Autor Tópico: Substituir Roletes  (Lida 2736 vezes)

Offline rcsf

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 31
  • Localidade: Maia
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza
Substituir Roletes
« em: 20 de Fevereiro de 2022, 11:48 »
Boas.
Tenho uma Forza 125 que comprei em 2016, está toda original e neste momento já lhe meti 140.000km.
Está na altura de substituir, mais uma vez, os roletes. No entanto, porque o propósito de uso mudou pois agora é só mesmo para uso em cidade, gostava de substituir os roletes por uns em que a mota ficasse com arranque mais leve e também menor consumo. Não me interessa a velocidade de ponta pois neste momento ela está a dar 115 e chega e sobra, quando tem tudo novo vai aos 130.
Agradeço as dicas.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Substituir Roletes
« Responder #1 em: 20 de Fevereiro de 2022, 12:30 »
Boas companheiro penso que com uns dr pulley consegues o que pretendes.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Substituir Roletes
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro de 2022, 14:29 »
Penso que referes substituir todo o kit de transmissão...
Eu pessoalmente depois de anos a inventar e mais recentemente a testar,prefiro tudo original, pois é onde se obtém o melhor equilíbrio
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Substituir Roletes
« Responder #3 em: 20 de Fevereiro de 2022, 20:54 »
Penso que referes substituir todo o kit de transmissão...
Eu pessoalmente depois de anos a inventar e mais recentemente a testar,prefiro tudo original, pois é onde se obtém o melhor equilíbrio

Também sou dessa opinião , desde que esteja tudo em condições original é o melhor caminho...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Substituir Roletes
« Responder #4 em: 21 de Fevereiro de 2022, 09:00 »
Eu também uso sempre o mais original possivel .. no entanto vai encontrar muita discórdia á cerca de que pesos usar.. nesse caso eu usaria os pesos originais ..

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk


Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Substituir Roletes
« Responder #5 em: 21 de Fevereiro de 2022, 13:21 »
Saúde!
rcsf, tem razão, para ficar com mais aceleração nas velocidades mais baixas, há que retirar algum peso aos roletes. Mas com parcimónia.
Mas, antes de tudo, o companheiro tem de saber qual a medida e peso dos roletes que vêm na sua scooter.


Sendo que a escolha dos pesos dos roletes pelas marcas tem como objectivo encontrar um equilíbrio que resulte num bom desempenho geral da máquina, é possível adaptar este ao gosto e cada um. Até corrigir alguns "erros de casting" das marcas no que aos pesos diz respeito...
O equilíbrio obtém-se ao não exagerar, ser gradual se anda a fazer experiências, e nunca esquecer a máquina que temos.

Já que falaram aqui nos "Dr. Pulley", se bem me lembro eles aconselham a não se mexer em mais do que 5 por cento do peso original... estive à procura no "site" deles para confirmar esta percentagem mas não encontrei... mas encontrei um conjunto de boas dicas sobre o tema, partilho:
https://drpulley.co/how-to-choose-the-right-weight-for-roller-weights/
(em Inglês)

Os roletes desta marca são bem mais caros do que aqueles que trará a sua scooter....
Poderá fazer a experiência de forma mais barata: tratando-se de uma Honda os roletes poderão ser da "Bando", especulo...
Como disse atrás, é saber o peso original e tirar-lhe não mais que duas gramas - se houver com menos uma grama, melhor.

[Editado]

Talvez possa ajudar:

Os de origem serão estes... [22123-K40-F00 - é a referência da Honda]
https://www.forza125shop.com/fr/moteur/123-jeu-de-galets-d-origine-v1.html
Infelizmente, não diz a medida e o peso.

Aqui, aparece a medida, 20x17mm ["Fits Honda Forza 125 2015"] e vários pesos... qual é o de origem?
https://www.motor-x.com/variator-rollers-20x17mm-top-racing-different-weights,p.html

Dá para ver que são roletes leves, o que sugere que ainda se deve ter mais  cuidado e não escolher grandes diferenças em relação ao peso original.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2022, 15:10 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Elizeu

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 52
  • Localidade: Jundiaí - São Paulo - Brasil
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 250
Re: Substituir Roletes
« Responder #6 em: 30 de Agosto de 2022, 23:54 »
Se o problema é unicamente reduzir o peso em poucas gramas e  os originais são muito mais baratos, há a possibilidade de reduzir o peso retirando material com uma broca e furadeira na parede lateral, onde não há contato.