Autor Tópico: Filtro óleo Xmax 300  (Lida 2897 vezes)

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Filtro óleo Xmax 300
« em: 03 de Março de 2022, 18:48 »


Juntei as 3 marcas de filtros mais  mais vendidos para a Xmax 300 para uma pequena comparação.

Conclusões
O vencedor, na minha opinião,  é o hiflofiltro.  Custa €4.90 na Motomaniacs.
Este e o K&N são exactamente  o mesmo produto,  apenas o nome muda.

Estes têm mais material de filtragem, mais dobras e mais fundas, que o da yamaha.
Além disso, os hiflo/K&N têm os orificios internos de maior diâmetro. Isto tudo somado, faz, imagino eu, o óleo frio circular melhor no arranque e com menos esforço a quente.
Todos afirmam eficácia>99%

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Filtro óleo Xmax 300
« Responder #1 em: 03 de Março de 2022, 22:10 »
Os hiflo costumam ser muito bons, geralmente consigo encontrar os da filtron que são mais baratos. Filtros da marca só para clientes "pincuinhas".  _lool_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Filtro óleo Xmax 300
« Responder #2 em: 03 de Março de 2022, 22:22 »
Na Cruisym,o filtro de ar também uso hiflofiltro e estou bastante satisfeito, além do mais custa menos de metade que o de origem...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1284
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: Filtro óleo Xmax 300
« Responder #3 em: 04 de Março de 2022, 13:23 »
Na minha montada só uso filtro de ar e óleo da marca  Hiflofiltro  _pol_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Filtro óleo Xmax 300
« Responder #4 em: 05 de Março de 2022, 22:11 »


Juntei as 3 marcas de filtros mais  mais vendidos para a Xmax 300 para uma pequena comparação.

Conclusões
O vencedor, na minha opinião,  é o hiflofiltro.  Custa €4.90 na Motomaniacs.
Este e o K&N são exactamente  o mesmo produto,  apenas o nome muda.

Estes têm mais material de filtragem, mais dobras e mais fundas, que o da yamaha.
Além disso, os hiflo/K&N têm os orificios internos de maior diâmetro. Isto tudo somado, faz, imagino eu, o óleo frio circular melhor no arranque e com menos esforço a quente.
Todos afirmam eficácia>99%
Não querendo desmentir nada nem ninguém,onde está o teste ao original? Os números?
É que não foi isso que aprendi,na marca....

Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Filtro óleo Xmax 300
« Responder #5 em: 06 de Março de 2022, 21:45 »
O que já reparei nos carros é que nem todos os filtros de óleo têm válvula de excesso de pressão, que serve para quando há uma anomalia por entupimento do filtro não há falta de lubrificação no motor embora o óleo passe sem ser filtrado.

o filtro todo desmontado:



outra a identificar os componentes do filtro:
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Filtro óleo Xmax 300
« Responder #6 em: 07 de Março de 2022, 12:23 »
Existe um standard (claro!) para  certificação de filtros de óleo, o ISO 4548.
Nenhum filtro de oleo pode ser posto à venda sem passar este standard.
No entanto, sem especificar as condições  reais do teste, os fabricantes podem dizer o numero que querem no que diz respeito à eficácia do filtro uma vez que esta varia de forma directamente proporcional ao tamanho das partículas que retém.
O filtra da Xmax é 100% eficaz  contra berlindes...

No entanto, ao comparar o filtro hiflo ao da yamaha, temos melhor material de filtragem,  fibra de vidro vs celulose, e uma area de filtragem superior.
Isto traduz-se  numa filtragem mais consistente, maior capacidade de acumulação  de partículas e menor resistência à passagem de óleo.
A Hiflofiltro é que faz os filtros da BMW, Peugeot, Ford, Toyota, Mazda, Suzuki, Nissan, entre outros.

Parece-me uma aposta segura por €4.90.
Agora, claro, a paz de espírito nao tem preço e quem se sente mais confortável  com o filtro original já sabe.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Filtro óleo Xmax 300
« Responder #7 em: 07 de Março de 2022, 21:44 »
Uma comparação de filtros e quantificar qual o melhor ou pior não deve ser uma tarefa muito fácil.

Agora que um filtro HiFlo é imbatível na relação qualidade preço, parece-me que não há muitas dúvidas, e nem vale a pena pedir um original que é sempre mais caro ( por norma)

A Yamaha e outras marcas não fazem filtros de óleo. Limitam-se a contratar um fabricante OEM, e siga para produção dos mesmos, cuja qualidade e fiabilidade tem de ser irrepreensível, sob pena de arrebentar um motor caso o filtro falhe na sua função.

A BMW usa filtros da MANN,e a Toyota compra à DENSO. Desconhecia a ligação da Hiflo com o mundo automóvel.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Elizeu

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 52
  • Localidade: Jundiaí - São Paulo - Brasil
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 250
Re: Filtro óleo Xmax 300
« Responder #8 em: 30 de Agosto de 2022, 23:47 »
De fato, os "fabricantes" de motos atualmente são montadoras. Produzem parte das motos mas compram componentes  de vários fornecedores, estre eles os filtros de óleo, que são fabricados atendendo especificações das montadoras. Durante a garantia somos forçados a usar os filtros originais, mas depois podemos procurar marcas alternativas. Por aqui os mais conhecidos são Fram, Mann, KN, etc. Mas já existem falsificações.