Autor Tópico: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??  (Lida 2716 vezes)

marmitas

  • Visitante
Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« em: 23 de Novembro de 2021, 20:15 »
Boas companheiros,

Tenho uma Deauville e adoro a mota. Foi a minha companheira de viagens diariamente desde há uns 10 anos. Mas deixei de trabalhar este ano e o meu uso de mota vai passar a ser as minhas votas na zona da Caparica e viagens ocasionais com a minha mulher.
O uso com pendura será 2 dias por semana para a cidade e depois viagens em auto-estrada.
Por isso quero trocar a Deauville por uma maxi scooter. A minha cara metade nunca se adaptou a ser pendura na Deauville e recorda sempre os meus tempos de scooter, uma daelim 125 .

É aqui que preciso da vossa ajuda.
Primeira duvida, 600cc ou 400cc? Estou mais inclinado para uma 400cc pela relação consumo/andamento que me parece equilibrada.
Segunda duvida, a marca/modelo. Silver Wing, Burgman ou Majesty.
A minha preferida é a Silver Wing, a que mais encontro disponível e pelos valores que pretendo é a Burgman e a ~majesty parece-me talvez a mais equilibrada em termos de facilidade na cidade e conforto em estrada.
Mas isto são suposições, nunca conduzi nenhuma.
Os valores que pretendo são baixos, pelo que as motas que tenho visto são a maior parte entre 2000 a 2005, com km`que variam entre os 30.000 e os 80.000km.
A minha Deauville é de 1999 e tem 90.000km, por isso a idade e os km`s não me chocam.

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« Responder #1 em: 23 de Novembro de 2021, 20:56 »
Boas companheiro, a Silverwing será a mais suave de todas por ser bicilindrico, o som de escape é bastante porreiro, o que posso dizer mal é da suspensão da frente que é muito mole e que tem de se trocar molas e óleo para ficar mesmo bom e tambem da travagem que só tem um disco na frente e é insuficiente em caso de urgência. O consumo tambem pode ser mais elevado que nas outras 2.

São todas bastante fiáveis mas dessas 3 ia para a Majesty, a ultima versão com restyling.



Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

marmitas

  • Visitante
Re: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« Responder #2 em: 25 de Novembro de 2021, 11:16 »
Cada vez mais estou precisamente a pender para a Majesty 400.
Obrigado  _pol_

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« Responder #3 em: 25 de Novembro de 2021, 18:25 »
Boas,

tive uma Honda SW-T400, fiz quase 50.000 km e posso afirmar que tem um dos melhores motores que a Honda alguma fez.
Ela é pesada mas muito confortável para a pendura.
Troquei para uma XMax300 mas a minha mulher fala com saudades da Honda.
Além de um encosto lombar tanto para o condutor como para o pendura tem pezeiras retráteis, coisa que nem a Burgman nem a Majesty têm.
Isto proporciona uma posição sentada com as pernas mais dobradas e mais relaxante enquanto as plataformas fixas da Suzuki e da Yamaha obrigam a pendura a ter as pernas mais esticadas e em tensão.

Espero ter ajudado (ou baralhado  _lol_) na escolha.
 _convivio_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

marmitas

  • Visitante
Re: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« Responder #4 em: 26 de Novembro de 2021, 18:47 »
Baralhaste decididamente  ;D
Já que o grande objectivo de vender a minha querida Deauville é proporcionar conforto e vontade de andar á minha Maria, decididamente esse factor é mesmo a ter em conta.
Obrigado
Boas,

tive uma Honda SW-T400, fiz quase 50.000 km e posso afirmar que tem um dos melhores motores que a Honda alguma fez.
Ela é pesada mas muito confortável para a pendura.
Troquei para uma XMax300 mas a minha mulher fala com saudades da Honda.
Além de um encosto lombar tanto para o condutor como para o pendura tem pezeiras retráteis, coisa que nem a Burgman nem a Majesty têm.
Isto proporciona uma posição sentada com as pernas mais dobradas e mais relaxante enquanto as plataformas fixas da Suzuki e da Yamaha obrigam a pendura a ter as pernas mais esticadas e em tensão.

Espero ter ajudado (ou baralhado  _lol_) na escolha.
 _convivio_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« Responder #5 em: 26 de Novembro de 2021, 20:55 »
Curiosamente apesar de nunca ter experimentado, tinha ideia que a Deauville era muito generosa para pendura pelo menos as duas que vejo ao pé de mim parecem bem largas.
Será pela altura?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline LuiZ

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2018
  • Mensagens: 64
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 2019 SE
Re: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« Responder #6 em: 27 de Novembro de 2021, 11:22 »
A Swt 400 ou 600 devem ser as scooters mais confortáveis.

Enviado do meu SM-A525F através do Tapatalk

Honda X-ADV 2019 SE: 20.000kms

marmitas

  • Visitante
Re: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« Responder #7 em: 27 de Novembro de 2021, 21:37 »
Curiosamente apesar de nunca ter experimentado, tinha ideia que a Deauville era muito generosa para pendura pelo menos as duas que vejo ao pé de mim parecem bem largas.
Será pela altura?

Eu acho que é confortável, mas não tanto como numa scooter. E depois é o tipo de condução que acabamos por ter numa mota com mudanças e com o peso e altura da deauville.
Nunca sentiu a confiança necessária par desfrutar. Na volta e pensando mais obre o tema pode ser defeito meu e do punho mais esticado  _pol_

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« Responder #8 em: 28 de Novembro de 2021, 12:59 »
É diferente, uma scooter é sempre mais suave para ambos os utilizadores, a nível de suspensão moto convencional ou scooter, geralmente a scooter tem suspensões piores que motos e isso vem do projeto da moto ser + caro ou + barato, o banco da scooter ajuda a aumentar o conforto, mas, a roda mais pequena vai prejudicar em estradas em mau estado.

No meu caso a minha scooter ficou bem melhor em conforto depois de trocar a suspensão traseira.

Como utilizador de silverwing 600, é mais confortável que a Kymco que tenho agora, o que se perde na Honda é a frente que é muito pouco precisa devido a ser muito macia como referi mais acima.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Duma Deauville para uma Maxi... Qual??
« Responder #9 em: 28 de Novembro de 2021, 17:08 »
As SW parecem as indicadas..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018