse, mas com a certeza que não ia dar em nada. Se tivesse sido comprada a um stand (profissional), outro galo cantaria.




Offline blynk

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2022
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Mafra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 evo
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #5 em: 13 de Março de 2022, 01:39 »
Pois, arrependo me da compra... Devia ter comprado num stand.

De resto sim, levei logo à oficina que por acaso é representante da sym, nao conseguiram detetar nada... Viram que aquecia mas nao perceberam de onde vem o problema. Fizeram um teste de CO2 na liquido e parece que estava tudo bem nesse aspecto e alem disso nao detetaram fugas. Disseram que nao se excluia que pudesse haver algum problema na junta da cabeça mas que nao parecia muito provavel uma vez que nao havia CO2?

Eu fiz um trajecto maior e percebi que havia liquido a sair na zona por baixo da mota logo atras da zona do radiador e depois fiz o teste da bomba de agua para perceber o que se passa e nao percebo bem se o funcionamento está correto uma vez que nao é constante, parece que se "engasga"


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #6 em: 13 de Março de 2022, 13:47 »
Pois, arrependo me da compra... Devia ter comprado num stand.

De resto sim, levei logo à oficina que por acaso é representante da sym, nao conseguiram detetar nada... Viram que aquecia mas nao perceberam de onde vem o problema. Fizeram um teste de CO2 na liquido e parece que estava tudo bem nesse aspecto e alem disso nao detetaram fugas. Disseram que nao se excluia que pudesse haver algum problema na junta da cabeça mas que nao parecia muito provavel uma vez que nao havia CO2?

Eu fiz um trajecto maior e percebi que havia liquido a sair na zona por baixo da mota logo atras da zona do radiador e depois fiz o teste da bomba de agua para perceber o que se passa e nao percebo bem se o funcionamento está correto uma vez que nao é constante, parece que se "engasga"

Companheiro,se a oficina não deu conta do recado,eu mudaria de oficina..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #7 em: 13 de Março de 2022, 18:38 »
Viva companheiro
Eu seguia por um caminho mais lógico.
Ficaste com o livro de manutenção da máquina?
Se sim, o melhor caminho será ires até aos locais que lá tiverem deixado o carimbo.
Rui

Offline blynk

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2022
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Mafra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 evo
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #8 em: 14 de Março de 2022, 14:45 »
parece-me boa idea Rufido, vou tentar fazer isso

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #9 em: 23 de Março de 2022, 19:38 »
Não percebi uma coisa. A mota está a verter líquido.
A oficina não pode desmontar as carenagens essenciais e ver por onde está a perder?
Até pode ser o próprio radiador com uma fuga.

Quanto ao aquecimento, se o circuito perde líquido, pode estar a ganhar ar no circuito. Assim sendo, havendo ar no circuito, pode acontecer que o líquido não esteja a circular. Ou seja, até pode haver líquido no bloco do motor, mas como não circula ou circula pouco devido às bolsas de ar que estão no circuito, não vai ao radiador e não arrefece. Basicamente o bloco do motor tem sempre o mesmo líquido e como tal aquece rapidamente.

E isto é fácil de verificar por qualquer mecânico. Atestar o depósito de compensação, purgar o circuito, voltar a atestar se necessário. Colocar a mota a trabalhar, parada e verificar se aquece demais ou não. E ir mantendo o depósito de compensação sempre ao nível.
Se ela com o circuito purgado não aquecer então é muito provável que o aquecimento seja da não circulação de líquido.
Se mesmo com o circuito purgado ela aquece então é preciso ver se a bomba está a trabalhar bem, nomeadamente se tem as alhetas inteiras.

Uma bomba com alhetas danificadas, por muito que rode, não faz circular líquido entre o radiador e o motor.

Mas primeiro que tudo, eliminar a fuga e verificar a bomba.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Sobreaquecimento sym 125gts evo
« Responder #10 em: 23 de Março de 2022, 20:43 »
Já agora como ficou esta história?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018