Autor Tópico: Circular nas bermas  (Lida 22053 vezes)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Circular nas bermas
« em: 20 de Outubro de 2010, 11:56 »
Já por várias vezes aqui foi abordada a questão da circulação nas bermas, mas não encontro tópico específico sobre o assunto, pelo que por uma questão de arrumação resolvi abrir este para todos podermos partilhar experiências e informações.

Eu como já tenho dito, raramente uso a berma. Não me sinto confortável a circular na berma por diversas razões, nomeadamente a sujidade e restos de carros que vão por lá ficando, a irregularidade do piso na maioria das bermas, e sobretudo a falta de fuga em caso de necessidade. Também acho que temos tendência a andar depressa de mais quando circulamos na berma, porque esta dá uma falsa sensação de segurança, ao contrário de quando andamos no meio dos carros que nos obriga a andar mais atentos, mais devagar e com os sentidos todos em "stand by"

Por outro lado, circular na berma é proibido, e fácil de apanhar, porque de vez em quando há  _policia_ á caça, e não temos fuga  _corado_

Esta semana parece aliás que o IC19 anda na mira, pois hoje lá estavam juntinho á saída para a N117, onde são difíceis de ver e de onde ninguém que venha a circular na berma tem forma de escapar  _Zang_

dcaldinhas

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #1 em: 20 de Outubro de 2010, 12:26 »
Faço a A2 do Fogueteiro para Lisboa, e quando apanho fila vou para a berma. É uma bema larga e com boa visibilidade (vemos bem quando estão os srs  _policia_ ) e sem saídas ou entradas. Tem realmente alguma sujidade...

Na minha opinião é o local mais seguro, desde que se circule sem excessos (o que não acontece muitas vezes, pelos que passam por mim... _polb_ _polb_)

Mas é a única berma que faço, as da A5 não me dão segurança. Muitas entradas e saídas...

Por isso digo: há bermas e bermas...

ace9391

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #2 em: 20 de Outubro de 2010, 13:04 »
Só faço bermas na A5 em caso de fila.
Acho mais seguro do que andar no meio dos enlatados. Tendo as devidas precauções nas entradas e saidas.

Por vezes encontro os srs _policia_ e até agora ainda não me chatearam  _pol_ _pol_.

topoman

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #3 em: 20 de Outubro de 2010, 13:11 »
Boas, eu por acaso não acho muita piada às bermas... só ando nestas em casos muito específicos: A1 entre S.João e a ponte do Trancão e o Eixo-NS até à entrada da Calçada de Carriche.... tudo o resto ando sempre entre os carros, e em casos de 3 faixas sempre entre a do meio e a da esquerda...

Cump,

neves

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #4 em: 20 de Outubro de 2010, 13:25 »
Boas!

Eu comecei por circular na berma, na A2, e até houve alturas em que passei pelos GNR's, uma vez até fui um bom bocado atrás de um carro patrulha.. até que pensei que seria melhor sair dali antes que eles se lembrassem  _Rolley_

Mas após ver um post (já não sei se aqui ou no F125cc) de alguém que foi multado e ficou um bom tempo com a carta apreendida, deixei de andar na berma. Concordo que seja mais perigoso andar no meio dos enlatados, mas é como a Cristina disse: vamos mais atentos e não temos tendência a andar depressa demais.

Esta semana, no acesso à Ponte 25 de Abril, de quem vem do Eixo N-S, apanhei por 2 vezes a polícia parada na berma a "conversar" com motociclistas... por isso prefiro ir mais devagar no meio dos carros, mas sem arriscar uma multa.

Cumps e boas curvas (longe da  _policia__convivio_

ziba

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #5 em: 20 de Outubro de 2010, 16:35 »
No meu caso, que faço diariamente o caminho entre a Amadora e a Expo e vice-versa (IC16) tanto circulo nas bermas como no meio dos carros. É conforme as situações com que me vou deparando. Quando faço o caminho pela 2ª Circular é que venho sempre sempre no meio dos carros pois não existe espaço para bermas. Com trânsito, seja no meio ou nas bermas venho sempre com muita atenção e sem grandes velocidades, pois nunca se sabe o que podemos encontrar mais adiante.

Saudações!

Luís

Luis Ribeiro

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #6 em: 20 de Outubro de 2010, 17:30 »
Olá a todos. Para quem tem poucos kms de Maxi, a berma é mais segura _Rolley_, (acho eu). Mas a multa a cada curva é sempre uma possibilidade.

tb acho , que com o que se paga em impostos, o estado devia mandar arranjar as bermas, para as motas não se estragarem _lool_ _lool_ _lool_ _lool_

Abraços

Luís

Offline fozzie

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Varge-Mondar / Albarraque
  • Nº 12
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 Evo
Re: Circular nas bermas
« Responder #7 em: 20 de Outubro de 2010, 17:57 »

No meu percurso diaria tenho tendencia a utilizar ambas as zonas:

1º - Na IC19, logo que entro, em Paiões, se tem transito venho pela berma mas só até à entrada para Massama, onde passo para o meio dos enlatados;
2º  - Na IC19 após Massamá sigo sempre pelo meio dos enlatados até junto do Estado Maior da Força Aerea;
3º-  a partir do EMFA, vou pela berma mas muito atento á Policia que pode estar junto á entrada dos que vêm da CRIL - se eles l
a estão, passo logo para o meio dos enlatados, se não sigo pela berma até mesmo a essa entrada
4º depois depende, se o fluxo de transito é muito de quem vem da CRIL tento passar para o meio dos enlatados pois logo a seguir fica mais facil sair para a Radial, se não sigo na berma.
... depois é sempre pelo meio dos enlatados.

Eu partilho a mesma opinião da Cristina -  a berma dá uma falsa sensação de segurança, pois os enlatados quando querem sair, e como logo ao lado é uma berma, não olham pelos espelhos (pois não deveria de ter qualquer transito por ai) e entram sem qualque preparação ou aviso... e depois não há como escapar!
Não basta ver que um jardim é belo, sem ter de acreditar que lá no fundo também esconde fadas?

VitorBurgman

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #8 em: 13 de Novembro de 2010, 20:22 »
Boas. Deixo aqui o meu contributo. Pois é, fui um dos tais que já levou uma ferroada - multa -  _policia_ e nem sequer vi os gajos - na A5. Circulo na IC 19 diariamente e da maneira que muitos enlatados saltam de faixa, é de facto mais perigoso andar no meio dos carros em certas alturas. Por outro lado, quando existem saídas, as bermas também podem ser perigosas, pois alguns lembram-se à ultima da hora de sair e sem olhar ou sinais. Mas sigo os princípios que alguns amigos já expressaram. Depende! Ora entre os carros, ora pela berma. Pela berma, além do maior perigo de acidente em determinado troço, quando possa haver polícia passo para o meio dos carros. Não sei quando abre a época da caça... à multa.

smassa

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #9 em: 13 de Novembro de 2010, 20:57 »
Pois é, eu tb faço a A2 pela berma, sentido S/N, de manhã com o transito é o melhor.
Faço com cuidado claro.
ando há 13 anos de mota e andar no meio dos carro é realmente + perigoso. De x em quando 1 lembra-se de mudar de faixa, n assinala a manobra e...  :-?
Já vi tanta coisa...
Inadmissível é andarem no BUS. NÃO FAÇAM ISSO. Contra-ordenação mt grave!! Tipo os continuos bem mas esses... _corado_ no coments...

Todo o cuidado é pouco!

Quando n há trânsito... já é diferente.
 _pol_
« Última modificação: 13 de Novembro de 2010, 20:58 por smassa »

Helder Canarias

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #10 em: 13 de Novembro de 2010, 22:25 »
Eu costumo usar a berma do IC20 sentido Costa - Almada, mas deixo aqui o aviso que com a repavimentação ficou uma berma com bastante altura _polb_, na passada sexta-feira lá ia eu a fazer-me a berma e tive que fugir para o meio dos enlados, não sei se vai ficar assim definitivo ou se vai voltar a altura do alcatrão, até lá cuidado.

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #11 em: 13 de Novembro de 2010, 23:58 »
Eu nunca... mas nunca (!) vou pela berma  _policia_
Para além de achar que posso levar uma "martelada" dos nossos agentes de autoridade, acho que vou mais seguro entre os enlatados. Com maior ou menor dificuldade lá vamos passando pelo meio, enquanto que na berma se encontra de tudo (vidros, peças, animais mortos, etc, etc....) e daí a estar a "cumprimentar" o asfalto é um tirinho....

Sempre que vou pelo meio dos enlatados, vou sempre bem visivel e antecipar todos os movimentos do meio que me rodeia.... com atençao triplicada  _anjo_

Sinceramente, não me sinto mesmo nada seguro na berma   _polb_

 _convivio_ _convivio_

Offline paulo valido

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Amora
  • Marca: EU-R
  • Modelo: MAG 125
Re: Circular nas bermas
« Responder #12 em: 14 de Novembro de 2010, 00:38 »
Se quizermos encontrar um buraco na estrada é concertesa na berma que o encontramos  _polb_.
Na estrada, por vezes, só tampas mais altas

marcochpbloco

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #13 em: 14 de Novembro de 2010, 16:13 »
Antes que aconteça...  _rir_   Qual a penalização por andar na berma e na faixa de BUS??
« Última modificação: 14 de Novembro de 2010, 16:18 por marcochpbloco »

lferro

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #14 em: 14 de Novembro de 2010, 18:09 »
Boas. Deixo aqui o meu contributo. Pois é, fui um dos tais que já levou uma ferroada - multa -  _policia_ e nem sequer vi os gajos - na A5. Circulo na IC 19 diariamente e da maneira que muitos enlatados saltam de faixa, é de facto mais perigoso andar no meio dos carros em certas alturas. Por outro lado, quando existem saídas, as bermas também podem ser perigosas, pois alguns lembram-se à ultima da hora de sair e sem olhar ou sinais. Mas sigo os princípios que alguns amigos já expressaram. Depende! Ora entre os carros, ora pela berma. Pela berma, além do maior perigo de acidente em determinado troço, quando possa haver polícia passo para o meio dos carros. Não sei quando abre a época da caça... à multa.

Eu como circulo todos os dias na A5 e conforme já disse noutra ocasião de manhã com o transito venho sempre pela berma porque são largas e me dá mais segurança, mas é verdade que temos tendência a andar um pouco mais depressa, mas ai depende do bom senso de cada um, eu já tive razias de outro pessoal de mota a circular pela berma dos quais já apanhei alguns cagaços, mas é deixa-los ir.
Relativamente á  _policia_ tenho tido sorte o que faço é deixar ir outros motards á frente para ver se eles entram novamente na faixa ou continuam na berma, já me safei algumas vezes assim, eles não perdoam eu já vi mtas motas a serem multadas.
Na A5 no troço que faço (Oeiras-Lisboa) normalmente estão depois da Estação de Serviço de Oeiras antes da saida para Caxias escondidos na curva, quem vem cá de cima nem os vê só quando chega lá abaixo. O que eles querem é os enlatados que querem sair para Caxias e vão pela berma desde a Estação de Serviço. Depois a malta de mota lá é apanhada na multa tb.
No sentido Lisboa-Oeiras com transito ainda não os apanhei na berma, sorte talvez.

Mas dá multa e muito grave.

Uma Abraço

Luis Ferro

« Última modificação: 14 de Novembro de 2010, 18:13 por lferro »

keko

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #15 em: 05 de Junho de 2012, 05:48 »
Olá a todos1!
Ontem excepcionalmente fui de carro trabalhar, entre Coina e o cruzamento de Paio Pires havia fila ,mas sempre a andar na ordem dos 40 km hora, com muito espaço entre faixas para as motos ultrepassarem pelo centro da via, qual o meu espanto  :-? quando de repente e a alta velocidade passa pela minha direita uma scooter sym preta a razar todos os enlatados pela direita  _thumbdown_ e em esses, não lhe dei um toque por muito pouco, >:(
E o pior é que tinha o autoclante do CPM  :-\
Com este tipo de comportamento não !!!
Desculpem o desabafo.

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Circular nas bermas
« Responder #16 em: 05 de Junho de 2012, 08:32 »
E nem tinha necessidade de certeza porque eu faço essa estrada todos os dias e os carros até facilitam a passagem das maxis pela esquerda em ambos os sentidos.

Curiosamente hoje também vi uma PCX a ultrassar pela direita (berma) enquanto eu seguia o meu percurso normal, tendo inclusive ultrapassado um enlatado ao mesmo tempo que eu (um por cada lado) e na altura até pensei  _pensador_ se o sr do Ibiza se assusta com a ultrapassagem pela direita quem vai sao chão sou eu  :-?
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #17 em: 05 de Junho de 2012, 12:00 »
Curiosamente hoje também vi uma PCX a ultrassar pela direita (berma) enquanto eu seguia o meu percurso normal, tendo inclusive ultrapassado um enlatado ao mesmo tempo que eu (um por cada lado) e na altura até pensei  _pensador_ se o sr do Ibiza se assusta com a ultrapassagem pela direita quem vai sao chão sou eu  :-?

Pois...eu costumo ir sempre atento a esse pormenor, se vem alguém a ultrapassar o mesmo carro pela direita pela mesma razão , basta um pequeno susto para o enlatado se desviar e dar um toque que me leve a "beijar" o alcatrão.

Já foi por aqui falado a falta de bons comportamentos por alguns companheiros de duas rodas, e o que tenho visto é um crescer desses comportamentos pouco desejáveis quer pelo perigo em que nos colocam também quer pela antipatia que podem fazer crescer por nós por parte dos enlatados.
Ainda hoje no eixo norte sul, vinha um companheiro numa  scooter_ atrás de mim, ainda ultrapassei uns quantos com ele atrás, alguns deles desviando-se simpaticamente ao que sempre que possível levantava a minha mão esquerda a agradecer olhando de seguida para tras para ver o que o companheiro que cada vez mais me cheirava a aventureiro fazia, nem uma única vez o vi a agradecer. Convém aqui dizer nesta parte , que não tendo eu hábitos de arriscar entre os enlatados e apesar de me sentir já bem a vontade entre os mesmos, tenho sempre bastante cautela, e hoje não foi excepção, e como os companheiros enlatados até estavam a colaborar dava para aumentar o andamento com segurança , coisa que reparei que quem me seguia não conseguia acompanhar, o que me parecia ser por falta de alguma experiencia, no entanto isso não o impediu de mais coisa menos coisa quando eu prudentemente abrandei um pouco mantendo uma velocidade razoável, eis que o artista tal como eu já estava a espera acelera à maluca e me faz uma tangente pela direita, por sorte e prudência eu não acelerei pois caso contrário não cabiamos os dois entre os dois enlatados.
É este tipo de "aventureiros" que me parece que têm aparecido cada vez mais na estrada em duas rodas infelizmente.
Mais a frente já em estrada livre fui ultrapassa-lo com naturalidade na minha velocidade normal......tanta pressa dele, tanto arriscou...para que???
Obs: Não tomei atenção ao modelo da scooter, apenas que seria uma 125 e mais pequena que a minha.

Boas Curvas............ scooter_ scooter_ scooter_

Burras

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #18 em: 05 de Junho de 2012, 12:34 »
Boas,

Eu normalmente uso a berma na A2, normalmente a fila começa muito cedo (baixa de Corroios) e sinceramente, apesar da berma ter alguns saltinhos e por vezes peças de carros, sinto-me bem mais seguro em usar a berma do que ir pelo meio dos entalados (normalmente só vou pelo meio dos entalados na 2ª circular e já apanhei alguns sustos  _pensador_).

Até ao momento não tive qualquer problema com a  _policia_ já tendo passado várias vezes por carros da GNR parados na berma e inclusivamente ter andando uns bons minutos atrás de um.

Em relação à velocidade... assumo que por vezes me estico um pouco  _corado_

Em suma, em caso de filas acho que a berma acaba por ser a solução mais segura para nós  _pol_

Boas curvas  scooter_

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Circular nas bermas
« Responder #19 em: 05 de Junho de 2012, 13:15 »
@Burras

Concordo contigo quanto à A2, assim que começa o transito parado eu também me "atiro" para a berma (reduzindo um pouco a velocidade), mas em estrada nacional, NUNCA vou pela berma (mesmo na aproximação a rotundas) vou SEMPRE junto ao eixo da via e vou ultrapassando pela esquerda normalmente.

Conheço alguém que já atropelou um peão (que ficou em muito mau estado) numa berma precisamente por fazer uma curva (por acaso de carro) toda pela berma. Do mesmo modo que podemos apanhar um peão, apanhamos um carro ou camião avariado/parado.
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Circular nas bermas
« Responder #20 em: 05 de Junho de 2012, 13:29 »
Ontem a meio da tarde o IC 19m estava tão entupido, que não consegui passar para a faixa da esquerda onde costumo circular, e lá fiz alguns km na berma. Foi só até o 1º susto, com um enlatado que reolveu saltar para a berma, talvez para atender o telemóvel  _pensador_  mas nem me viu, e só consegui evitar o embate porque ia mesmo muito devagar.

Burras

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #21 em: 05 de Junho de 2012, 14:16 »
@Burras

Concordo contigo quanto à A2, assim que começa o transito parado eu também me "atiro" para a berma (reduzindo um pouco a velocidade), mas em estrada nacional, NUNCA vou pela berma (mesmo na aproximação a rotundas) vou SEMPRE junto ao eixo da via e vou ultrapassando pela esquerda normalmente.

Conheço alguém que já atropelou um peão (que ficou em muito mau estado) numa berma precisamente por fazer uma curva (por acaso de carro) toda pela berma. Do mesmo modo que podemos apanhar um peão, apanhamos um carro ou camião avariado/parado.

Exacto, pelas estradas nacionais faço exactamente o mesmo... Este fim de semana fiz isso de Setúbal ao Seixal sempre pela nacional  _lool_

Cumps.

seringas

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #22 em: 06 de Julho de 2012, 13:11 »
@Burras

Concordo contigo quanto à A2, assim que começa o transito parado eu também me "atiro" para a berma (reduzindo um pouco a velocidade), mas em estrada nacional, NUNCA vou pela berma (mesmo na aproximação a rotundas) vou SEMPRE junto ao eixo da via e vou ultrapassando pela esquerda normalmente.

Conheço alguém que já atropelou um peão (que ficou em muito mau estado) numa berma precisamente por fazer uma curva (por acaso de carro) toda pela berma. Do mesmo modo que podemos apanhar um peão, apanhamos um carro ou camião avariado/parado.

Já somos 2

bitolas

  • Visitante
Re: Circular nas bermas
« Responder #23 em: 08 de Março de 2017, 19:16 »
Boas. Venho desenterrar este tópico pelo motivo das bermas e das coimas  _Zang_
Recebi em casa uma coima sem foto, pois fui "apanhado" a circular na berma da A5.
Não me mandaram parar, nem aparece foto na coima, pois parece que foi o carro da polícia que conseguiu verificar a matricula.
Será que existe fotografia para comprovar a infração?
Consigo safar-me dela se fizer alguma coisa?
O que acham...
Cumps

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Circular nas bermas
« Responder #24 em: 08 de Março de 2017, 19:37 »
A foto confirma a velocidade por meios electrónicos porque o olho humano não tem precisão para tal. Certificar a circulação na berma não carece de meios electrónicos, só presença de autoridade. Salvo erro circular na berma são -4 pontos, por isso só faço autoestrada entre a penúltima e a última fila à esquerda, quando os carros estão parados ou em circulação lenta
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"